Mineração de opiniões e de sentimentos para o estabelecimento de índices de satisfação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/64637 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Engenharia Informática |
id |
RCAP_07f7f7dc5131e4c8446a89a4917717de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/64637 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Mineração de opiniões e de sentimentos para o estabelecimento de índices de satisfaçãoSatisfaction levels establishment through ppinion and sentiment miningMineração de opiniõesMineração de sentimentosÍndices de satisfaçãoProfilingAnálise de opiniõesAnálise de sentimentosCategorização de opiniõesCategorização de sentimentosFeedback do consumidorMineração de críticasMétricas de avaliação de performanceOpinion miningSentiment miningSatisfaction indexesProfilingOpinion analysisSentiment analysisOpinion categorizationSentiment categorizationConsumer’s feedbackReviews miningPerformance evaluation metricsEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaDissertação de mestrado em Engenharia InformáticaNunca como hoje as opiniões e os sentimentos de cada ser humano desempenharam um papel tão fundamental no quotidiano da sociedade. A mineração de opiniões e de sentimentos providencia um grau de conhecimento bastante bom sobre o nível de satisfação que um dado negócio, um acontecimento, ou uma decisão estratégica pode gerar. Estar na posse de um índice de satisfação sobre um determinado bem, serviço, ou acontecimento é dispor de condições que nos permitem alcançar situações de sucesso que podem ser usadas para melhorar o planeamento ou a estruturação de uma decisão ou mesmo de um negócio, face ao feedback que usualmente provocam. O conhecimento recolhido por este tipo de processo de mineração e, consequentemente, acumulado sobre a experiência que um certo cliente detém num determinado negócio, ou sobre a opinião (ou sentimento) que um certo indivíduo possui relativamente a um acontecimento de grande relevância político ou social permite definir novas estratégias de abordagem em determinados mercados. Neste trabalho de dissertação realizámos a implementação de um sistema de mineração de opiniões e de sentimentos tendo como finalidade de definir e estabelecer um dado índice de satisfação, de forma a que seja possível angariar conhecimento útil sobre aspetos que potenciem a geração de opiniões e de sentimentos, potenciando novas oportunidades de negócioNever like today, opinions and feelings of each human being, play a fundamental role on society's quotidian. Attending to the development state at what we arrived on the informations technology level, the individual opinion assumes an importance that erstwhile never had. Knowing what an individual thinks, feels, and desires, and consequently, decides, on the most variety of all life dimensions, is fundamental in a global context. Knowing these feelings that could influence, directly and decisively, the most various behaves, is, on these days, of capital importance on the economics plan. With the right available tools, we can increase the knowledge about behaves that could and should contribute to the improvement of economic structures performance. Opinion and feeling mining provides a knowledge level about the satisfaction level that a business, an event, or a strategical decision generates. Being on possession of a satisfaction level about a certain good, service, or event is arranging the conditions that aim to the success and that could be used to better plan a business or a decision, against the feedback that these ones provoke. The collected knowledge, and, consequently, accumulated about the experience that a certain client has on a determined business, or about the opinion/feeling that a certain individual possesses relatively to a certain event of enormous relevance at the political and social levels, enable the acquirement of specific strategies of approach on determined markets. On the present dissertation we propose the implementation of an opinion and feeling mining system, generating like that the establishment of satisfaction indexes, so that we could obtain knowledge about the various aspects on cause, that generate the opinions and feelings, enabling by that way, the act of potentiate possible opportunities of business/businesses.Belo, OrlandoUniversidade do MinhoFernandes, Hugo Alexandre Machado20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/64637por202386341info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:27:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/64637Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:22:02.240122Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mineração de opiniões e de sentimentos para o estabelecimento de índices de satisfação Satisfaction levels establishment through ppinion and sentiment mining |
title |
Mineração de opiniões e de sentimentos para o estabelecimento de índices de satisfação |
spellingShingle |
Mineração de opiniões e de sentimentos para o estabelecimento de índices de satisfação Fernandes, Hugo Alexandre Machado Mineração de opiniões Mineração de sentimentos Índices de satisfação Profiling Análise de opiniões Análise de sentimentos Categorização de opiniões Categorização de sentimentos Feedback do consumidor Mineração de críticas Métricas de avaliação de performance Opinion mining Sentiment mining Satisfaction indexes Profiling Opinion analysis Sentiment analysis Opinion categorization Sentiment categorization Consumer’s feedback Reviews mining Performance evaluation metrics Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
title_short |
Mineração de opiniões e de sentimentos para o estabelecimento de índices de satisfação |
title_full |
Mineração de opiniões e de sentimentos para o estabelecimento de índices de satisfação |
title_fullStr |
Mineração de opiniões e de sentimentos para o estabelecimento de índices de satisfação |
title_full_unstemmed |
Mineração de opiniões e de sentimentos para o estabelecimento de índices de satisfação |
title_sort |
Mineração de opiniões e de sentimentos para o estabelecimento de índices de satisfação |
author |
Fernandes, Hugo Alexandre Machado |
author_facet |
Fernandes, Hugo Alexandre Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Belo, Orlando Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Hugo Alexandre Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mineração de opiniões Mineração de sentimentos Índices de satisfação Profiling Análise de opiniões Análise de sentimentos Categorização de opiniões Categorização de sentimentos Feedback do consumidor Mineração de críticas Métricas de avaliação de performance Opinion mining Sentiment mining Satisfaction indexes Profiling Opinion analysis Sentiment analysis Opinion categorization Sentiment categorization Consumer’s feedback Reviews mining Performance evaluation metrics Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
topic |
Mineração de opiniões Mineração de sentimentos Índices de satisfação Profiling Análise de opiniões Análise de sentimentos Categorização de opiniões Categorização de sentimentos Feedback do consumidor Mineração de críticas Métricas de avaliação de performance Opinion mining Sentiment mining Satisfaction indexes Profiling Opinion analysis Sentiment analysis Opinion categorization Sentiment categorization Consumer’s feedback Reviews mining Performance evaluation metrics Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
description |
Dissertação de mestrado em Engenharia Informática |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/64637 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/64637 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202386341 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132688949444608 |