Transversalidade IX: reflexões sobre a escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/27156 |
Resumo: | publicação intitulada Transversalidades IX: reflexões sobre o ensino da escrita destina-se a divulgar o trabalho realizado durante o estágio de pós-doutoramento (pesquisa pós-doutoral no exterior – estágio sênior) de Dilma Tavares Luciano, Professora Adjunta 4 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do Recife (Brasil), que decorreu entre julho de 2018 e junho de 2019. Esse trabalho de investigação foi levado a cabo sob a nossa orientação científica no âmbito da Linha 1 do Projeto Desenvolvimento de competências em língua do território: para uma educação em Português, subordinada ao tema Transversalidade e especificidade da língua portuguesa no currículo, em curso no LEIP (Laboratório de Investigação em Educação em Português).1 Recordamos que esta linha de investigação tem dois objetivos essenciais, para cuja concretização esta publicação dá o seu contributo: i) criar conhecimento relativo à natureza das competências transversais e específicas associadas à compreensão e produção escrita em língua materna; ii) definir estratégias didáticas capazes de promover o seu desenvolvimento em diferentes contextos educativos. Esta publicação – integrada na Série “Temas” da Coleção “Cadernos do LEIP” – é antecedida por três outras, que serviram finalidades semelhantes: - Uma publicada em 2015, sob o título Transversalidade IV: Contributos do manual de Português, em coautoria com Hérica Lima, resultado do trabalho desenvolvido no âmbito de um estágio de doutoramento (doutoradosanduíche no exterior), subordinado ao tema Livros didáticos de Português e formação inicial de professores; - Outra publicada em 2016, sob o título Transversalidade V: Desenvolvimento da oralidade em coautoria com Ewerton Luna, resultado do trabalho desenvolvido no âmbito de um estágio de doutoramento (doutorado-sanduíche no exterior), subordinado ao tema Reflexão sobre o tratamento didático da oralidade nos cursos de formação inicial do professor de Português; - Outra ainda publicada em 2019, sob o título Transversalidade VIII: fonética, fonologia e ensino da língua portuguesa destina-se a divulgar o trabalho realizado durante o estágio de pós-doutoramento (pesquisa pós-doutoral no exterior – estágio sênior) de Siane Gois Cavalcanti Rodrigues. O título desta nova publicação chama a atenção para a importância de que se reveste o trabalho em torno da expressão/produção escrita no âmbito do ensino e aprendizagem da língua materna. Aproveitamos para agradecer a todos os que tornaram possível a realização do estudo que deu origem a esta obra. |
id |
RCAP_08588ff7ebb4559bc0988ec14271418b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/27156 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Transversalidade IX: reflexões sobre a escritaEnsino da escritaProcessos da escritaDesenvolvimento de competênciasMétodos pedagógicosDidática da escritapublicação intitulada Transversalidades IX: reflexões sobre o ensino da escrita destina-se a divulgar o trabalho realizado durante o estágio de pós-doutoramento (pesquisa pós-doutoral no exterior – estágio sênior) de Dilma Tavares Luciano, Professora Adjunta 4 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do Recife (Brasil), que decorreu entre julho de 2018 e junho de 2019. Esse trabalho de investigação foi levado a cabo sob a nossa orientação científica no âmbito da Linha 1 do Projeto Desenvolvimento de competências em língua do território: para uma educação em Português, subordinada ao tema Transversalidade e especificidade da língua portuguesa no currículo, em curso no LEIP (Laboratório de Investigação em Educação em Português).1 Recordamos que esta linha de investigação tem dois objetivos essenciais, para cuja concretização esta publicação dá o seu contributo: i) criar conhecimento relativo à natureza das competências transversais e específicas associadas à compreensão e produção escrita em língua materna; ii) definir estratégias didáticas capazes de promover o seu desenvolvimento em diferentes contextos educativos. Esta publicação – integrada na Série “Temas” da Coleção “Cadernos do LEIP” – é antecedida por três outras, que serviram finalidades semelhantes: - Uma publicada em 2015, sob o título Transversalidade IV: Contributos do manual de Português, em coautoria com Hérica Lima, resultado do trabalho desenvolvido no âmbito de um estágio de doutoramento (doutoradosanduíche no exterior), subordinado ao tema Livros didáticos de Português e formação inicial de professores; - Outra publicada em 2016, sob o título Transversalidade V: Desenvolvimento da oralidade em coautoria com Ewerton Luna, resultado do trabalho desenvolvido no âmbito de um estágio de doutoramento (doutorado-sanduíche no exterior), subordinado ao tema Reflexão sobre o tratamento didático da oralidade nos cursos de formação inicial do professor de Português; - Outra ainda publicada em 2019, sob o título Transversalidade VIII: fonética, fonologia