O lobbying como alavanca nas estratégias de marketing político : o caso de António Guterres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cananão, Inês Castanheira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19036
Resumo: Mestrado em Marketing
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spelling O lobbying como alavanca nas estratégias de marketing político : o caso de António GuterresLobbyingMarketing PolíticoONULobbying indiretoLobbying diretoAntónio GuterresPolitical MarketingGrass roots lobbyingDirect lobbyingAntónio GuterresMestrado em MarketingA questão do lobbying tem ganho cada vez maior importância na União Europeia. No entanto, e apesar de ser uma atividade legítima continua a ser em Portugal e noutros tantos países um assunto taboo. As sociedades menos abertas a adaptações têm dificuldade em evoluir. As ferramentas que temos ao nosso dispor para gerir a vida democrática são transversais à manifestação humana, e ainda assim, mal compreendidas. A necessidade de transparência subjacente à temática é o que trava a sua regulamentação em Portugal. A palavra-chave que liga os dois conceitos, é pressão. Enraizada na natureza do lobbying e circunscrita ao marketing. O exercício de lobbying é visto como o conjunto de atividades que procuram exercer pressão, direta ou indiretamente, sobre os poderes políticos. O marketing, é visto como uma perigosa tecnologia, tornando possível a venda de algo a uma pessoa que não o queira, e que até possa vir a ser prejudicial para a mesma. Das duas formas, o interesse subentendido na ação de quem exerce o poder é satisfeito através de persuasão. Posto isto, o presente estudo tem como propósito a compreensão do movimento sinérgico entre a áreas de marketing político e lobbying. Para a recolha de dados primários escolheu-se a plataforma digital: páginas web de Jornais Nacionais e Internacionais. Através da construção e análise do case study referente à ascensão do Eng. António Guterres ao cargo de secretário-geral das Nações Unidas e entrevistas em profundidade, os resultados deste estudo comprovam as proposições conjeturadas, e respondem à questão de investigação.The issue of lobbying is gaining more and more ground in the European Union. However, despite being a legitimate activity, it is still a taboo subject in Portugal and other countries. The truth is, societies that are less open to adaptations have difficulty evolving. The tools we have available to regulate democratic life cut across must human social activities, yet they are often poorly understood or even misunderstood. The need for transparency underlying the theme is what hinders its regulation in Portugal. A keyword that connects the two concepts is pressure. Rooted in the nature of lobbying and circumscribed to marketing. Lobbying is seen as the set of activities that aim to put pressure, directly or indirectly, on political powers. Marketing, viewed as a dangerous technology, makes it possible to sell something to a person who doesn't want it, and that could even become harmful to them. Either way, the implied interest in the action of the power-taker is satisfied through persuasion. That being said, the purpose of this study is to understand the synergic movement between lobbying and political marketing. For the collection of primary data, the digital platform was chosen: national and international newspaper web pages. Through the construction and analysis of the case study regarding the rise of Eng. António Guterres to the post of Secretary-General of the United Nations and in-depth interviews, the results of this study confirm the conjectured propositions and answer the research question.Instituto Superior de Economia e GestãoCastro, Luís Mota deRepositório da Universidade de LisboaCananão, Inês Castanheira2020-06-16T00:30:13Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19036porCananão, Inês Castanheira (2019). "O lobbying como alavanca nas estratégias de marketing político : o caso de António Guterres". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:33Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19036Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:59.367708Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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