Efeitos da intensificação do trabalho no ensino superior: da fragmentação à articulação entre investigação, ensino, gestão académica e transferência de conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carolina da Costa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pereira, Fátima, Lopes, Amélia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.6820
Resumo: O ensino superior português, atualmente, é marcado por transformações, em consequência da adaptação da educação às mudanças políticas, económicas e sociais do país. Fatores externos, portanto, reconfiguram as preocupações, as estruturas e os objetivos da universidade. Os professores sofrem o impacto dessas mudanças, respondendo a novas exigências e reconstruindo a sua identidade. Este artigo discute a identidade académica e as dimensões do trabalho do professor universitário – ensino, investigação, gestão académica e prestação de serviços à comunidade/transferência de conhecimento – face ao cenário atual de transformações. Recorrendo a narrativas de tipo biográfico e a um grupo de discussão focalizada, o caráter empírico do estudo centra-se na voz de professores da área da Educação de uma universidade pública portuguesa. Os resultados destacam a identidade académica delineada pela intensificação do trabalho e o desejo da articulação entre as dimensões do trabalho docente, visando romper a fragmentação da profissão. PALAVRAS-CHAVE Identidade académica; Transformações do ensino superior; Intensificação do trabalho docente; (Re)construção da identidade profissional   ABSTRACT Contemporary higher education is characterized by continuing alterations, as the educational system tends to follow economic, political and social changes in  Portugal.  In  consequence,  external  factors  reconfigure  universities concerns, structures and goals. These changes have a considerable impact on academic work while higher education teachers have to respond to new tasks. Therefore,  academic  identity  may  be  reconstructed.  This  study  aims  at understanding the academic identity related with the four areas of academic work – teaching, research, leadership activities and knowledge exchange – in the current changing higher education context. Focus group and biographical narratives  were  conducted  as  methodological  strategies.  The  participants were  academics  of  a  Department  of  Education  in  a  Portuguese  public university.  Results  highlight  work  intensification  as  a  defining  feature  of academic identity. Through data analysis, it is also possible to identify the desire of articulating the four areas of academic work in order to break up with the work fragmentation. KEYWORDS Academic identity; Higher education changes; Academic work intensification; Professional identity (re)construction
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