A contribuição dos serviços administrativos na melhoria das instituições educativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/4652 |
Resumo: | Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional |
id |
RCAP_08226a6959367a52806e46ea84862683 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4652 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A contribuição dos serviços administrativos na melhoria das instituições educativasserviços administrativoscomunidade educativaassistentes técnicosinstituição educativaadministrative serviceseducational communitytechnical assistantseducational institutionMestrado em Ciências da Educação/Administração EducacionalO trabalho de projeto intitulado “A Contribuição dos Serviços Administrativos na melhoria das instituições educativas” tem como objetivo central analisar o papel dos assistentes técnicos na dinamização da vida escolar num locus empírico específico. Foram delineadas questões subjacentes à investigação, no que diz respeito, à imagem e ao desempenho dos serviços administrativos, à comunidade educativa, avaliando o serviço público prestado. No que se refere à metodologia utilizamos métodos quantitativos (questionários aos docentes, assistentes técnicos, alunos e encarregados de educação) e qualitativos (entrevista à Diretora), considerados necessários à nossa investigação. A triangulação dos dados efetuada permitiu constatar que a comunidade educativa do Agrupamento escolar em análise tem confiança no trabalho desenvolvido pelos assistentes técnicos em prol desta, que existem pontos a optimizar, nomeadamente à avaliação e ao trabalho em equipa. Foi proposto o desenvolvimento de trabalho colaborativo, interajuda de todos os assistentes técnicos participantes e liderança para promover a sua motivação e melhorar o serviço público prestado no campo de administração educacional.The central aim of the project entitled "The Contribution of Administrative Services to the Improvement of Educational Institutions" is to analyze the role of technical assistants in boosting school life in a specific empirical locus. The questions underlying the research were outlined with regard to the image and performance of the administrative services to the educational community, evaluating the public service provided. As far as methodology is concerned, we used quantitative methods (questionnaires to teachers, technical assistants, students and parents) and qualitative methods (interviews with the Director), which were deemed necessary for our research. The triangulation of the data made it possible to verify that the educational community of the school grouping under analysis has confidence in the work carried out by the technical assistants on its behalf, that there are points to be optimized, namely evaluation and teamwork. It was proposed that collaborative work be developed, that all the technical assistants involved work together and that leadership be provided in order to promote their motivation and improve the public service provided in the field of educational administration.Galinha, SóniaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémFerreira, Ana Paula Martins2024-01-07T22:44:59Z2023-12-062023-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/4652TID:203445791por203445791info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:38:30Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4652Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:13.627292Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contribuição dos serviços administrativos na melhoria das instituições educativas |
title |
A contribuição dos serviços administrativos na melhoria das instituições educativas |
spellingShingle |
A contribuição dos serviços administrativos na melhoria das instituições educativas Ferreira, Ana Paula Martins serviços administrativos comunidade educativa assistentes técnicos instituição educativa administrative services educational community technical assistants educational institution |
title_short |
A contribuição dos serviços administrativos na melhoria das instituições educativas |
title_full |
A contribuição dos serviços administrativos na melhoria das instituições educativas |
title_fullStr |
A contribuição dos serviços administrativos na melhoria das instituições educativas |
title_full_unstemmed |
A contribuição dos serviços administrativos na melhoria das instituições educativas |
title_sort |
A contribuição dos serviços administrativos na melhoria das instituições educativas |
author |
Ferreira, Ana Paula Martins |
author_facet |
Ferreira, Ana Paula Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Galinha, Sónia Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Ana Paula Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
serviços administrativos comunidade educativa assistentes técnicos instituição educativa administrative services educational community technical assistants educational institution |
topic |
serviços administrativos comunidade educativa assistentes técnicos instituição educativa administrative services educational community technical assistants educational institution |
description |
Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-06 2023-12-06T00:00:00Z 2024-01-07T22:44:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/4652 TID:203445791 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/4652 |
identifier_str_mv |
TID:203445791 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203445791 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553161834987520 |