Análise comparativa da gestão do pré-escolar no público e no ensino privado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alberto, Ana Margarida Ruas
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48132
Resumo: A presente dissertação transpõe uma investigação no âmbito do Mestrado de Gestão e Administração de Escolas do Instituto Politécnico de Setúbal. A investigação tem como foco a educação pré-escolar e pretende fazer uma análise da gestão da mesma no ensino público e no ensino privado. Deste modo a investigação da temática é realizada em duas instituições escolares da mesma cidade, ambas com o ensino pré- escolar inserido e sendo uma de carácter público e a outra de carácter privado. Irá ser alvo de estudo os tipos de gestão das duas escolas, com foco no pré-escolar, e a perceção que os educadores de infância e os encarregados de educação têm dessa gestão. Assim sendo, o objetivo neste estudo é analisar a gestão escolar do pré- escolar numa escola pública e numa escola privada. O principal intuito é comparar a gestão escolar do pré-escolar numa escola pública e numa escola privada, identificando como é feita essa gestão em ambas as escolas através da realização de entrevistas a elementos da gestão escolar e recolhendo dados através de questionários junto dos educadores e encarregados de educação acerca do assunto. Passando posteriormente à análise dos dados recolhidos e após reflexão dos mesmos para concluir acerca da gestão nos dois tipos de ensino.
id RCAP_082509de7d006d6acba4a3733e1f49ab
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48132
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise comparativa da gestão do pré-escolar no público e no ensino privadoEducação pré-escolarEnsino públicoEnsino privadoGestão escolarPre-school educationPublic educationPrivate educationSchool managementA presente dissertação transpõe uma investigação no âmbito do Mestrado de Gestão e Administração de Escolas do Instituto Politécnico de Setúbal. A investigação tem como foco a educação pré-escolar e pretende fazer uma análise da gestão da mesma no ensino público e no ensino privado. Deste modo a investigação da temática é realizada em duas instituições escolares da mesma cidade, ambas com o ensino pré- escolar inserido e sendo uma de carácter público e a outra de carácter privado. Irá ser alvo de estudo os tipos de gestão das duas escolas, com foco no pré-escolar, e a perceção que os educadores de infância e os encarregados de educação têm dessa gestão. Assim sendo, o objetivo neste estudo é analisar a gestão escolar do pré- escolar numa escola pública e numa escola privada. O principal intuito é comparar a gestão escolar do pré-escolar numa escola pública e numa escola privada, identificando como é feita essa gestão em ambas as escolas através da realização de entrevistas a elementos da gestão escolar e recolhendo dados através de questionários junto dos educadores e encarregados de educação acerca do assunto. Passando posteriormente à análise dos dados recolhidos e após reflexão dos mesmos para concluir acerca da gestão nos dois tipos de ensino.This dissertation represents an investigation conducted within the scope of the master’s program in School Management and Administration at the Instituto Politécnico de Setúbal. The research focuses on Pre-school education and aims to analyze its management in both the public and private education sectors. To achieve this, the research examines two educational institutions within the same city, both offering Pre- school education, with one being publicly funded and the other privately owned. The study will explore the management styles employed in both schools, with a specific focus on Pre-school education, and will assess how preschool educators and parent’s perception this management. Therefore, the objective of this study is to analyze the school management of Pre-school education in a public school and a private school. The primary purpose is to compare the management of Pre-school education in both settings, identifying the approaches taken by both schools through interviews with members of the school management and by gathering data through questionnaires administered to educators and parents on the subject. Subsequently, the collected data will be analyzed and reflected upon to draw conclusions regarding management in these two types of educational institutions.Bucha, Agostinho InácioRepositório ComumAlberto, Ana Margarida Ruas2023-11-29T11:48:36Z2023-112023-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48132TID:203410475porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-10T03:16:10Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48132Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:47.492282Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise comparativa da gestão do pré-escolar no público e no ensino privado
title Análise comparativa da gestão do pré-escolar no público e no ensino privado
spellingShingle Análise comparativa da gestão do pré-escolar no público e no ensino privado
Alberto, Ana Margarida Ruas
Educação pré-escolar
Ensino público
Ensino privado
Gestão escolar
Pre-school education
Public education
Private education
School management
title_short Análise comparativa da gestão do pré-escolar no público e no ensino privado
title_full Análise comparativa da gestão do pré-escolar no público e no ensino privado
title_fullStr Análise comparativa da gestão do pré-escolar no público e no ensino privado
title_full_unstemmed Análise comparativa da gestão do pré-escolar no público e no ensino privado
title_sort Análise comparativa da gestão do pré-escolar no público e no ensino privado
author Alberto, Ana Margarida Ruas
author_facet Alberto, Ana Margarida Ruas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bucha, Agostinho Inácio
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Alberto, Ana Margarida Ruas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Ensino público
Ensino privado
Gestão escolar
Pre-school education
Public education
Private education
School management
topic Educação pré-escolar
Ensino público
Ensino privado
Gestão escolar
Pre-school education
Public education
Private education
School management
description A presente dissertação transpõe uma investigação no âmbito do Mestrado de Gestão e Administração de Escolas do Instituto Politécnico de Setúbal. A investigação tem como foco a educação pré-escolar e pretende fazer uma análise da gestão da mesma no ensino público e no ensino privado. Deste modo a investigação da temática é realizada em duas instituições escolares da mesma cidade, ambas com o ensino pré- escolar inserido e sendo uma de carácter público e a outra de carácter privado. Irá ser alvo de estudo os tipos de gestão das duas escolas, com foco no pré-escolar, e a perceção que os educadores de infância e os encarregados de educação têm dessa gestão. Assim sendo, o objetivo neste estudo é analisar a gestão escolar do pré- escolar numa escola pública e numa escola privada. O principal intuito é comparar a gestão escolar do pré-escolar numa escola pública e numa escola privada, identificando como é feita essa gestão em ambas as escolas através da realização de entrevistas a elementos da gestão escolar e recolhendo dados através de questionários junto dos educadores e encarregados de educação acerca do assunto. Passando posteriormente à análise dos dados recolhidos e após reflexão dos mesmos para concluir acerca da gestão nos dois tipos de ensino.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-29T11:48:36Z
2023-11
2023-11-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/48132
TID:203410475
url http://hdl.handle.net/10400.26/48132
identifier_str_mv TID:203410475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136312735825920