“Professora, tu agora já sabes mais um bocado do que é ser filhos e essas coisas da família?” Um trabalho de dupla reflexão e coprodução de dados com crianças em idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graça, Maria Teresa Martins Cortez Marques
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6436
Resumo: O presente texto pretende mostrar quão necessário se torna estudar a experiência das crianças, as suas conceções e imagens, para podermos entender os diferentes fenómenos sociais que lhes dizem respeito. As grandes transformações sociais que têm vindo a suceder-se no interior da família, sobretudo nas últimas décadas, suscitaram, na autora, a necessidade de perceber a atual importância social atribuída à infância, no espaço doméstico, resgatada a partir das vozes das crianças. Subscrevendo os pressupostos da Sociologia da Infância, partiu-se da noção de que as crianças são atores sociais competentes e, como tal, devem ser consideradas no processo de produção de conhecimento sobre os seus mundos de vida. Este artigo visa expor as representações de um grupo de crianças, em contexto de jardim de infância, acerca do lugar que lhes é reservado, enquanto filhos(as) pequenos(as), no interior da família.
id RCAP_07fdca7a0e5ab39aa7d2ad0be6eafe6b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6436
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “Professora, tu agora já sabes mais um bocado do que é ser filhos e essas coisas da família?” Um trabalho de dupla reflexão e coprodução de dados com crianças em idade pré-escolarCriançaFamíliaRepresentaçõesParticipaçãoChildrenFamilyRepresentationsParticipationO presente texto pretende mostrar quão necessário se torna estudar a experiência das crianças, as suas conceções e imagens, para podermos entender os diferentes fenómenos sociais que lhes dizem respeito. As grandes transformações sociais que têm vindo a suceder-se no interior da família, sobretudo nas últimas décadas, suscitaram, na autora, a necessidade de perceber a atual importância social atribuída à infância, no espaço doméstico, resgatada a partir das vozes das crianças. Subscrevendo os pressupostos da Sociologia da Infância, partiu-se da noção de que as crianças são atores sociais competentes e, como tal, devem ser consideradas no processo de produção de conhecimento sobre os seus mundos de vida. Este artigo visa expor as representações de um grupo de crianças, em contexto de jardim de infância, acerca do lugar que lhes é reservado, enquanto filhos(as) pequenos(as), no interior da família.Abstract The present text pretends to show how necessary it becomes to study the experience of children, their conceptions and their images, in order to understand the different social phenomena that affect them. The great social changes that have been happening again and again in the family, especially in the last decades, brought to the author the need to understand the social importance of childhood at home, analyzed from what children say. Starting from the childhood sociology assumptions, it was considered that children are competent social performers, and as such should be taken into account in the process of knowledge production of their world. This article aims to show the representations of a group of children in the kindergarten about the place they have as children, within their families.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos EducacionaisRCIPLGraça, Maria Teresa Martins Cortez Marques2016-09-15T09:09:43Z2016-032016-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6436porGraça, M., (2015) “Professora, tu agora já sabes mais um bocado do que é ser filhos e essas coisas da família?”: Um trabalho de dupla reflexão e coprodução de dados com crianças em idade pré-escolar, Da Investigação às Práticas, 6 (1), 50 – 68.2182-1372info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:51:13Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6436Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:34.135930Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “Professora, tu agora já sabes mais um bocado do que é ser filhos e essas coisas da família?” Um trabalho de dupla reflexão e coprodução de dados com crianças em idade pré-escolar
title “Professora, tu agora já sabes mais um bocado do que é ser filhos e essas coisas da família?” Um trabalho de dupla reflexão e coprodução de dados com crianças em idade pré-escolar
spellingShingle “Professora, tu agora já sabes mais um bocado do que é ser filhos e essas coisas da família?” Um trabalho de dupla reflexão e coprodução de dados com crianças em idade pré-escolar
Graça, Maria Teresa Martins Cortez Marques
Criança
Família
Representações
Participação
Children
Family
Representations
Participation
title_short “Professora, tu agora já sabes mais um bocado do que é ser filhos e essas coisas da família?” Um trabalho de dupla reflexão e coprodução de dados com crianças em idade pré-escolar
title_full “Professora, tu agora já sabes mais um bocado do que é ser filhos e essas coisas da família?” Um trabalho de dupla reflexão e coprodução de dados com crianças em idade pré-escolar
title_fullStr “Professora, tu agora já sabes mais um bocado do que é ser filhos e essas coisas da família?” Um trabalho de dupla reflexão e coprodução de dados com crianças em idade pré-escolar
title_full_unstemmed “Professora, tu agora já sabes mais um bocado do que é ser filhos e essas coisas da família?” Um trabalho de dupla reflexão e coprodução de dados com crianças em idade pré-escolar
title_sort “Professora, tu agora já sabes mais um bocado do que é ser filhos e essas coisas da família?” Um trabalho de dupla reflexão e coprodução de dados com crianças em idade pré-escolar
author Graça, Maria Teresa Martins Cortez Marques
author_facet Graça, Maria Teresa Martins Cortez Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Graça, Maria Teresa Martins Cortez Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Família
Representações
Participação
Children
Family
Representations
Participation
topic Criança
Família
Representações
Participação
Children
Family
Representations
Participation
description O presente texto pretende mostrar quão necessário se torna estudar a experiência das crianças, as suas conceções e imagens, para podermos entender os diferentes fenómenos sociais que lhes dizem respeito. As grandes transformações sociais que têm vindo a suceder-se no interior da família, sobretudo nas últimas décadas, suscitaram, na autora, a necessidade de perceber a atual importância social atribuída à infância, no espaço doméstico, resgatada a partir das vozes das crianças. Subscrevendo os pressupostos da Sociologia da Infância, partiu-se da noção de que as crianças são atores sociais competentes e, como tal, devem ser consideradas no processo de produção de conhecimento sobre os seus mundos de vida. Este artigo visa expor as representações de um grupo de crianças, em contexto de jardim de infância, acerca do lugar que lhes é reservado, enquanto filhos(as) pequenos(as), no interior da família.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-15T09:09:43Z
2016-03
2016-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/6436
url http://hdl.handle.net/10400.21/6436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Graça, M., (2015) “Professora, tu agora já sabes mais um bocado do que é ser filhos e essas coisas da família?”: Um trabalho de dupla reflexão e coprodução de dados com crianças em idade pré-escolar, Da Investigação às Práticas, 6 (1), 50 – 68.
2182-1372
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133414898532352