Avaliação do desempenho de sustentabilidade pelas partes interessadas externas em organizações públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Ana Carolina dos Santos Araújo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/18330
Resumo: A progressiva consciencialização da importância do conceito de sustentabilidade originou uma crescente preocupação com o impacte social e ambiental das actividades organizacionais, bem como com a gestão, avaliação e comunicação do desempenho. As organizações do sector público desempenham um papel estruturante na sociedade, devendo constituir exemplo e orientação para outros sectores da economia. Neste contexto, espera-se que as organizações públicas assumam estas responsabilidades acrescidas na integração da sustentabilidade das suas actividades e missões, nomeadamente ao nível da avaliação e comunicação do desempenho ambiental, social e económico. Assim, tem ocorrido uma pressão global crescente em todos os níveis do sector público, impulsionando a melhoria do desempenho, quer para apoio à gestão, quer para comunicação interna e externa. A avaliação e comunicação de desempenho de sustentabilidade às partes interessadas afirma-se como uma ferramenta útil para compreender as contribuições deste sector no contexto das diferentes actividades económicas. A avaliação do desempenho de sustentabilidade das organizações do sector público é um passo fundamental para o estabelecimento de uma cultura contínua de acompanhamento, avaliação e intercomparação das práticas de sustentabilidade no sector. No entanto, estas avaliações formais de sustentabilidade da organização tendem a ser apenas geridas e preparadas por pessoal técnico. Existe assim uma lacuna de investigação sobre avaliação de desempenho realizada, ou complementada, pelas partes interessadas, designadamente pelas partes interessadas externas, fora dos limites da organização (por exemplo, clientes, utilizadores, e fornecedores). A avaliação de desempenho de sustentabilidade do sector público, e a consequente oportunidade para benchmarking, é uma etapa fundamental para a instituição de uma cultura de monitorização contínua, avaliação e intercomparação das práticas de sustentabilidade no sector. Uma avaliação que integre o contributo, efectivo, das partes interessadas poderá vir a afirmar-se como a geração seguinte de um processo de auto-avaliação do desempenho organizacional para a sustentabilidade. O principal objectivo deste trabalho de investigação consistiu no desenvolvimento de um sistema de avaliação de desempenho suportado pela percepção das partes interessadas externas, em relação ao desempenho de sustentabilidade de uma organização do sector público. Este sistema pretende desempenhar um papel de complementaridade com o sistema formal de avaliação de desempenho do projecto SPS. Simultaneamente, avaliou-se também a disponibilidade, motivação e expectativas das partes interessadas externas em relação às actividades de avaliação de desempenho da organização, nas dimensões social, económica e ambiental. O sistema de avaliação foi concebido com base em listas de verificação, constituídas por questões de percepção do desempenho organizacional, direccionadas para fornecedores e para utilizadores. As listas apresentaram as questões agrupadas sob os domínios Ambiente, Economia e Sociedade e ainda um grupo geral relativo à gestão da organização, no que respeita ao seu desempenho de sustentabilidade. O processo de constituição das listas procurou apresentar correspondência com o sistema formal SPS e correspondente lista de boas práticas, bem como as temáticas relevantes indicadas na bibliografia, tais como: critérios e práticas de aquisições, transparência e gestão de fundos públicos e corrupção, padrões de qualidade do serviço, e compromisso com a comunidade e outras agências públicas.(...)
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