Análise comparativa da gestão do pré-escolar no público e no ensino privado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/48132 |
Resumo: | A presente dissertação transpõe uma investigação no âmbito do Mestrado de Gestão e Administração de Escolas do Instituto Politécnico de Setúbal. A investigação tem como foco a educação pré-escolar e pretende fazer uma análise da gestão da mesma no ensino público e no ensino privado. Deste modo a investigação da temática é realizada em duas instituições escolares da mesma cidade, ambas com o ensino pré- escolar inserido e sendo uma de carácter público e a outra de carácter privado. Irá ser alvo de estudo os tipos de gestão das duas escolas, com foco no pré-escolar, e a perceção que os educadores de infância e os encarregados de educação têm dessa gestão. Assim sendo, o objetivo neste estudo é analisar a gestão escolar do pré- escolar numa escola pública e numa escola privada. O principal intuito é comparar a gestão escolar do pré-escolar numa escola pública e numa escola privada, identificando como é feita essa gestão em ambas as escolas através da realização de entrevistas a elementos da gestão escolar e recolhendo dados através de questionários junto dos educadores e encarregados de educação acerca do assunto. Passando posteriormente à análise dos dados recolhidos e após reflexão dos mesmos para concluir acerca da gestão nos dois tipos de ensino. |
id |
RCAP_082509de7d006d6acba4a3733e1f49ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48132 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise comparativa da gestão do pré-escolar no público e no ensino privadoEducação pré-escolarEnsino públicoEnsino privadoGestão escolarPre-school educationPublic educationPrivate educationSchool managementA presente dissertação transpõe uma investigação no âmbito do Mestrado de Gestão e Administração de Escolas do Instituto Politécnico de Setúbal. A investigação tem como foco a educação pré-escolar e pretende fazer uma análise da gestão da mesma no ensino público e no ensino privado. Deste modo a investigação da temática é realizada em duas instituições escolares da mesma cidade, ambas com o ensino pré- escolar inserido e sendo uma de carácter público e a outra de carácter privado. Irá ser alvo de estudo os tipos de gestão das duas escolas, com foco no pré-escolar, e a perceção que os educadores de infância e os encarregados de educação têm dessa gestão. Assim sendo, o objetivo neste estudo é analisar a gestão escolar do pré- escolar numa escola pública e numa escola privada. O principal intuito é comparar a gestão escolar do pré-escolar numa escola pública e numa escola privada, identificando como é feita essa gestão em ambas as escolas através da realização de entrevistas a elementos da gestão escolar e recolhendo dados através de questionários junto dos educadores e encarregados de educação acerca do assunto. Passando posteriormente à análise dos dados recolhidos e após reflexão dos mesmos para concluir acerca da gestão nos dois tipos de ensino.This dissertation represents an investigation conducted within the scope of the master’s program in School Management and Administration at the Instituto Politécnico de Setúbal. The research focuses on Pre-school education and aims to analyze its management in both the public and private education sectors. To achieve this, the research examines two educational institutions within the same city, both offering Pre- school education, with one being publicly funded and the other privately owned. The study will explore the management styles employed in both schools, with a specific focus on Pre-school education, and will assess how preschool educators and parent’s perception this management. Therefore, the objective of this study is to analyze the school management of Pre-school education in a public school and a private school. The primary purpose is to compare the management of Pre-school education in both settings, identifying the approaches taken by both schools through interviews with members of the school management and by gathering data through questionnaires administered to educators and parents on the subject. Subsequently, the collected data will be analyzed and reflected upon to draw conclusions regarding management in these two types of educational institutions.Bucha, Agostinho InácioRepositório ComumAlberto, Ana Margarida Ruas2023-11-29T11:48:36Z2023-112023-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48132TID:203410475porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-10T03:16:10Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48132Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:47.492282Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise comparativa da gestão do pré-escolar no público e no ensino privado |
title |
Análise comparativa da gestão do pré-escolar no público e no ensino privado |
spellingShingle |
Análise comparativa da gestão do pré-escolar no público e no ensino privado Alberto, Ana Margarida Ruas Educação pré-escolar Ensino público Ensino privado Gestão escolar Pre-school education Public education Private education School management |
title_short |
Análise comparativa da gestão do pré-escolar no público e no ensino privado |
title_full |
Análise comparativa da gestão do pré-escolar no público e no ensino privado |
title_fullStr |
Análise comparativa da gestão do pré-escolar no público e no ensino privado |
title_full_unstemmed |
Análise comparativa da gestão do pré-escolar no público e no ensino privado |
title_sort |
Análise comparativa da gestão do pré-escolar no público e no ensino privado |
author |
Alberto, Ana Margarida Ruas |
author_facet |
Alberto, Ana Margarida Ruas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bucha, Agostinho Inácio Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alberto, Ana Margarida Ruas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Ensino público Ensino privado Gestão escolar Pre-school education Public education Private education School management |
topic |
Educação pré-escolar Ensino público Ensino privado Gestão escolar Pre-school education Public education Private education School management |
description |
A presente dissertação transpõe uma investigação no âmbito do Mestrado de Gestão e Administração de Escolas do Instituto Politécnico de Setúbal. A investigação tem como foco a educação pré-escolar e pretende fazer uma análise da gestão da mesma no ensino público e no ensino privado. Deste modo a investigação da temática é realizada em duas instituições escolares da mesma cidade, ambas com o ensino pré- escolar inserido e sendo uma de carácter público e a outra de carácter privado. Irá ser alvo de estudo os tipos de gestão das duas escolas, com foco no pré-escolar, e a perceção que os educadores de infância e os encarregados de educação têm dessa gestão. Assim sendo, o objetivo neste estudo é analisar a gestão escolar do pré- escolar numa escola pública e numa escola privada. O principal intuito é comparar a gestão escolar do pré-escolar numa escola pública e numa escola privada, identificando como é feita essa gestão em ambas as escolas através da realização de entrevistas a elementos da gestão escolar e recolhendo dados através de questionários junto dos educadores e encarregados de educação acerca do assunto. Passando posteriormente à análise dos dados recolhidos e após reflexão dos mesmos para concluir acerca da gestão nos dois tipos de ensino. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-29T11:48:36Z 2023-11 2023-11-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/48132 TID:203410475 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/48132 |
identifier_str_mv |
TID:203410475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136312735825920 |