“Professora, tu agora já sabes mais um bocado do que é ser filhos e essas coisas da família?” Um trabalho de dupla reflexão e coprodução de dados com crianças em idade pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/6436 |
Resumo: | O presente texto pretende mostrar quão necessário se torna estudar a experiência das crianças, as suas conceções e imagens, para podermos entender os diferentes fenómenos sociais que lhes dizem respeito. As grandes transformações sociais que têm vindo a suceder-se no interior da família, sobretudo nas últimas décadas, suscitaram, na autora, a necessidade de perceber a atual importância social atribuída à infância, no espaço doméstico, resgatada a partir das vozes das crianças. Subscrevendo os pressupostos da Sociologia da Infância, partiu-se da noção de que as crianças são atores sociais competentes e, como tal, devem ser consideradas no processo de produção de conhecimento sobre os seus mundos de vida. Este artigo visa expor as representações de um grupo de crianças, em contexto de jardim de infância, acerca do lugar que lhes é reservado, enquanto filhos(as) pequenos(as), no interior da família. |
id |
RCAP_07fdca7a0e5ab39aa7d2ad0be6eafe6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6436 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
“Professora, tu agora já sabes mais um bocado do que é ser filhos e essas coisas da família?” Um trabalho de dupla reflexão e coprodução de dados com crianças em idade pré-escolarCriançaFamíliaRepresentaçõesParticipaçãoChildrenFamilyRepresentationsParticipationO presente texto pretende mostrar quão necessário se torna estudar a experiência das crianças, as suas conceções e imagens, para podermos entender os diferentes fenómenos sociais que lhes dizem respeito. As grandes transformações sociais que têm vindo a suceder-se no interior da família, sobretudo nas últimas décadas, suscitaram, na autora, a necessidade de perceber a atual importância social atribuída à infância, no espaço doméstico, resgatada a partir das vozes das crianças. Subscrevendo os pressupostos da Sociologia da Infância, partiu-se da noção de que as crianças são atores sociais competentes e, como tal, devem ser consideradas no processo de produção de conhecimento sobre os seus mundos de vida. Este artigo visa expor as representações de um grupo de crianças, em contexto de jardim de infância, acerca do lugar que lhes é reservado, enquanto filhos(as) pequenos(as), no interior da família.Abstract The present text pretends to show how necessary it becomes to study the experience of children, their conceptions and their images, in order to understand the different social phenomena that affect them. The great social changes that have been happening again and again in the family, especially in the last decades, brought to the author the need to understand the social importance of childhood at home, analyzed from what children say. Starting from the childhood sociology assumptions, it was considered that children are competent social performers, and as such should be taken into account in the process of knowledge production of their world. This article aims to show the representations of a group of children in the kindergarten about the place they have as children, within their families.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos EducacionaisRCIPLGraça, Maria Teresa Martins Cortez Marques2016-09-15T09:09:43Z2016-032016-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6436porGraça, M., (2015) “Professora, tu agora já sabes mais um bocado do que é ser filhos e essas coisas da família?”: Um trabalho de dupla reflexão e coprodução de dados com crianças em idade pré-escolar, Da Investigação às Práticas, 6 (1), 50 – 68.2182-1372info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:51:13Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6436Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:34.135930Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Professora, tu agora já sabes mais um bocado do que é ser filhos e essas coisas da família?” Um trabalho de dupla reflexão e coprodução de dados com crianças em idade pré-escolar |
title |
“Professora, tu agora já sabes mais um bocado do que é ser filhos e essas coisas da família?” Um trabalho de dupla reflexão e coprodução de dados com crianças em idade pré-escolar |
spellingShingle |
“Professora, tu agora já sabes mais um bocado do que é ser filhos e essas coisas da família?” Um trabalho de dupla reflexão e coprodução de dados com crianças em idade pré-escolar Graça, Maria Teresa Martins Cortez Marques Criança Família Representações Participação Children Family Representations Participation |
title_short |
“Professora, tu agora já sabes mais um bocado do que é ser filhos e essas coisas da família?” Um trabalho de dupla reflexão e coprodução de dados com crianças em idade pré-escolar |
title_full |
“Professora, tu agora já sabes mais um bocado do que é ser filhos e essas coisas da família?” Um trabalho de dupla reflexão e coprodução de dados com crianças em idade pré-escolar |
title_fullStr |
“Professora, tu agora já sabes mais um bocado do que é ser filhos e essas coisas da família?” Um trabalho de dupla reflexão e coprodução de dados com crianças em idade pré-escolar |
title_full_unstemmed |
“Professora, tu agora já sabes mais um bocado do que é ser filhos e essas coisas da família?” Um trabalho de dupla reflexão e coprodução de dados com crianças em idade pré-escolar |
title_sort |
“Professora, tu agora já sabes mais um bocado do que é ser filhos e essas coisas da família?” Um trabalho de dupla reflexão e coprodução de dados com crianças em idade pré-escolar |
author |
Graça, Maria Teresa Martins Cortez Marques |
author_facet |
Graça, Maria Teresa Martins Cortez Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Graça, Maria Teresa Martins Cortez Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Família Representações Participação Children Family Representations Participation |
topic |
Criança Família Representações Participação Children Family Representations Participation |
description |
O presente texto pretende mostrar quão necessário se torna estudar a experiência das crianças, as suas conceções e imagens, para podermos entender os diferentes fenómenos sociais que lhes dizem respeito. As grandes transformações sociais que têm vindo a suceder-se no interior da família, sobretudo nas últimas décadas, suscitaram, na autora, a necessidade de perceber a atual importância social atribuída à infância, no espaço doméstico, resgatada a partir das vozes das crianças. Subscrevendo os pressupostos da Sociologia da Infância, partiu-se da noção de que as crianças são atores sociais competentes e, como tal, devem ser consideradas no processo de produção de conhecimento sobre os seus mundos de vida. Este artigo visa expor as representações de um grupo de crianças, em contexto de jardim de infância, acerca do lugar que lhes é reservado, enquanto filhos(as) pequenos(as), no interior da família. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-15T09:09:43Z 2016-03 2016-03-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/6436 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/6436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Graça, M., (2015) “Professora, tu agora já sabes mais um bocado do que é ser filhos e essas coisas da família?”: Um trabalho de dupla reflexão e coprodução de dados com crianças em idade pré-escolar, Da Investigação às Práticas, 6 (1), 50 – 68. 2182-1372 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133414898532352 |