Gestão comercial de constrangimentos na entrega de veículos automóveis na Caetano Auto Aveiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Rafael Santos Almeida de Castro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/40708
Resumo: Um conjunto de fatores económicos internacionais conduziram à carência global de semicondutores, material indispensável à produção de artigos eletrónicos, originando uma crise na produção automóvel, que já se arrasta desde o ano 2020. Na Caetano Auto Aveiro, uma das plataformas comerciais da Caetano Auto, empresa pertencente ao Grupo Salvador Caetano, que comercializa e repara viaturas novas e seminovas, das marcas Toyota e Lexus, a oferta de modelos e versões encontra-se limitada, a entrega de viaturas novas após encomenda encontra-se demorada e regista-se uma tendência crescente dos preços das viaturas e dos custos do financiamento. A análise de documentação interna desta concessão mostra o impacto causado pelos prazos de entrega alargados na perda de oportunidades de negócio, nos últimos três anos, e assinala um desfasamento entre veículos encomendados e veículos em stock. No âmbito da gestão de relacionamento com o cliente apresentam-se soluções que visam reforçar o vínculo entre o cliente e a marca, através da: influência na decisão do cliente sobre a escolha do veículo, de modo a reduzir as encomendas de viaturas com longos prazos de entrega; acompanhamento do cliente durante o tempo de espera após encomenda, de modo a estabelecer uma relação de confiança; e surpreendimento do cliente quando recebe o seu veículo.
id RCAP_08a9cc445de0c40d779778daf76cd5f8
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/40708
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão comercial de constrangimentos na entrega de veículos automóveis na Caetano Auto AveiroClientesGestão comercialMercado automóvelUm conjunto de fatores económicos internacionais conduziram à carência global de semicondutores, material indispensável à produção de artigos eletrónicos, originando uma crise na produção automóvel, que já se arrasta desde o ano 2020. Na Caetano Auto Aveiro, uma das plataformas comerciais da Caetano Auto, empresa pertencente ao Grupo Salvador Caetano, que comercializa e repara viaturas novas e seminovas, das marcas Toyota e Lexus, a oferta de modelos e versões encontra-se limitada, a entrega de viaturas novas após encomenda encontra-se demorada e regista-se uma tendência crescente dos preços das viaturas e dos custos do financiamento. A análise de documentação interna desta concessão mostra o impacto causado pelos prazos de entrega alargados na perda de oportunidades de negócio, nos últimos três anos, e assinala um desfasamento entre veículos encomendados e veículos em stock. No âmbito da gestão de relacionamento com o cliente apresentam-se soluções que visam reforçar o vínculo entre o cliente e a marca, através da: influência na decisão do cliente sobre a escolha do veículo, de modo a reduzir as encomendas de viaturas com longos prazos de entrega; acompanhamento do cliente durante o tempo de espera após encomenda, de modo a estabelecer uma relação de confiança; e surpreendimento do cliente quando recebe o seu veículo.Several economic factors have led to a global shortage of semiconductors which are crucial materials used in manufacturing electronic devices, thus creating a crisis in automobile production that has been lingering since 2020. The trading platform Caetano Auto Aveiro, from Caetano Auto, a company in the Salvador Caetano Group, trades and repairs Toyota and Lexus vehicles, new and used. Clients are now required to deal with new car delays, limited car models supply and escalating prices regarding both cars and financing. Administrative records from this company have shown how new car delays have impacted business opportunities for the last three years. A mismatch between ordered vehicles and vehicles available in stock has also been taken into evidence. A combination of original strategies and practices set to improve customer service relationships and boost brand loyalty have been considered. The intention is to reduce new car delays by influencing the decision-making process regarding the customer´s choice. Updating delivery status on ordered cars should also be available. Finally, there is an intention to catch car clients unexpectedly and make them feel unique when they arrive at the car dealership to collect their new car.2024-02-14T15:22:48Z2023-12-15T00:00:00Z2023-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/40708porValente, Rafael Santos Almeida de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:19:43Zoai:ria.ua.pt:10773/40708Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:10:37.126929Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão comercial de constrangimentos na entrega de veículos automóveis na Caetano Auto Aveiro
title Gestão comercial de constrangimentos na entrega de veículos automóveis na Caetano Auto Aveiro
spellingShingle Gestão comercial de constrangimentos na entrega de veículos automóveis na Caetano Auto Aveiro
Valente, Rafael Santos Almeida de Castro
Clientes
Gestão comercial
Mercado automóvel
title_short Gestão comercial de constrangimentos na entrega de veículos automóveis na Caetano Auto Aveiro
title_full Gestão comercial de constrangimentos na entrega de veículos automóveis na Caetano Auto Aveiro
title_fullStr Gestão comercial de constrangimentos na entrega de veículos automóveis na Caetano Auto Aveiro
title_full_unstemmed Gestão comercial de constrangimentos na entrega de veículos automóveis na Caetano Auto Aveiro
title_sort Gestão comercial de constrangimentos na entrega de veículos automóveis na Caetano Auto Aveiro
author Valente, Rafael Santos Almeida de Castro
author_facet Valente, Rafael Santos Almeida de Castro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Rafael Santos Almeida de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Clientes
Gestão comercial
Mercado automóvel
topic Clientes
Gestão comercial
Mercado automóvel
description Um conjunto de fatores económicos internacionais conduziram à carência global de semicondutores, material indispensável à produção de artigos eletrónicos, originando uma crise na produção automóvel, que já se arrasta desde o ano 2020. Na Caetano Auto Aveiro, uma das plataformas comerciais da Caetano Auto, empresa pertencente ao Grupo Salvador Caetano, que comercializa e repara viaturas novas e seminovas, das marcas Toyota e Lexus, a oferta de modelos e versões encontra-se limitada, a entrega de viaturas novas após encomenda encontra-se demorada e regista-se uma tendência crescente dos preços das viaturas e dos custos do financiamento. A análise de documentação interna desta concessão mostra o impacto causado pelos prazos de entrega alargados na perda de oportunidades de negócio, nos últimos três anos, e assinala um desfasamento entre veículos encomendados e veículos em stock. No âmbito da gestão de relacionamento com o cliente apresentam-se soluções que visam reforçar o vínculo entre o cliente e a marca, através da: influência na decisão do cliente sobre a escolha do veículo, de modo a reduzir as encomendas de viaturas com longos prazos de entrega; acompanhamento do cliente durante o tempo de espera após encomenda, de modo a estabelecer uma relação de confiança; e surpreendimento do cliente quando recebe o seu veículo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-15T00:00:00Z
2023-12-15
2024-02-14T15:22:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/40708
url http://hdl.handle.net/10773/40708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137757193306112