Se isto é uma educadora de infância: reflexão em torno da construção de uma identidade profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria de Lurdes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Caldeira, Ana Isabel Marreiros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/4566
Resumo: Centrado na prática profissional supervisionada, momento final do mestrado em Educação Pré-Escolar e fase inicial do desempenho docente, o presente artigo oferece uma reflexão em torno da construção da identidade profissional de uma educadora de infância. Partindo de uma breve e superficial incursão por alguns documentos oficiais, no sentido de averiguar das competências necessárias ao exercício da profissão de educador de infância, constata-se que há um núcleo comum que a enforma e lhe confere uma identidade. Entendida como um núcleo comum face ao qual todos os membros se identificam, a identidade profissional, indissociável das identidades pessoal e social, encerra em si todo um conjunto de identidades profissionais. Essa tentativa de entendimento teórico acerca do que é ser educador de infância surge de uma premente afirmação – se isto é uma educadora de infância – que serviu de mote à prática profissional supervisionada, revelando desde logo o seu caráter reflexivo. Só assim foi possível (re)pensar a prática como processo de construção de uma identidade profissional, mas também como momento de socialização profissional em que se cruzam saberes e competências.
id RCAP_087f535f65e8d601a95ab09398a72020
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4566
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Se isto é uma educadora de infância: reflexão em torno da construção de uma identidade profissionalPrática profissional supervisionadaIdentidade profissionalPrática pedagógica sustentadaAgência relacionalCentrado na prática profissional supervisionada, momento final do mestrado em Educação Pré-Escolar e fase inicial do desempenho docente, o presente artigo oferece uma reflexão em torno da construção da identidade profissional de uma educadora de infância. Partindo de uma breve e superficial incursão por alguns documentos oficiais, no sentido de averiguar das competências necessárias ao exercício da profissão de educador de infância, constata-se que há um núcleo comum que a enforma e lhe confere uma identidade. Entendida como um núcleo comum face ao qual todos os membros se identificam, a identidade profissional, indissociável das identidades pessoal e social, encerra em si todo um conjunto de identidades profissionais. Essa tentativa de entendimento teórico acerca do que é ser educador de infância surge de uma premente afirmação – se isto é uma educadora de infância – que serviu de mote à prática profissional supervisionada, revelando desde logo o seu caráter reflexivo. Só assim foi possível (re)pensar a prática como processo de construção de uma identidade profissional, mas também como momento de socialização profissional em que se cruzam saberes e competências.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa,RCIPLCosta, Maria de LurdesCaldeira, Ana Isabel Marreiros2015-05-21T10:30:09Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4566por978-989-95733-5-2info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:46:45Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4566Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:58.223167Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Se isto é uma educadora de infância: reflexão em torno da construção de uma identidade profissional
title Se isto é uma educadora de infância: reflexão em torno da construção de uma identidade profissional
spellingShingle Se isto é uma educadora de infância: reflexão em torno da construção de uma identidade profissional
Costa, Maria de Lurdes
Prática profissional supervisionada
Identidade profissional
Prática pedagógica sustentada
Agência relacional
title_short Se isto é uma educadora de infância: reflexão em torno da construção de uma identidade profissional
title_full Se isto é uma educadora de infância: reflexão em torno da construção de uma identidade profissional
title_fullStr Se isto é uma educadora de infância: reflexão em torno da construção de uma identidade profissional
title_full_unstemmed Se isto é uma educadora de infância: reflexão em torno da construção de uma identidade profissional
title_sort Se isto é uma educadora de infância: reflexão em torno da construção de uma identidade profissional
author Costa, Maria de Lurdes
author_facet Costa, Maria de Lurdes
Caldeira, Ana Isabel Marreiros
author_role author
author2 Caldeira, Ana Isabel Marreiros
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maria de Lurdes
Caldeira, Ana Isabel Marreiros
dc.subject.por.fl_str_mv Prática profissional supervisionada
Identidade profissional
Prática pedagógica sustentada
Agência relacional
topic Prática profissional supervisionada
Identidade profissional
Prática pedagógica sustentada
Agência relacional
description Centrado na prática profissional supervisionada, momento final do mestrado em Educação Pré-Escolar e fase inicial do desempenho docente, o presente artigo oferece uma reflexão em torno da construção da identidade profissional de uma educadora de infância. Partindo de uma breve e superficial incursão por alguns documentos oficiais, no sentido de averiguar das competências necessárias ao exercício da profissão de educador de infância, constata-se que há um núcleo comum que a enforma e lhe confere uma identidade. Entendida como um núcleo comum face ao qual todos os membros se identificam, a identidade profissional, indissociável das identidades pessoal e social, encerra em si todo um conjunto de identidades profissionais. Essa tentativa de entendimento teórico acerca do que é ser educador de infância surge de uma premente afirmação – se isto é uma educadora de infância – que serviu de mote à prática profissional supervisionada, revelando desde logo o seu caráter reflexivo. Só assim foi possível (re)pensar a prática como processo de construção de uma identidade profissional, mas também como momento de socialização profissional em que se cruzam saberes e competências.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-21T10:30:09Z
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/4566
url http://hdl.handle.net/10400.21/4566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-95733-5-2
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa,
publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa,
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133396729856000