A contribuição dos serviços administrativos na melhoria das instituições educativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Paula Martins
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/4652
Resumo: Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional
id RCAP_08226a6959367a52806e46ea84862683
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4652
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A contribuição dos serviços administrativos na melhoria das instituições educativasserviços administrativoscomunidade educativaassistentes técnicosinstituição educativaadministrative serviceseducational communitytechnical assistantseducational institutionMestrado em Ciências da Educação/Administração EducacionalO trabalho de projeto intitulado “A Contribuição dos Serviços Administrativos na melhoria das instituições educativas” tem como objetivo central analisar o papel dos assistentes técnicos na dinamização da vida escolar num locus empírico específico. Foram delineadas questões subjacentes à investigação, no que diz respeito, à imagem e ao desempenho dos serviços administrativos, à comunidade educativa, avaliando o serviço público prestado. No que se refere à metodologia utilizamos métodos quantitativos (questionários aos docentes, assistentes técnicos, alunos e encarregados de educação) e qualitativos (entrevista à Diretora), considerados necessários à nossa investigação. A triangulação dos dados efetuada permitiu constatar que a comunidade educativa do Agrupamento escolar em análise tem confiança no trabalho desenvolvido pelos assistentes técnicos em prol desta, que existem pontos a optimizar, nomeadamente à avaliação e ao trabalho em equipa. Foi proposto o desenvolvimento de trabalho colaborativo, interajuda de todos os assistentes técnicos participantes e liderança para promover a sua motivação e melhorar o serviço público prestado no campo de administração educacional.The central aim of the project entitled "The Contribution of Administrative Services to the Improvement of Educational Institutions" is to analyze the role of technical assistants in boosting school life in a specific empirical locus. The questions underlying the research were outlined with regard to the image and performance of the administrative services to the educational community, evaluating the public service provided. As far as methodology is concerned, we used quantitative methods (questionnaires to teachers, technical assistants, students and parents) and qualitative methods (interviews with the Director), which were deemed necessary for our research. The triangulation of the data made it possible to verify that the educational community of the school grouping under analysis has confidence in the work carried out by the technical assistants on its behalf, that there are points to be optimized, namely evaluation and teamwork. It was proposed that collaborative work be developed, that all the technical assistants involved work together and that leadership be provided in order to promote their motivation and improve the public service provided in the field of educational administration.Galinha, SóniaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémFerreira, Ana Paula Martins2024-01-07T22:44:59Z2023-12-062023-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/4652TID:203445791por203445791info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:38:30Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4652Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:13.627292Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição dos serviços administrativos na melhoria das instituições educativas
title A contribuição dos serviços administrativos na melhoria das instituições educativas
spellingShingle A contribuição dos serviços administrativos na melhoria das instituições educativas
Ferreira, Ana Paula Martins
serviços administrativos
comunidade educativa
assistentes técnicos
instituição educativa
administrative services
educational community
technical assistants
educational institution
title_short A contribuição dos serviços administrativos na melhoria das instituições educativas
title_full A contribuição dos serviços administrativos na melhoria das instituições educativas
title_fullStr A contribuição dos serviços administrativos na melhoria das instituições educativas
title_full_unstemmed A contribuição dos serviços administrativos na melhoria das instituições educativas
title_sort A contribuição dos serviços administrativos na melhoria das instituições educativas
author Ferreira, Ana Paula Martins
author_facet Ferreira, Ana Paula Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Galinha, Sónia
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana Paula Martins
dc.subject.por.fl_str_mv serviços administrativos
comunidade educativa
assistentes técnicos
instituição educativa
administrative services
educational community
technical assistants
educational institution
topic serviços administrativos
comunidade educativa
assistentes técnicos
instituição educativa
administrative services
educational community
technical assistants
educational institution
description Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-06
2023-12-06T00:00:00Z
2024-01-07T22:44:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/4652
TID:203445791
url http://hdl.handle.net/10400.15/4652
identifier_str_mv TID:203445791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203445791
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137051213299712