Relatório final

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruivo, Mafalda do Vale Moura Macedo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12700
Resumo: O relatório final foi um trabalho proposto e realizado no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação de Coimbra. Os seus principais objetivos foram a demonstração e análise de conhecimentos adquiridos ao longo do período de formação e de estágio, com vista a aquisição do grau de mestre. Este relatório final iniciar-se-á com uma a descrição e análise crítico-reflexiva relativamente ao contexto e ao processo de estágio. Nestas estão contidos os seguintes aspetos: a caracterização da instituição, a caracterização do grupo e da sala e sua respetiva dinâmica, a metodologia e o currículo, as primeiras experiências enquanto estagiária, e, por fim, as acções que eu as minhas colegas de estágio concretizámos, na entidade de estágio, no âmbito do projeto desenvolvido com as crianças. De seguida, serão apresentadas neste relatório as cinco experiências-chave que eu selecionei como aspectos relevantes no meu processo formativo. A primeira experiência corresponde à componente investigativa, Abordagem Mosaico, e as temáticas seguintes serão: a documentação em Reggio Emília, o síndrome de asperger versus autismo, o desenho infantil e a importância da relação pais-escola. Por último, encontrar-se-á uma síntese reflexiva relativamente a todo o percurso de formação, incluindo experiências e aprendizagens de estágio, e a todos os aspectos fulcrais das experiências evidenciadas anteriormente.
id RCAP_08a4d4c36c942776720f410d2080755e
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12700
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório finalEducação Pré-EscolarPrática PedagógicaPráticas EducativasO relatório final foi um trabalho proposto e realizado no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação de Coimbra. Os seus principais objetivos foram a demonstração e análise de conhecimentos adquiridos ao longo do período de formação e de estágio, com vista a aquisição do grau de mestre. Este relatório final iniciar-se-á com uma a descrição e análise crítico-reflexiva relativamente ao contexto e ao processo de estágio. Nestas estão contidos os seguintes aspetos: a caracterização da instituição, a caracterização do grupo e da sala e sua respetiva dinâmica, a metodologia e o currículo, as primeiras experiências enquanto estagiária, e, por fim, as acções que eu as minhas colegas de estágio concretizámos, na entidade de estágio, no âmbito do projeto desenvolvido com as crianças. De seguida, serão apresentadas neste relatório as cinco experiências-chave que eu selecionei como aspectos relevantes no meu processo formativo. A primeira experiência corresponde à componente investigativa, Abordagem Mosaico, e as temáticas seguintes serão: a documentação em Reggio Emília, o síndrome de asperger versus autismo, o desenho infantil e a importância da relação pais-escola. Por último, encontrar-se-á uma síntese reflexiva relativamente a todo o percurso de formação, incluindo experiências e aprendizagens de estágio, e a todos os aspectos fulcrais das experiências evidenciadas anteriormente.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Repositório ComumRuivo, Mafalda do Vale Moura Macedo2016-03-24T12:23:53Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12700201334763porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:46Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12700Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:51.255479Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final
title Relatório final
spellingShingle Relatório final
Ruivo, Mafalda do Vale Moura Macedo
Educação Pré-Escolar
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
title_short Relatório final
title_full Relatório final
title_fullStr Relatório final
title_full_unstemmed Relatório final
title_sort Relatório final
author Ruivo, Mafalda do Vale Moura Macedo
author_facet Ruivo, Mafalda do Vale Moura Macedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruivo, Mafalda do Vale Moura Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
topic Educação Pré-Escolar
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
description O relatório final foi um trabalho proposto e realizado no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação de Coimbra. Os seus principais objetivos foram a demonstração e análise de conhecimentos adquiridos ao longo do período de formação e de estágio, com vista a aquisição do grau de mestre. Este relatório final iniciar-se-á com uma a descrição e análise crítico-reflexiva relativamente ao contexto e ao processo de estágio. Nestas estão contidos os seguintes aspetos: a caracterização da instituição, a caracterização do grupo e da sala e sua respetiva dinâmica, a metodologia e o currículo, as primeiras experiências enquanto estagiária, e, por fim, as acções que eu as minhas colegas de estágio concretizámos, na entidade de estágio, no âmbito do projeto desenvolvido com as crianças. De seguida, serão apresentadas neste relatório as cinco experiências-chave que eu selecionei como aspectos relevantes no meu processo formativo. A primeira experiência corresponde à componente investigativa, Abordagem Mosaico, e as temáticas seguintes serão: a documentação em Reggio Emília, o síndrome de asperger versus autismo, o desenho infantil e a importância da relação pais-escola. Por último, encontrar-se-á uma síntese reflexiva relativamente a todo o percurso de formação, incluindo experiências e aprendizagens de estágio, e a todos os aspectos fulcrais das experiências evidenciadas anteriormente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014-01-01T00:00:00Z
2016-03-24T12:23:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/12700
201334763
url http://hdl.handle.net/10400.26/12700
identifier_str_mv 201334763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130014326718464