Responsabilidade social: o balanço social nas empresas portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ana Maria Ferreira Soares Borges
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/8736
Resumo: A Europa sempre teve como tradição envolver a responsabilidade social na estratégia das empresas. Deste modo, ao recrutar e manter os trabalhadores, as empresas comprometiam-se a pagar comodidades aos trabalhadores, bem como às suas famílias. Estes actos tinham uma dupla intenção, pois de um lado tinham como objectivo melhorar a imagem pública da empresa, por outro procurava-se melhorar as condições de vida das pessoas. A responsabilidade social é um tema recorrente especialmente em altura de crise, as empresas reconhecem não só a importância desta temática, mas também algumas vantagens que lhe estão associadas. Com uma sociedade cada vez mais preocupada com a solidariedade, as empresas têm que mostrar a sua responsabilidade social perante a comunidade. O grau de comprometimento voluntário com a comunidade faz-se notar, quer no ambiente interno da empresa, quer no ambiente externo. A responsabilidade interna é evidenciada através dos relatórios sociais e a externa é muitas vezes apenas conhecida através da comunicação social. É na tentativa de divulgar as práticas de responsabilidade interna que surge o balanço social. Este documento chega mesmo a ser considerado como uma importante ferramenta de gestão e de comunicação. É com base neste documento, que este trabalho se propõe verificar de que forma é que a vertente interna da responsabilidade social das empresas portuguesas tem evoluído entre 2000 e 2007, e se houve alterações no comportamento das empresas em relação a esta matéria. Para tal, este estudo propõe-se analisar os dados de balanços sociais, divulgados pelo Ministério do Trabalho e da Segurança Social, no referido período.
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