Relatório final
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12700 |
Resumo: | O relatório final foi um trabalho proposto e realizado no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação de Coimbra. Os seus principais objetivos foram a demonstração e análise de conhecimentos adquiridos ao longo do período de formação e de estágio, com vista a aquisição do grau de mestre. Este relatório final iniciar-se-á com uma a descrição e análise crítico-reflexiva relativamente ao contexto e ao processo de estágio. Nestas estão contidos os seguintes aspetos: a caracterização da instituição, a caracterização do grupo e da sala e sua respetiva dinâmica, a metodologia e o currículo, as primeiras experiências enquanto estagiária, e, por fim, as acções que eu as minhas colegas de estágio concretizámos, na entidade de estágio, no âmbito do projeto desenvolvido com as crianças. De seguida, serão apresentadas neste relatório as cinco experiências-chave que eu selecionei como aspectos relevantes no meu processo formativo. A primeira experiência corresponde à componente investigativa, Abordagem Mosaico, e as temáticas seguintes serão: a documentação em Reggio Emília, o síndrome de asperger versus autismo, o desenho infantil e a importância da relação pais-escola. Por último, encontrar-se-á uma síntese reflexiva relativamente a todo o percurso de formação, incluindo experiências e aprendizagens de estágio, e a todos os aspectos fulcrais das experiências evidenciadas anteriormente. |
id |
RCAP_08a4d4c36c942776720f410d2080755e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12700 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório finalEducação Pré-EscolarPrática PedagógicaPráticas EducativasO relatório final foi um trabalho proposto e realizado no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação de Coimbra. Os seus principais objetivos foram a demonstração e análise de conhecimentos adquiridos ao longo do período de formação e de estágio, com vista a aquisição do grau de mestre. Este relatório final iniciar-se-á com uma a descrição e análise crítico-reflexiva relativamente ao contexto e ao processo de estágio. Nestas estão contidos os seguintes aspetos: a caracterização da instituição, a caracterização do grupo e da sala e sua respetiva dinâmica, a metodologia e o currículo, as primeiras experiências enquanto estagiária, e, por fim, as acções que eu as minhas colegas de estágio concretizámos, na entidade de estágio, no âmbito do projeto desenvolvido com as crianças. De seguida, serão apresentadas neste relatório as cinco experiências-chave que eu selecionei como aspectos relevantes no meu processo formativo. A primeira experiência corresponde à componente investigativa, Abordagem Mosaico, e as temáticas seguintes serão: a documentação em Reggio Emília, o síndrome de asperger versus autismo, o desenho infantil e a importância da relação pais-escola. Por último, encontrar-se-á uma síntese reflexiva relativamente a todo o percurso de formação, incluindo experiências e aprendizagens de estágio, e a todos os aspectos fulcrais das experiências evidenciadas anteriormente.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Repositório ComumRuivo, Mafalda do Vale Moura Macedo2016-03-24T12:23:53Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12700201334763porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:46Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12700Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:51.255479Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final |
title |
Relatório final |
spellingShingle |
Relatório final Ruivo, Mafalda do Vale Moura Macedo Educação Pré-Escolar Prática Pedagógica Práticas Educativas |
title_short |
Relatório final |
title_full |
Relatório final |
title_fullStr |
Relatório final |
title_full_unstemmed |
Relatório final |
title_sort |
Relatório final |
author |
Ruivo, Mafalda do Vale Moura Macedo |
author_facet |
Ruivo, Mafalda do Vale Moura Macedo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ruivo, Mafalda do Vale Moura Macedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Prática Pedagógica Práticas Educativas |
topic |
Educação Pré-Escolar Prática Pedagógica Práticas Educativas |
description |
O relatório final foi um trabalho proposto e realizado no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação de Coimbra. Os seus principais objetivos foram a demonstração e análise de conhecimentos adquiridos ao longo do período de formação e de estágio, com vista a aquisição do grau de mestre. Este relatório final iniciar-se-á com uma a descrição e análise crítico-reflexiva relativamente ao contexto e ao processo de estágio. Nestas estão contidos os seguintes aspetos: a caracterização da instituição, a caracterização do grupo e da sala e sua respetiva dinâmica, a metodologia e o currículo, as primeiras experiências enquanto estagiária, e, por fim, as acções que eu as minhas colegas de estágio concretizámos, na entidade de estágio, no âmbito do projeto desenvolvido com as crianças. De seguida, serão apresentadas neste relatório as cinco experiências-chave que eu selecionei como aspectos relevantes no meu processo formativo. A primeira experiência corresponde à componente investigativa, Abordagem Mosaico, e as temáticas seguintes serão: a documentação em Reggio Emília, o síndrome de asperger versus autismo, o desenho infantil e a importância da relação pais-escola. Por último, encontrar-se-á uma síntese reflexiva relativamente a todo o percurso de formação, incluindo experiências e aprendizagens de estágio, e a todos os aspectos fulcrais das experiências evidenciadas anteriormente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014-01-01T00:00:00Z 2016-03-24T12:23:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/12700 201334763 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/12700 |
identifier_str_mv |
201334763 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130014326718464 |