Relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Isabel Eduarda Martins
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/31629
Resumo: O presente relatório, desenvolvido no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Comunitária, relata o percurso realizado no estágio final, descrevendo e analisando de forma reflexiva as atividades desenvolvidas e a aquisição de competências. A vacinação é considerada uma das maiores conquistas da Saúde Pública. Apesar dos benefícios da vacinação e da sustentabilidade dos programas de vacinação, continuam a surgir desafios prementes como a hesitação vacinal que influenciam a estabilidade dos programas de imunização. A Organização Mundial de Saúde define hesitação vacinal como “um atraso na aceitação ou recusa da vacina apesar da sua disponibilidade. A hesitação vacinal é complexa, especifica do contexto variando ao longo do tempo, local e vacina”. O fenómeno da hesitação começa a ser alvo de preocupações e de desenvolvimento de estratégias de modo a assegurar a efetividade e eficiência dos planos de vacinação. Este estágio foi realizado numa USF da Região Norte de Portugal, integrando o projeto do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde da Universidade Católica Portuguesa intitulado “Imunização: Determinantes que influenciam a hesitação vacinal”. Seguiu as fases do planeamento em saúde, para explorar as várias dimensões do fenómeno da hesitação vacinal. Foi realizado um diagnóstico de situação, no sentido de identificar as dúvidas sobre vacinação que os utentes nos cuidados de saúde primários demostram. Como resultados verificamos que 13% dos utentes apresenta lacunas na informação relacionada com a vacinação, aspeto que a literatura refere como podendo originar hesitação vacinal. Emerge dos resultados que os profissionais de saúde são a principal fonte de informação para a tomada de decisão dos utentes em se vacinar. Pela priorização dos problemas considerou-se pertinente direcionar a intervenção para a capacitação dos profissionais de saúde e criar mecanismos de apoio relacionados com a hesitação vacinal. A intervenção desenvolvida visou a realização de ações de formação, construção e disponibilização de material de apoio à tomada de decisão. As ações de formação tiveram o intuito de sensibilização para a temática e transmissão de informação relativamente a formas de atuação perante a hesitação vacinal. A criação de um algoritmo de apoio em casos de hesitação vacinal, sintetizou a informação num instrumento de fácil acesso, que confere uma visão alargada de possíveis estratégias de atuação. Foram também desenvolvidos diversos temas sobre a hesitação vacinal para integrar uma plataforma digital de apoio à tomada de decisão dos profissionais de saúde. Ao longo do estágio, as diversas atividades realizadas contribuíram para aquisição, articulação e desenvolvimento de competências centradas em cuidados de enfermagem especializados, na área de enfermagem de saúde pública.
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A hesitação vacinal é complexa, especifica do contexto variando ao longo do tempo, local e vacina”. O fenómeno da hesitação começa a ser alvo de preocupações e de desenvolvimento de estratégias de modo a assegurar a efetividade e eficiência dos planos de vacinação. Este estágio foi realizado numa USF da Região Norte de Portugal, integrando o projeto do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde da Universidade Católica Portuguesa intitulado “Imunização: Determinantes que influenciam a hesitação vacinal”. Seguiu as fases do planeamento em saúde, para explorar as várias dimensões do fenómeno da hesitação vacinal. Foi realizado um diagnóstico de situação, no sentido de identificar as dúvidas sobre vacinação que os utentes nos cuidados de saúde primários demostram. Como resultados verificamos que 13% dos utentes apresenta lacunas na informação relacionada com a vacinação, aspeto que a literatura refere como podendo originar hesitação vacinal. Emerge dos resultados que os profissionais de saúde são a principal fonte de informação para a tomada de decisão dos utentes em se vacinar. Pela priorização dos problemas considerou-se pertinente direcionar a intervenção para a capacitação dos profissionais de saúde e criar mecanismos de apoio relacionados com a hesitação vacinal. A intervenção desenvolvida visou a realização de ações de formação, construção e disponibilização de material de apoio à tomada de decisão. As ações de formação tiveram o intuito de sensibilização para a temática e transmissão de informação relativamente a formas de atuação perante a hesitação vacinal. A criação de um algoritmo de apoio em casos de hesitação vacinal, sintetizou a informação num instrumento de fácil acesso, que confere uma visão alargada de possíveis estratégias de atuação. Foram também desenvolvidos diversos temas sobre a hesitação vacinal para integrar uma plataforma digital de apoio à tomada de decisão dos profissionais de saúde. Ao longo do estágio, as diversas atividades realizadas contribuíram para aquisição, articulação e desenvolvimento de competências centradas em cuidados de enfermagem especializados, na área de enfermagem de saúde pública.The present report, developed in the course of Master's in Nursing with specialization in Community Nursing, relates the work held on the final internship, describing and analysing in a reflexive way the activities developed and the acquisition of competences. Vaccination is consider one of the greatest achievements of Public Health. Despite the benefits of vaccination and the sustainability of vaccination programs, continue to arise challenges such as vaccine hesitation that influence the stability of immunization programs. The World Health Organization defines vaccine hesitation as “a delay in acceptance or refusal of the vaccine, despite its availability. Vaccine hesitancy is complex, it specifies the context varying over time, local and vaccine." The phenomenon of hesitation is becoming a focus of concern and are being development strategies in order to ensure the effectivity and efficiency of the vaccination plans. This internship was held in a USF of the Northern Region of Portugal, integrating the project of the Centre for Interdisciplinary Research in Health of the Portuguese Catholic University entitled "Immunization: Determinants that influence vaccine hesitancy". Follows the phases of health planning, to explore the various dimensions of the phenomenon of vaccine hesitancy. A situation diagnostic was performed, to identify the doubts about vaccination that the health users show. As a result, we found that 13% of the health users present gaps in the information related to a vaccination, aspect that literature reports as a potential causing of vaccine hesitancy. Emerges from the results, that health professionals are the main source of information for the decision-making of the health users to vaccinate. For the prioritization of the problems, was considered relevant, direct the intervention for the professional qualification of health professionals and create support mechanisms related to vaccine hesitancy. The intervention developed aimed the realization of training sessions, conception and availability of support materials for decision-making. The training sessions had the purpose of raising awareness for the topic and the transmission of information about how to act in case of vaccine hesitancy. The creation of an algorithm of support in cases of vaccine hesitancy, synthesized the information into an easily accessible instrument, which gives a broad view of possible strategies of acting. Were also developed various themes of vaccine hesitancy to integrate a digital platform to support the decision-making of health professionals. Throughout the internship, the several activities undertaken contributed to the acquisition, articulation and development of skills focusing on specialized nursing, on the area of public health nursing.Amado, João NevesAlves, PauloVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGomes, Isabel Eduarda Martins2021-01-13T10:20:23Z2019-07-3020192019-07-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/31629TID:202300021porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:37:05Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31629Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:25:26.438767Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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