A relação entre a confederação brasileira de rugby e a topper no Brasil: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/6732 |
Resumo: | Este projeto teve como dimensão de análise as parcerias emergentes no desporto e os pressupostos necessários para o estabelecimento de uma relação permanente capaz de tornar um patrocínio esportivo em um grande parceiro estratégico. A partir dos resultados identificados dessa relação apontamos os motivos que transformaram um patrocínio em uma parceria, concluindo se o presente caso pode ser considerado um sucesso, e, ainda, ser replicado ao cenário esportivo brasileiro. A partir de conceitos modernos de exploração de propriedades de patrocínios e negócios esportivos foram feitas análises de dados e documentos referentes ao trabalho desenvolvido, bem como um estudo quantitativo aplicado a uma amostra do público-alvo inserida no cenário esportivo da modalidade e realizada as conclusões. Com isso, verificou-se que os pressupostos necessários para o estabelecimento de uma relação de longo período no esporte depende muito da existência de uma estratégia organizacional e do desenvolvimento de um planejamento estratégico estruturado para um patrocínio se transformar em uma relação de longo período e se tornar uma parceria comercial estratégica capaz de alcançar objetivos em comum e buscar soluções para problemas no âmbito do esporte. Entretanto, verificou-se ainda existir espaço para a melhora na ativação de ações relacionadas à propriedade de patrocínio – parceria em estudo. Mas, o caso em estudo é interessante no sentido de o porquê do estabelecimento de tal relação e como a mesma se constituiu capaz de implantar, financiar, divulgar e desenvolver uma modalidade até então desconhecida com medidas sustentáveis, criativas e inclusivas no Brasil. |
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A relação entre a confederação brasileira de rugby e a topper no Brasil: um estudo de casoRâguebi -- RugbyMarketing desportivoCBRu e topperPatrocínios–parceriasSports marketingCBRu and topperSponsorships-partnershipsEste projeto teve como dimensão de análise as parcerias emergentes no desporto e os pressupostos necessários para o estabelecimento de uma relação permanente capaz de tornar um patrocínio esportivo em um grande parceiro estratégico. A partir dos resultados identificados dessa relação apontamos os motivos que transformaram um patrocínio em uma parceria, concluindo se o presente caso pode ser considerado um sucesso, e, ainda, ser replicado ao cenário esportivo brasileiro. A partir de conceitos modernos de exploração de propriedades de patrocínios e negócios esportivos foram feitas análises de dados e documentos referentes ao trabalho desenvolvido, bem como um estudo quantitativo aplicado a uma amostra do público-alvo inserida no cenário esportivo da modalidade e realizada as conclusões. Com isso, verificou-se que os pressupostos necessários para o estabelecimento de uma relação de longo período no esporte depende muito da existência de uma estratégia organizacional e do desenvolvimento de um planejamento estratégico estruturado para um patrocínio se transformar em uma relação de longo período e se tornar uma parceria comercial estratégica capaz de alcançar objetivos em comum e buscar soluções para problemas no âmbito do esporte. Entretanto, verificou-se ainda existir espaço para a melhora na ativação de ações relacionadas à propriedade de patrocínio – parceria em estudo. Mas, o caso em estudo é interessante no sentido de o porquê do estabelecimento de tal relação e como a mesma se constituiu capaz de implantar, financiar, divulgar e desenvolver uma modalidade até então desconhecida com medidas sustentáveis, criativas e inclusivas no Brasil.This project had the dimension of analysis of emerging partnerships in sport and the assumptions for the establishment of a permanent relationship that could become a sports sponsorship in a great strategic partner. With the identified results we pointed the reasons from this relationship that turned a sponsorship into a partnership, concluding if the present case can be considered a success, and also, be replicated to the Brazilian sports scene. From modern concepts of exploration of sponsorship properties and sports business we have done data analysis and documents from the developed work, as well as a survey applied to a sample of the target audience inserted in the sports modality and concluding them. Thus, it was verified that the prerequisites for establishing a long period relationship in the sport depends largely on the existence of an organizational strategy and development of structured strategic planning for a sponsorship turn into a long period relationship and become a strategic commercial partnership able to reach common goals and find solutions to problems within the sport. However, there was still a gap for improvement in the activation of actions related to sponsorship - partnership property in study. But in this case study, it was interesting in the sense of why the establishment of such a relationship and how it was constituted so as to be able to deploy, promote, finance, develop and disseminate an unknown sport with sustainable, creative and inclusive measures in Brazil.2014-03-25T15:43:49Z2013-01-01T00:00:00Z20132013-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/6732porFerreira, Vinicius Borsattoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:48:01Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6732Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:23:21.838038Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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