Planeamento urbano e clima: adaptação ao efeito de ilha de calor urbano em Lisboa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/47975 |
Resumo: | Tese de mestrado integrado em Engenharia da Energia e Ambiente, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2020 |
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Planeamento urbano e clima: adaptação ao efeito de ilha de calor urbano em LisboaIlha de calorClima urbanoDesconforto térmicoMedidas de mitigaçãoEnvi-metTeses de mestrado - 2020Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia do AmbienteTese de mestrado integrado em Engenharia da Energia e Ambiente, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2020Devido às alterações climáticas e ao estilo de vida nas cidades modernas, tem sido dada crescente atenção à diferença que ocorre entre a temperatura ambiente dos centros urbanos e a das zonas periurbanas e rurais circundantes – fenómeno conhecido por Ilha de Calor Urbano (ICU). O efeito ICU ocorre devido ao desequilíbrio entre as componentes do balanço radiativo no meio urbano, causado por fatores como: a absorção e de radiação solar pela envolvente construtiva; a baixa presença de massas de água e de elementos arbóreos que promovam o arrefecimento evaporativo; a predominância de pavimentos impermeáveis; a configuração de ruas demasiado estreitas que sequestram o calor ou demasiado expostas sem elementos de ensombramento; a libertação de gases de exaustão por veículos, indústria e ares condicionados; entre outros. A presente dissertação tem como objetivos compreender os mecanismos que mais influenciam o efeito ICU no município de Lisboa e explorar medidas de minimização/adaptação ao mesmo, focando-se na modelação e avaliação, à microescala, de uma área consolidada (Alta de Lisboa, zona A) e de uma área expectante a intervencionar a médio-prazo (Entrecampos, zona B). Complementarmente, estimou-se o potencial de captura de CO2 antropogénico pelas árvores existentes nas áreas analisadas, com base em dados de tráfego rodoviário em hora de ponta provenientes de simulações VISUM para Lisboa. Este estudo partiu de uma revisão de literatura e levantamento de diversas medidas para a redução do efeito de ICU, de entre as quais foram selecionadas para modelação as mais custo-benéficas para as áreas em foco, tendo em conta possíveis condicionantes à intervenção local: instalação de um espelho de água junto aos edifícios, criação de um parque no mesmo local e aplicação de pintura de alto albedo no asfalto na zona A; e a colocação estratégica de árvores na zona B. A modelação computacional foi feita através do software ENVI-met© com recurso ao forçamento de variáveis constantes de séries de dados relativas ao ano meteorológico típico do clima recente e à sua projeção para o período 2060-2100 (IPCC AR4), obtidas via Meteonorm©. A análise comparativa da temperatura das superfícies, da temperatura do ar a 1,5 m e da temperatura fisiológica equivalente a 1,5 m indica que o espelho de água é uma das medidas com maior potencial em bairros semelhantes à zona A, dado que contribui para a redução do stress térmico na sua proximidade, podendo ocorrer projeção de ar arrefecido no sentido do vento. Já na zona B, é evidente o papel do sombreamento e da evapotranspiração realizada pelas árvores presentes ao longo dos caminhos pedonais. Estimou-se, também, um potencial de redução de CO2 atmosférico de 4,9 kg/árvore e de 37,8 kg/árvore para as zonas A e B, respetivamente.Due to the climate changes and the life style in the modern cities, there is given more and more attention to the difference of air temperature between urban centres and the surrounding peri-urban and rural areas – phenomenon known as Urban Heat Island (UHI). The UHI effect occurs due to the instability of the radioactive balance’s components in the urban environment, caused by factors like: the absorption and solar radiation from the buildings; less presence of water masses and tree elements that promote the evaporative cooling; the predominance of impermeable floors; the streets' configuration being extremely squeezed, causing the imprison of the heat, or are too exposed without shading elements; the release of the exhaust gases by vehicles, industry and air conditioners. This dissertation has the objectives of understood the mechanics that have higher influences in the UHI effect of Lisbon city and explore measures of minimization/adaptation to it, focusing in the modulation and evaluation, at microscale, of a consolidated area (Uptown Lisbon [in Portuguese: Alta de Lisboa], zone A) and of an expectant area to intervene in the medium term (Entrecampos, zone B). Complementarily, it was estimated the capturing potential of anthropogenic CO2 by existing trees in the analyzed areas, based on road traffic data in rush hour provided by VISUM simulations for Lisbon. This study started from a literature review and survey of various measures to reduce the UHI effect, among which were selected for modulation the ones more cost-effective to the focus areas, taking in account possible constraints on local intervention: installation of a water mirror next to the buildings, creation of a park in the same location, and application of high albedo paint on the asphalt in zone A; and the strategic placement of trees in zone B. The computing modulation was made using the software ENVI-met© with the use of forcing variables contained in data series for the typical meteorological year of the recent climate and its projection for the period 2060-2100 (IPCC AR4), obtained via Meteonorm©. The comparative analysis of soil temperature, air temperature at 1,5 m and physiological equivalent temperature at 1,5 m indicated that the water mirror is one measure with more potential in neighborhoods similar to zone A, because it contributes to the reduction of the thermal stress in its proximity, possibility making cooling air be projected towards the wind. In zone B, it is evident that the shading and the evapotranspiration released by trees presented along the pedestrian paths. It was, also, estimated a potential for reducing atmospheric CO2 by 4,9 kg/tree and 37,8 kg/tree for zones A and B, respectively.Brito, Miguel Centeno,1971-Freitas, Sara Regina Teixeira,1990-Repositório da Universidade de LisboaGuerreiro, Ricardo Jorge Grilo2021-05-18T14:50:18Z202020202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47975TID:202605663porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:51:09Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47975Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:55.309795Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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