Deíticos pessoais: aquisição e domínio da colocação pronominal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/10293 |
Resumo: | Os pronomes clíticos, dadas as suas características enquanto termos deíticos, apresentam-se como uma das aquisições mais complexas no desenvolvimento do português europeu. O presente trabalho teve como objetivo principal avaliar a capacidade de colocação dos pronomes clíticos de crianças na transição do 1º para o 2º Ciclo do Ensino Básico. Especificamente foram comparados os desempenhos na colocação pronominal nas posições de ênclise e de próclise e na colocação de clíticos dativos e acusativos. Foi ainda analisada a eficiência dos proclisadores enquanto palavras cuja presença induz o padrão de colocação proclítico. Para tal, foram aplicadas provas escritas de produção elicitada a 54 crianças, 26 das quais frequentavam o 4º ano e as restantes 28 o 5º ano de escolaridade. Os resultados obtidos revelam que, contrariamente ao referido por alguma literatura, as crianças avaliadas efetuam corretamente a colocação pronominal, apresentando valores elevados de respostas corretas para a colocação em ênclise e em próclise. Ambos os grupos (4º ano e 5º ano) apresentaram um melhor desempenho na colocação enclítica. Apenas no grupo do 5º ano se registam diferenças significativas ao nível da colocação dos clíticos dativos em comparação com os acusativos. Relativamente aos proclisadores avaliados não se observaram diferenças significativas na capacidade de indução da posição proclítica. |
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Os pronomes clíticos, dadas as suas características enquanto termos deíticos, apresentam-se como uma das aquisições mais complexas no desenvolvimento do português europeu. O presente trabalho teve como objetivo principal avaliar a capacidade de colocação dos pronomes clíticos de crianças na transição do 1º para o 2º Ciclo do Ensino Básico. Especificamente foram comparados os desempenhos na colocação pronominal nas posições de ênclise e de próclise e na colocação de clíticos dativos e acusativos. Foi ainda analisada a eficiência dos proclisadores enquanto palavras cuja presença induz o padrão de colocação proclítico. Para tal, foram aplicadas provas escritas de produção elicitada a 54 crianças, 26 das quais frequentavam o 4º ano e as restantes 28 o 5º ano de escolaridade. Os resultados obtidos revelam que, contrariamente ao referido por alguma literatura, as crianças avaliadas efetuam corretamente a colocação pronominal, apresentando valores elevados de respostas corretas para a colocação em ênclise e em próclise. Ambos os grupos (4º ano e 5º ano) apresentaram um melhor desempenho na colocação enclítica. Apenas no grupo do 5º ano se registam diferenças significativas ao nível da colocação dos clíticos dativos em comparação com os acusativos. Relativamente aos proclisadores avaliados não se observaram diferenças significativas na capacidade de indução da posição proclítica. |
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