A inovação em TIC no sistema educativo - análise do portátil Magalhães

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mares, Pedro Miguel Lopes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14079
Resumo: Nas últimas três décadas as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm transformado a forma como os professores ensinam e como os alunos aprendem. Recentemente, tem-se assistido à proliferação de programas e iniciativas que envolvem o fornecimento das TIC nas escolas. Grande parte dessas iniciativas baseiam-se no conceito “one-to-one”, como é o caso das iniciativas One Laptop Per Child (OLPC) e do Classmate PC. O computador Magalhães, baseado no Classmate PC, é outro exemplo do conceito “one-to-one”. O presente estudo pretende analisar o uso do computador Magalhães, na sala de aula e fora da escola, e analisar o seu impacto no ensino dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como no contributo para o desenvolvimento das suas competências. O desenvolvimento deste trabalho de investigação pretende dar um contributo ao sistema educativo português e estimular e orientar futuras investigações na área em estudo; ABSTRACT: In the last three decades Information and Communication Technologies (ICT) have transformed the way how teachers teach and how students learn. Recently, there has been a proliferation of programs and initiatives that involve the provision of ICT at schools. Most of these initiatives are based on the one-to-one concept, as is the case of One Laptop Per Child (OLPC) and the Classmate PC. The Magalhães laptop, based in the Classmate PC, is another example of the one-to-one concept. This study aims to analyze the use of the Magalhães laptop, in the classroom and outside of school, and analyze its impact on the teaching of 1st Cycle of Basic Education students, as well as contributing to the development of their skills. The development of this research aims to give a contribution to the Portuguese education system as well to stimulate and guide future research in this study area.
id RCAP_081a599ff47e6fd48cb9941abf052ee2
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14079
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A inovação em TIC no sistema educativo - análise do portátil MagalhãesMagalhãesTICEducaçãoMagalhãesICTEducationNas últimas três décadas as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm transformado a forma como os professores ensinam e como os alunos aprendem. Recentemente, tem-se assistido à proliferação de programas e iniciativas que envolvem o fornecimento das TIC nas escolas. Grande parte dessas iniciativas baseiam-se no conceito “one-to-one”, como é o caso das iniciativas One Laptop Per Child (OLPC) e do Classmate PC. O computador Magalhães, baseado no Classmate PC, é outro exemplo do conceito “one-to-one”. O presente estudo pretende analisar o uso do computador Magalhães, na sala de aula e fora da escola, e analisar o seu impacto no ensino dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como no contributo para o desenvolvimento das suas competências. O desenvolvimento deste trabalho de investigação pretende dar um contributo ao sistema educativo português e estimular e orientar futuras investigações na área em estudo; ABSTRACT: In the last three decades Information and Communication Technologies (ICT) have transformed the way how teachers teach and how students learn. Recently, there has been a proliferation of programs and initiatives that involve the provision of ICT at schools. Most of these initiatives are based on the one-to-one concept, as is the case of One Laptop Per Child (OLPC) and the Classmate PC. The Magalhães laptop, based in the Classmate PC, is another example of the one-to-one concept. This study aims to analyze the use of the Magalhães laptop, in the classroom and outside of school, and analyze its impact on the teaching of 1st Cycle of Basic Education students, as well as contributing to the development of their skills. The development of this research aims to give a contribution to the Portuguese education system as well to stimulate and guide future research in this study area.Universidade de Évora2015-04-14T14:11:23Z2015-04-142012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14079http://hdl.handle.net/10174/14079porDepartamento de Gestãoteses@bib.uevora.pt256Mares, Pedro Miguel Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:59:12Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14079Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:01.805949Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A inovação em TIC no sistema educativo - análise do portátil Magalhães
title A inovação em TIC no sistema educativo - análise do portátil Magalhães
spellingShingle A inovação em TIC no sistema educativo - análise do portátil Magalhães
Mares, Pedro Miguel Lopes
Magalhães
TIC
Educação
Magalhães
ICT
Education
title_short A inovação em TIC no sistema educativo - análise do portátil Magalhães
title_full A inovação em TIC no sistema educativo - análise do portátil Magalhães
title_fullStr A inovação em TIC no sistema educativo - análise do portátil Magalhães
title_full_unstemmed A inovação em TIC no sistema educativo - análise do portátil Magalhães
title_sort A inovação em TIC no sistema educativo - análise do portátil Magalhães
author Mares, Pedro Miguel Lopes
author_facet Mares, Pedro Miguel Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mares, Pedro Miguel Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Magalhães
TIC
Educação
Magalhães
ICT
Education
topic Magalhães
TIC
Educação
Magalhães
ICT
Education
description Nas últimas três décadas as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm transformado a forma como os professores ensinam e como os alunos aprendem. Recentemente, tem-se assistido à proliferação de programas e iniciativas que envolvem o fornecimento das TIC nas escolas. Grande parte dessas iniciativas baseiam-se no conceito “one-to-one”, como é o caso das iniciativas One Laptop Per Child (OLPC) e do Classmate PC. O computador Magalhães, baseado no Classmate PC, é outro exemplo do conceito “one-to-one”. O presente estudo pretende analisar o uso do computador Magalhães, na sala de aula e fora da escola, e analisar o seu impacto no ensino dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, assim como no contributo para o desenvolvimento das suas competências. O desenvolvimento deste trabalho de investigação pretende dar um contributo ao sistema educativo português e estimular e orientar futuras investigações na área em estudo; ABSTRACT: In the last three decades Information and Communication Technologies (ICT) have transformed the way how teachers teach and how students learn. Recently, there has been a proliferation of programs and initiatives that involve the provision of ICT at schools. Most of these initiatives are based on the one-to-one concept, as is the case of One Laptop Per Child (OLPC) and the Classmate PC. The Magalhães laptop, based in the Classmate PC, is another example of the one-to-one concept. This study aims to analyze the use of the Magalhães laptop, in the classroom and outside of school, and analyze its impact on the teaching of 1st Cycle of Basic Education students, as well as contributing to the development of their skills. The development of this research aims to give a contribution to the Portuguese education system as well to stimulate and guide future research in this study area.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2015-04-14T14:11:23Z
2015-04-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14079
http://hdl.handle.net/10174/14079
url http://hdl.handle.net/10174/14079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Gestão
teses@bib.uevora.pt
256
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136554823712768