A expressão e a educação musical como fator de enriquecimento da escrita nos alunos do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Vera Lúcia Antunes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1867
Resumo: O presente trabalho surge da necessidade de minimizar dificuldades ao nível da escrita identificadas num grupo de alunos a frequentar o 4.º ano de escolaridade, cujos textos escritos que elaboram são curtos e pobres ao nível de ideias. O principal objetivo deste estudo é o de tentar perceber se, de alguma forma, a Expressão e Educação Musical pode contribuir para o enriquecimento da Escrita, nomeadamente no aumento do conteúdo e informação. Escolheu-se a investigação-ação como metodologia a utilizar por se tratar de uma intervenção em pequena escala, com vista a solucionar um problema e, assim, contribuir para a melhoria da ação pedagógica. Como instrumentos de recolha de dados, recorremos ao questionário e aos textos escritos pelos alunos, ambos utilizados antes e após a intervenção. Este estudo foi desenvolvido com um grupo de alunos a frequentar o 4.º ano de escolaridade em várias escolas do centro urbano de Viseu. Em geral, estas crianças não gostam de escrever, mostram-se aborrecidas quando têm de redigir textos, têm dificuldade em se expressar e os textos que escrevem são pouco desenvolvidos e repetitivos. Uma das conclusões deste estudo é a de que trabalhar a Expressão e Educação Musical em simultâneo com a área da escrita ajuda a criar um maior gosto, motivação e interesse por escrever. Verifica-se ainda que os textos escritos, após a intervenção, são mais ricos e extensos, com mais conteúdo e informação. Está na altura dos professores olharem para a Expressão e Educação Musical como área fundamental para a formação do ser humano e como coadjuvante ou estratégia para melhorar outras áreas do currículo como é o caso da escrita.
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