Desenvolvimento sustentável nas comunidades tradicionais produtoras amapaenses : as escolas família do Amapá com o Instituto Terroá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Ana Luísa Bastos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/30148
Resumo: Mestrado Bolonha em Desenvolvimento e Cooperação Internacional
id RCAP_08842daeb0fbbdeb837ed1afea8eeb77
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/30148
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento sustentável nas comunidades tradicionais produtoras amapaenses : as escolas família do Amapá com o Instituto TerroáEducação do campoDesenvolvimento SustentávelEconomias alternativasRural educationSustainable DevelopmentAlternative economic developmentMestrado Bolonha em Desenvolvimento e Cooperação InternacionalO presente relatório visa apresentar a reflexão sobre o aprendizado no Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional e as atividades realizadas durante o período de estágio com o Instituto Terroá. Face às dificuldades encontradas pelas Escolas Família do estado do Amapá quanto ao financiamento público e privado, o projeto “Fortalecimento das Escolas do Campo em prol do desenvolvimento de territórios no Amapá” foi pensado para apoiar as EFAs e com elas construir ações a fim de fortalecer a educação do campo e consequentemente o desenvolvimento sustentável na região Amapaense. Assim, o acompanhamento e visitas às escolas foi efetuado a fim de compreender as relações existentes, os limites que se destacam, a organização e articulação destas comunidades num contexto particular para o sucesso da implementação do projeto.The purpose of this report is to present a reflection between the learnings from the Master’s Degree in Development and International Cooperation and the activities carried out during the internship close to Instituto Terroá. Regarding the difficulties encountered by the Family Schools, located in the state of Amapá, in terms of public and private funding, the project "Strengthening Rural Schools in favor of the development of territories in Amapá" was designed to support the School Families and build actions with them in order to strengthen rural education and consequently sustainable development in the Amapá region. In this way, schools were monitored and visited in order to understand the existing partner relationships, the limits that stand out, the organization and articulation of these communities in a particular context for the successful implementation of the project.Instituto Superior de Economia e GestãoCoelho, ManuelRepositório da Universidade de LisboaSoares, Ana Luísa Bastos2023-102023-10-01T00:00:00Z2024-08-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/30148porSoares, Ana Luísa Bastos (2023). “Desenvolvimento sustentável nas comunidades tradicionais produtoras amapaenses : as escolas família do Amapá com o Instituto Terroá”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:32:01Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/30148Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:38:44.520715Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento sustentável nas comunidades tradicionais produtoras amapaenses : as escolas família do Amapá com o Instituto Terroá
title Desenvolvimento sustentável nas comunidades tradicionais produtoras amapaenses : as escolas família do Amapá com o Instituto Terroá
spellingShingle Desenvolvimento sustentável nas comunidades tradicionais produtoras amapaenses : as escolas família do Amapá com o Instituto Terroá
Soares, Ana Luísa Bastos
Educação do campo
Desenvolvimento Sustentável
Economias alternativas
Rural education
Sustainable Development
Alternative economic development
title_short Desenvolvimento sustentável nas comunidades tradicionais produtoras amapaenses : as escolas família do Amapá com o Instituto Terroá
title_full Desenvolvimento sustentável nas comunidades tradicionais produtoras amapaenses : as escolas família do Amapá com o Instituto Terroá
title_fullStr Desenvolvimento sustentável nas comunidades tradicionais produtoras amapaenses : as escolas família do Amapá com o Instituto Terroá
title_full_unstemmed Desenvolvimento sustentável nas comunidades tradicionais produtoras amapaenses : as escolas família do Amapá com o Instituto Terroá
title_sort Desenvolvimento sustentável nas comunidades tradicionais produtoras amapaenses : as escolas família do Amapá com o Instituto Terroá
author Soares, Ana Luísa Bastos
author_facet Soares, Ana Luísa Bastos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Manuel
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Ana Luísa Bastos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo
Desenvolvimento Sustentável
Economias alternativas
Rural education
Sustainable Development
Alternative economic development
topic Educação do campo
Desenvolvimento Sustentável
Economias alternativas
Rural education
Sustainable Development
Alternative economic development
description Mestrado Bolonha em Desenvolvimento e Cooperação Internacional
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10
2023-10-01T00:00:00Z
2024-08-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/30148
url http://hdl.handle.net/10400.5/30148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Soares, Ana Luísa Bastos (2023). “Desenvolvimento sustentável nas comunidades tradicionais produtoras amapaenses : as escolas família do Amapá com o Instituto Terroá”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137438360141824