Uma abordagem microssociológica de sala da aula, no âmbito da aprendizagem das ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/rpe.3040 |
Resumo: | Problematizamos neste artigo, em termos sociológicos, numa abordagem próxima da metodologia do processo-produto, em que medida certas características fundamentais do professor condicionam as estratégias de estudo dos seus alunos e os resultados alcançados em ciências. Trabalhámos com uma amostra, de vinte e quatro professores e 651 dos seus alunos, representativa das escolas do Concelho de Olhão, Distrito de Faro. Os resultados indicam que os níveis relacionais que os professores estabelecem com os seus alunos são fundamentais para perceber os seus resultados, correspondendo os melhores níveis relacionais das turmas com o professor, tendencialmente, aos resultados mais profícuos por parte dos alunos. A dimensão relacional contudo, é insuficiente para definir uma prática pedagógica eficaz, sendo muito importante, a ponto de constituir-se como uma pré-condição, a dimensão disciplinar ou normativa. Garantidos este contexto relacional e normativo, destacam-se os debates em sala de aula, com ampla participação dos alunos, como um outro elemento fundamental a referir no âmbito da eficácia do professor. Palavras-chave Aprendizagem em ciências; Estratégias de estudo; Eficácia do professor |
id |
RCAP_08ac247671c97a686c8c1072493ec070 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3040 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma abordagem microssociológica de sala da aula, no âmbito da aprendizagem das ciênciasUNE APPROCHE SOCIOLOGIQUE SUR LʼEFFICACITÉ DE LʼENSEIGNANT, EN CE QUI CONCERNE LʼAPPRENTISSAGE DE LA SCIENCEUma abordagem microssociológica de sala da aula, no âmbito da aprendizagem das ciênciasArtigosProblematizamos neste artigo, em termos sociológicos, numa abordagem próxima da metodologia do processo-produto, em que medida certas características fundamentais do professor condicionam as estratégias de estudo dos seus alunos e os resultados alcançados em ciências. Trabalhámos com uma amostra, de vinte e quatro professores e 651 dos seus alunos, representativa das escolas do Concelho de Olhão, Distrito de Faro. Os resultados indicam que os níveis relacionais que os professores estabelecem com os seus alunos são fundamentais para perceber os seus resultados, correspondendo os melhores níveis relacionais das turmas com o professor, tendencialmente, aos resultados mais profícuos por parte dos alunos. A dimensão relacional contudo, é insuficiente para definir uma prática pedagógica eficaz, sendo muito importante, a ponto de constituir-se como uma pré-condição, a dimensão disciplinar ou normativa. Garantidos este contexto relacional e normativo, destacam-se os debates em sala de aula, com ampla participação dos alunos, como um outro elemento fundamental a referir no âmbito da eficácia do professor. Palavras-chave Aprendizagem em ciências; Estratégias de estudo; Eficácia do professorWe analyse in this article, in sociological terms, in an approach close to the methodology of process-product, the extent to which certain fundamental characteristics of the teacher, determine the strategies for study of its students and their achievement in science. We worked with a sample of twenty-four teachers and their 651 students, representing the schools of the Municipality of Olhão, Distrito de Faro. The results indicate that the kind of relationship that teachers establish with their students is fundamental to understand their results, with the highest levels of relationalship producing the most beneficial results from the students. The relational dimension however, is insufficient per se to establish an effective pedagogical practice. In fact, disciplinary regulations are fundamental and, somehow, they constitute a pre-condition to that efficacy. Guaranteed this relational and normative context, debating in the classroom, with extensive participation of students, is another key element to be mentioned in relation to teacher effectiveness. Keywords Scientific learning; Learning strategies for science; Teacher effectivenessOn analyse dans cet article, dans le plan sociologique, selón une démarche proche de la méthodologie du processus-produit, la mesure dans laquelle certaines caractéristiques fondamentales de l'enseignant, peut déterminer les stratégies d'étude de ses étudiants et ses réalisations dans le domaine scientifique. Nous avons travaillé avec un échantillon de vingt-quatre enseignants et de leurs 651 élèves, représentant les écoles de la municipalité de Olhão, Distrito de Faro. Les résultats indiquent que les niveaux des relations que les enseignants établissent avec leurs élèves sont fondamentales pour comprendre ses résultats, avec les plus hauts niveaux relationneles avec l'enseignant, a produire les plus bonnes stratégies dʼétude et les plus bons resultats de la part des étudiants. La dimension relationnelle est toutefois insuffisante pour établir tout seul une pratique pédagogique efficace. A ce rapport, le règlement disciplinaire se constitue comme une condition préalable. Avec la garantie de ce contexte normatif et relationnelle, les discussions en classe, avec une large participation des élèves, sont un autre élément clé en ce qui concerne l'efficacité de l'enseignant. Mots-clé Apprentissage de la science; Des stratégies d'étude; L'efficacité des enseignantsInstituto de Educação - Universidade do Minho2011-06-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.3040por2183-04520871-9187Dias, Paulo Coelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:10Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3040Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:28.949812Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma abordagem microssociológica de sala da aula, no âmbito da aprendizagem das ciências UNE APPROCHE SOCIOLOGIQUE SUR LʼEFFICACITÉ DE LʼENSEIGNANT, EN CE QUI CONCERNE LʼAPPRENTISSAGE DE LA SCIENCE Uma abordagem microssociológica de sala da aula, no âmbito da aprendizagem das ciências |
title |
Uma abordagem microssociológica de sala da aula, no âmbito da aprendizagem das ciências |
spellingShingle |
Uma abordagem microssociológica de sala da aula, no âmbito da aprendizagem das ciências Dias, Paulo Coelho Artigos |
title_short |
Uma abordagem microssociológica de sala da aula, no âmbito da aprendizagem das ciências |
title_full |
Uma abordagem microssociológica de sala da aula, no âmbito da aprendizagem das ciências |
title_fullStr |
Uma abordagem microssociológica de sala da aula, no âmbito da aprendizagem das ciências |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem microssociológica de sala da aula, no âmbito da aprendizagem das ciências |
title_sort |
Uma abordagem microssociológica de sala da aula, no âmbito da aprendizagem das ciências |
author |
Dias, Paulo Coelho |
author_facet |
Dias, Paulo Coelho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Paulo Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Problematizamos neste artigo, em termos sociológicos, numa abordagem próxima da metodologia do processo-produto, em que medida certas características fundamentais do professor condicionam as estratégias de estudo dos seus alunos e os resultados alcançados em ciências. Trabalhámos com uma amostra, de vinte e quatro professores e 651 dos seus alunos, representativa das escolas do Concelho de Olhão, Distrito de Faro. Os resultados indicam que os níveis relacionais que os professores estabelecem com os seus alunos são fundamentais para perceber os seus resultados, correspondendo os melhores níveis relacionais das turmas com o professor, tendencialmente, aos resultados mais profícuos por parte dos alunos. A dimensão relacional contudo, é insuficiente para definir uma prática pedagógica eficaz, sendo muito importante, a ponto de constituir-se como uma pré-condição, a dimensão disciplinar ou normativa. Garantidos este contexto relacional e normativo, destacam-se os debates em sala de aula, com ampla participação dos alunos, como um outro elemento fundamental a referir no âmbito da eficácia do professor. Palavras-chave Aprendizagem em ciências; Estratégias de estudo; Eficácia do professor |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-03T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.21814/rpe.3040 |
url |
https://doi.org/10.21814/rpe.3040 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-0452 0871-9187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130219721785344 |