O stress e a relação na voz do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Etelvina da Conceição Coche da Costa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/3069
Resumo: O estudo incide sobre a temática do Stress Ocupacional e a sua relação na Voz do Professor, apoia-se numa amostra de 82 professores portugueses. Os dados recolhidos permitem agrupar os inquiridos com as variáveis sociodemográficas: 37% são do género masculino e 52% do género feminino. Com idades compreendidas entre os 30 e 61 anos, o valor médio da idade é de 48,5 anos, com dispersão de valores de 14%. Os anos de serviço apresentam valor médio de 23,9 anos, com dispersão de valores de 32%. Na amostra, 55% das escolas têm 25 ou 26 alunos por turma. O tratamento estatístico foi feito com ajuda do programa SPSS. Perceber o stress ocupacional associado ao perfil dos professores, foi analisada a relação com a EPSO-D e o fator EPSO4 com os distúrbios vocais determinados pela Escala do Protocolo Anamnese Vocal e respetivos fatores. Concluímos que 52% dos professores são disfónicos consideram ter disfonia a patologia de início foi súbita. Dados obtidos na subamostra dos docentes 60% consideram ter disfonia, proveniente das “Condições de trabalho”, como causas do problema, 40% respondem que é o stress. Em suma o stress ocupacional influência a voz do docente. No entanto há pouco interesse por parte dos mesmos para buscar uma qualidade vocal adequada, o objetivo será a prevenção, através de campanhas de sensibilidade a implementarem durante o curso das ciências de educação, na unidade curricular sobre Saúde Vocal dos profissionais, e estratégias destinadas a superar stress ocupacional, nomeadamente dos professores.
id RCAP_07f67a20afaba07b7f5e32a331ea6ac4
oai_identifier_str oai:repositorio.ual.pt:11144/3069
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O stress e a relação na voz do professorstress ocupacionalvoz do professordisfoniaprevençãosaúde vocalO estudo incide sobre a temática do Stress Ocupacional e a sua relação na Voz do Professor, apoia-se numa amostra de 82 professores portugueses. Os dados recolhidos permitem agrupar os inquiridos com as variáveis sociodemográficas: 37% são do género masculino e 52% do género feminino. Com idades compreendidas entre os 30 e 61 anos, o valor médio da idade é de 48,5 anos, com dispersão de valores de 14%. Os anos de serviço apresentam valor médio de 23,9 anos, com dispersão de valores de 32%. Na amostra, 55% das escolas têm 25 ou 26 alunos por turma. O tratamento estatístico foi feito com ajuda do programa SPSS. Perceber o stress ocupacional associado ao perfil dos professores, foi analisada a relação com a EPSO-D e o fator EPSO4 com os distúrbios vocais determinados pela Escala do Protocolo Anamnese Vocal e respetivos fatores. Concluímos que 52% dos professores são disfónicos consideram ter disfonia a patologia de início foi súbita. Dados obtidos na subamostra dos docentes 60% consideram ter disfonia, proveniente das “Condições de trabalho”, como causas do problema, 40% respondem que é o stress. Em suma o stress ocupacional influência a voz do docente. No entanto há pouco interesse por parte dos mesmos para buscar uma qualidade vocal adequada, o objetivo será a prevenção, através de campanhas de sensibilidade a implementarem durante o curso das ciências de educação, na unidade curricular sobre Saúde Vocal dos profissionais, e estratégias destinadas a superar stress ocupacional, nomeadamente dos professores.2017-06-05T17:10:45Z2017-04-27T00:00:00Z2017-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/3069TID:201688948porChaves, Etelvina da Conceição Coche da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:22:26Zoai:repositorio.ual.pt:11144/3069Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:34:29.909250Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O stress e a relação na voz do professor
title O stress e a relação na voz do professor
spellingShingle O stress e a relação na voz do professor
Chaves, Etelvina da Conceição Coche da Costa
stress ocupacional
voz do professor
disfonia
prevenção
saúde vocal
title_short O stress e a relação na voz do professor
title_full O stress e a relação na voz do professor
title_fullStr O stress e a relação na voz do professor
title_full_unstemmed O stress e a relação na voz do professor
title_sort O stress e a relação na voz do professor
author Chaves, Etelvina da Conceição Coche da Costa
author_facet Chaves, Etelvina da Conceição Coche da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Etelvina da Conceição Coche da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv stress ocupacional
voz do professor
disfonia
prevenção
saúde vocal
topic stress ocupacional
voz do professor
disfonia
prevenção
saúde vocal
description O estudo incide sobre a temática do Stress Ocupacional e a sua relação na Voz do Professor, apoia-se numa amostra de 82 professores portugueses. Os dados recolhidos permitem agrupar os inquiridos com as variáveis sociodemográficas: 37% são do género masculino e 52% do género feminino. Com idades compreendidas entre os 30 e 61 anos, o valor médio da idade é de 48,5 anos, com dispersão de valores de 14%. Os anos de serviço apresentam valor médio de 23,9 anos, com dispersão de valores de 32%. Na amostra, 55% das escolas têm 25 ou 26 alunos por turma. O tratamento estatístico foi feito com ajuda do programa SPSS. Perceber o stress ocupacional associado ao perfil dos professores, foi analisada a relação com a EPSO-D e o fator EPSO4 com os distúrbios vocais determinados pela Escala do Protocolo Anamnese Vocal e respetivos fatores. Concluímos que 52% dos professores são disfónicos consideram ter disfonia a patologia de início foi súbita. Dados obtidos na subamostra dos docentes 60% consideram ter disfonia, proveniente das “Condições de trabalho”, como causas do problema, 40% respondem que é o stress. Em suma o stress ocupacional influência a voz do docente. No entanto há pouco interesse por parte dos mesmos para buscar uma qualidade vocal adequada, o objetivo será a prevenção, através de campanhas de sensibilidade a implementarem durante o curso das ciências de educação, na unidade curricular sobre Saúde Vocal dos profissionais, e estratégias destinadas a superar stress ocupacional, nomeadamente dos professores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-05T17:10:45Z
2017-04-27T00:00:00Z
2017-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11144/3069
TID:201688948
url http://hdl.handle.net/11144/3069
identifier_str_mv TID:201688948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136822045966336