e ensino da língua portuguesa destina-se a divulgar o trabalho realizado durante o estágio de pós-doutoramento (pesquisa pós-doutoral no exterior – estágio sênior) de Siane Gois Cavalcanti Rodrigues. O título desta nova publicação chama a atenção para a importância de que se reveste o trabalho em torno da expressão/produção escrita no âmbito do ensino e aprendizagem da língua materna. Aproveitamos para agradecer a todos os que tornaram possível a realização do estudo que deu origem a esta obra.UA Editora2019-12-12T10:07:37Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/27156por978-972-789-620-2Luciano, Dilma TavaresSá, Cristina Manuelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:52:36Zoai:ria.ua.pt:10773/27156Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:00:00.619590Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transversalidade IX: reflexões sobre a escrita |
title |
Transversalidade IX: reflexões sobre a escrita |
spellingShingle |
Transversalidade IX: reflexões sobre a escrita Luciano, Dilma Tavares Ensino da escrita Processos da escrita Desenvolvimento de competências Métodos pedagógicos Didática da escrita |
title_short |
Transversalidade IX: reflexões sobre a escrita |
title_full |
Transversalidade IX: reflexões sobre a escrita |
title_fullStr |
Transversalidade IX: reflexões sobre a escrita |
title_full_unstemmed |
Transversalidade IX: reflexões sobre a escrita |
title_sort |
Transversalidade IX: reflexões sobre a escrita |
author |
Luciano, Dilma Tavares |
author_facet |
Luciano, Dilma Tavares Sá, Cristina Manuela |
author_role |
author |
author2 |
Sá, Cristina Manuela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luciano, Dilma Tavares Sá, Cristina Manuela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da escrita Processos da escrita Desenvolvimento de competências Métodos pedagógicos Didática da escrita |
topic |
Ensino da escrita Processos da escrita Desenvolvimento de competências Métodos pedagógicos Didática da escrita |
description |
publicação intitulada Transversalidades IX: reflexões sobre o ensino da escrita destina-se a divulgar o trabalho realizado durante o estágio de pós-doutoramento (pesquisa pós-doutoral no exterior – estágio sênior) de Dilma Tavares Luciano, Professora Adjunta 4 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do Recife (Brasil), que decorreu entre julho de 2018 e junho de 2019. Esse trabalho de investigação foi levado a cabo sob a nossa orientação científica no âmbito da Linha 1 do Projeto Desenvolvimento de competências em língua do território: para uma educação em Português, subordinada ao tema Transversalidade e especificidade da língua portuguesa no currículo, em curso no LEIP (Laboratório de Investigação em Educação em Português).1 Recordamos que esta linha de investigação tem dois objetivos essenciais, para cuja concretização esta publicação dá o seu contributo: i) criar conhecimento relativo à natureza das competências transversais e específicas associadas à compreensão e produção escrita em língua materna; ii) definir estratégias didáticas capazes de promover o seu desenvolvimento em diferentes contextos educativos. Esta publicação – integrada na Série “Temas” da Coleção “Cadernos do LEIP” – é antecedida por três outras, que serviram finalidades semelhantes: - Uma publicada em 2015, sob o título Transversalidade IV: Contributos do manual de Português, em coautoria com Hérica Lima, resultado do trabalho desenvolvido no âmbito de um estágio de doutoramento (doutoradosanduíche no exterior), subordinado ao tema Livros didáticos de Português e formação inicial de professores; - Outra publicada em 2016, sob o título Transversalidade V: Desenvolvimento da oralidade em coautoria com Ewerton Luna, resultado do trabalho desenvolvido no âmbito de um estágio de doutoramento (doutorado-sanduíche no exterior), subordinado ao tema Reflexão sobre o tratamento didático da oralidade nos cursos de formação inicial do professor de Português; - Outra ainda publicada em 2019, sob o título Transversalidade VIII: fonética, fonologia e ensino da língua portuguesa destina-se a divulgar o trabalho realizado durante o estágio de pós-doutoramento (pesquisa pós-doutoral no exterior – estágio sênior) de Siane Gois Cavalcanti Rodrigues. O título desta nova publicação chama a atenção para a importância de que se reveste o trabalho em torno da expressão/produção escrita no âmbito do ensino e aprendizagem da língua materna. Aproveitamos para agradecer a todos os que tornaram possível a realização do estudo que deu origem a esta obra. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-12T10:07:37Z 2019-01-01T00:00:00Z 2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/27156 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/27156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-972-789-620-2 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UA Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UA Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137655063052288 |