O uso do microscópio como ferramenta motivacional para a aprendizagem das ciências naturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Catarina Losa Capitão de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1520
Resumo: Neste relatório final é apresentado o trabalho desenvolvido no âmbito da PES II, na qual foi desenvolvida uma investigação na disciplina de Ciências Naturais. A observação realizada durante o desenvolvimento da PES II, com uma turma do 5º ano de escolaridade, permitiu constatar a existência de comportamentos menos satisfatórios associados à falta de motivação e interesse que muitos alunos apresentavam para as atividades escolares. Com o intuito de reverter esta situação, e tendo em conta o tema a lecionar “A célula – unidade da vida”, optou-se pela realização de aulas práticas com utilização do microscópio ótico. O objetivo era motivar os alunos, envolvendo-os mais nas suas aprendizagens e assim melhorar o seu comportamento em sala de aula. Para aferir dos resultados alcançados foi realizada uma investigação de cariz qualitativo. Os métodos de recolha de dados utilizados foram os característicos deste tipo de investigação, nomeadamente a observação participante, inquérito por questionário e por entrevista, notas de campo e análise documental. A intervenção pedagógica foi realizada ao longo de seis aulas, sendo que a primeira aula foi dedicada à introdução do tema a trabalhar e a última aula à realização de uma síntese acerca do mesmo. As restantes aulas foram dedicadas à realização de atividades práticas com o uso do Microscópio Ótico. A análise dos dados obtidos aponta no sentido de que o uso do Microscópio Ótico contribui para aumentar a motivação dos alunos nas aulas de Ciências Naturais e, consequentemente melhorar o seu comportamento em sala de aula.
id RCAP_088b93a2d160dbee508d2e137158f4cb
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1520
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso do microscópio como ferramenta motivacional para a aprendizagem das ciências naturaisMotivaçãoEnsino-aprendizagemMicroscópio óticoCiências naturaisMotivationTeaching and learningOptical microscopeNatural scienceNeste relatório final é apresentado o trabalho desenvolvido no âmbito da PES II, na qual foi desenvolvida uma investigação na disciplina de Ciências Naturais. A observação realizada durante o desenvolvimento da PES II, com uma turma do 5º ano de escolaridade, permitiu constatar a existência de comportamentos menos satisfatórios associados à falta de motivação e interesse que muitos alunos apresentavam para as atividades escolares. Com o intuito de reverter esta situação, e tendo em conta o tema a lecionar “A célula – unidade da vida”, optou-se pela realização de aulas práticas com utilização do microscópio ótico. O objetivo era motivar os alunos, envolvendo-os mais nas suas aprendizagens e assim melhorar o seu comportamento em sala de aula. Para aferir dos resultados alcançados foi realizada uma investigação de cariz qualitativo. Os métodos de recolha de dados utilizados foram os característicos deste tipo de investigação, nomeadamente a observação participante, inquérito por questionário e por entrevista, notas de campo e análise documental. A intervenção pedagógica foi realizada ao longo de seis aulas, sendo que a primeira aula foi dedicada à introdução do tema a trabalhar e a última aula à realização de uma síntese acerca do mesmo. As restantes aulas foram dedicadas à realização de atividades práticas com o uso do Microscópio Ótico. A análise dos dados obtidos aponta no sentido de que o uso do Microscópio Ótico contribui para aumentar a motivação dos alunos nas aulas de Ciências Naturais e, consequentemente melhorar o seu comportamento em sala de aula.This final report presents the work done within the PES II, in which an investigation was developed in the discipline of Natural Sciences. The observation made during the development of PES II, with a 5th grade class, revealed the existence of less satisfactory behaviors associated with a lack of motivation and interest that many students had towards school activities. In order to reverse this situation and taking into account the subject to teach "The cell - unity of life", we opted for conducting practical classes using the optical microscope. The goal was to motivate students by involving them more in their learning and thus improving their behavior in the classroom. To assess the results achieved a qualitative research was conducted. Data collection methods used were the characteristic of this type of research, including participant observation, questionnaire survey and interview, field notes and document analysis. The educational intervention was carried out over six classes. The first class was dedicated to the introduction of the theme to work and the last class to carry out a summary about it. The remaining classes were dedicated to practical activities using the optical microscope. The data analysis points towards that the use of Optical Microscope helps to increase the motivation of students in natural science classes and consequently improve their behavior in the classroom.2016-04-12T16:15:54Z2016-03-29T00:00:00Z2016-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1520TID:201661373porAbreu, Catarina Losa Capitão deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:40:38Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1520Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:11.877407Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso do microscópio como ferramenta motivacional para a aprendizagem das ciências naturais
title O uso do microscópio como ferramenta motivacional para a aprendizagem das ciências naturais
spellingShingle O uso do microscópio como ferramenta motivacional para a aprendizagem das ciências naturais
Abreu, Catarina Losa Capitão de
Motivação
Ensino-aprendizagem
Microscópio ótico
Ciências naturais
Motivation
Teaching and learning
Optical microscope
Natural science
title_short O uso do microscópio como ferramenta motivacional para a aprendizagem das ciências naturais
title_full O uso do microscópio como ferramenta motivacional para a aprendizagem das ciências naturais
title_fullStr O uso do microscópio como ferramenta motivacional para a aprendizagem das ciências naturais
title_full_unstemmed O uso do microscópio como ferramenta motivacional para a aprendizagem das ciências naturais
title_sort O uso do microscópio como ferramenta motivacional para a aprendizagem das ciências naturais
author Abreu, Catarina Losa Capitão de
author_facet Abreu, Catarina Losa Capitão de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Catarina Losa Capitão de
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Ensino-aprendizagem
Microscópio ótico
Ciências naturais
Motivation
Teaching and learning
Optical microscope
Natural science
topic Motivação
Ensino-aprendizagem
Microscópio ótico
Ciências naturais
Motivation
Teaching and learning
Optical microscope
Natural science
description Neste relatório final é apresentado o trabalho desenvolvido no âmbito da PES II, na qual foi desenvolvida uma investigação na disciplina de Ciências Naturais. A observação realizada durante o desenvolvimento da PES II, com uma turma do 5º ano de escolaridade, permitiu constatar a existência de comportamentos menos satisfatórios associados à falta de motivação e interesse que muitos alunos apresentavam para as atividades escolares. Com o intuito de reverter esta situação, e tendo em conta o tema a lecionar “A célula – unidade da vida”, optou-se pela realização de aulas práticas com utilização do microscópio ótico. O objetivo era motivar os alunos, envolvendo-os mais nas suas aprendizagens e assim melhorar o seu comportamento em sala de aula. Para aferir dos resultados alcançados foi realizada uma investigação de cariz qualitativo. Os métodos de recolha de dados utilizados foram os característicos deste tipo de investigação, nomeadamente a observação participante, inquérito por questionário e por entrevista, notas de campo e análise documental. A intervenção pedagógica foi realizada ao longo de seis aulas, sendo que a primeira aula foi dedicada à introdução do tema a trabalhar e a última aula à realização de uma síntese acerca do mesmo. As restantes aulas foram dedicadas à realização de atividades práticas com o uso do Microscópio Ótico. A análise dos dados obtidos aponta no sentido de que o uso do Microscópio Ótico contribui para aumentar a motivação dos alunos nas aulas de Ciências Naturais e, consequentemente melhorar o seu comportamento em sala de aula.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-12T16:15:54Z
2016-03-29T00:00:00Z
2016-03-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1520
TID:201661373
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1520
identifier_str_mv TID:201661373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131527205879808