Panorama da indústria de moda catarinense : desafios na valorização estético simbólica dos produtos do vestuário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/7118 |
Resumo: | Este trabalho abordou o conceito de moda, bem como suas relações com as tendências, os produtos e o mercado de moda. De forma aplicada, conduziu-se um estudo teórico bibliográfico moda, vestuário, consumo simbólico e marcas comerciais e também um estudo documental a parr de levantamentos sobre o contexto produvo têxl e de confecção do estado de Santa Catarina. Sabe-se que nesse estado, a oferta de produtos baseia-se na crença de um diferencial sobre a qualidade material e técnica, que se mostra ultrapassada pela noção de incremento de valor simbólico, sendo a localidade percebida nacional e internacionalmente como produtora de vestuário e não como produtora de moda. Os processos de simbolização lidam com o patrimônio intangível e positivado construído pelas empresas de moda no processo de identificação e qualificação simbólica. As empresas de moda catarinense devem investir em marcas comerciais, formando identidades fortes e tornando-se referência não somente em qualidade, mas principalmente em criatividade e inovação. |
id |
RCAP_08477593f4286c19aa7d924512d6a0df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7118 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Panorama da indústria de moda catarinense : desafios na valorização estético simbólica dos produtos do vestuárioOverview of Santa Catarina’s fashion industry : challenges in the symbolic aesthetic awareness of clothing productsFashionBrandCommercial cultureFashion designSymbolic valuationModaMarcaCultura comercialDesign de modaValorização simbólicaEste trabalho abordou o conceito de moda, bem como suas relações com as tendências, os produtos e o mercado de moda. De forma aplicada, conduziu-se um estudo teórico bibliográfico moda, vestuário, consumo simbólico e marcas comerciais e também um estudo documental a parr de levantamentos sobre o contexto produvo têxl e de confecção do estado de Santa Catarina. Sabe-se que nesse estado, a oferta de produtos baseia-se na crença de um diferencial sobre a qualidade material e técnica, que se mostra ultrapassada pela noção de incremento de valor simbólico, sendo a localidade percebida nacional e internacionalmente como produtora de vestuário e não como produtora de moda. Os processos de simbolização lidam com o patrimônio intangível e positivado construído pelas empresas de moda no processo de identificação e qualificação simbólica. As empresas de moda catarinense devem investir em marcas comerciais, formando identidades fortes e tornando-se referência não somente em qualidade, mas principalmente em criatividade e inovação.ABSTRACT : This work addressed the concept of fashion, as well as its relationship with trends, products and the fashion market. Having an applied approach, a theoretical bibliographical study was conducted on fashion, clothing, symbolic consumption and commercial brands and also a documentary study based on surveys on the textile and clothing production context of the state of Santa Catarina was conducted. It is known that in this state, the offer of products is based on the belief of a market differentiation due to material and technical quality, which is currently surpassed by the notion of increasing symbolic value; with the locality being perceived nationally and internationally as a producer of clothing and not as a producer of fashion. The symbolization processes deal with the intangible and positive heritage built by fashion companies in the process of symbolic identification and qualification. Fashion companies from Santa Catarina must invest in commercial brands, forming strong identities and becoming a reference not only in quality, but mainly in creativity and innovation.IPCB. ESARTRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoCampos, Armanda Queiróz2020-06-04T11:17:24Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7118porCAMPOS, Armanda Queiróz (2020) - Panorama da indústria de moda catarinense : desafios na valorização estético simbólica dos produtos do vestuário. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. XIII, nº 25, p. 1-6.1646 - 9054info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:47:23Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7118Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:42.355483Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Panorama da indústria de moda catarinense : desafios na valorização estético simbólica dos produtos do vestuário Overview of Santa Catarina’s fashion industry : challenges in the symbolic aesthetic awareness of clothing products |
title |
Panorama da indústria de moda catarinense : desafios na valorização estético simbólica dos produtos do vestuário |
spellingShingle |
Panorama da indústria de moda catarinense : desafios na valorização estético simbólica dos produtos do vestuário Campos, Armanda Queiróz Fashion Brand Commercial culture Fashion design Symbolic valuation Moda Marca Cultura comercial Design de moda Valorização simbólica |
title_short |
Panorama da indústria de moda catarinense : desafios na valorização estético simbólica dos produtos do vestuário |
title_full |
Panorama da indústria de moda catarinense : desafios na valorização estético simbólica dos produtos do vestuário |
title_fullStr |
Panorama da indústria de moda catarinense : desafios na valorização estético simbólica dos produtos do vestuário |
title_full_unstemmed |
Panorama da indústria de moda catarinense : desafios na valorização estético simbólica dos produtos do vestuário |
title_sort |
Panorama da indústria de moda catarinense : desafios na valorização estético simbólica dos produtos do vestuário |
author |
Campos, Armanda Queiróz |
author_facet |
Campos, Armanda Queiróz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Armanda Queiróz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fashion Brand Commercial culture Fashion design Symbolic valuation Moda Marca Cultura comercial Design de moda Valorização simbólica |
topic |
Fashion Brand Commercial culture Fashion design Symbolic valuation Moda Marca Cultura comercial Design de moda Valorização simbólica |
description |
Este trabalho abordou o conceito de moda, bem como suas relações com as tendências, os produtos e o mercado de moda. De forma aplicada, conduziu-se um estudo teórico bibliográfico moda, vestuário, consumo simbólico e marcas comerciais e também um estudo documental a parr de levantamentos sobre o contexto produvo têxl e de confecção do estado de Santa Catarina. Sabe-se que nesse estado, a oferta de produtos baseia-se na crença de um diferencial sobre a qualidade material e técnica, que se mostra ultrapassada pela noção de incremento de valor simbólico, sendo a localidade percebida nacional e internacionalmente como produtora de vestuário e não como produtora de moda. Os processos de simbolização lidam com o patrimônio intangível e positivado construído pelas empresas de moda no processo de identificação e qualificação simbólica. As empresas de moda catarinense devem investir em marcas comerciais, formando identidades fortes e tornando-se referência não somente em qualidade, mas principalmente em criatividade e inovação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-04T11:17:24Z 2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/7118 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/7118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
CAMPOS, Armanda Queiróz (2020) - Panorama da indústria de moda catarinense : desafios na valorização estético simbólica dos produtos do vestuário. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. XIII, nº 25, p. 1-6. 1646 - 9054 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IPCB. ESART |
publisher.none.fl_str_mv |
IPCB. ESART |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130839531913216 |