AQUI É DIFERENTE! Inclusão Social e Formação Profissional de Pessoas com Deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teodósio, Ana Lúcia Mendes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/82710
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Sociologia apresentado à Faculdade de Economia
id RCAP_08af74e16879bd7fdb2e2dc658e34100
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/82710
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling AQUI É DIFERENTE! Inclusão Social e Formação Profissional de Pessoas com DeficiênciaHERE IS DIFFERENT! Social Inclusion and Vocational Training for People with Disabilitiesformação profissionaldeficiênciainclusão socialpolíticas sociaisinstituiçõesvocational trainingdisabilitysocial inclusionsocial politicsinstitutionsRelatório de Estágio do Mestrado em Sociologia apresentado à Faculdade de EconomiaO presente relatório resulta da realização de um estágio curricular e destina-se a fornecer informação sobre as atividades desenvolvidas no decorrer do mesmo. Os principais objetivos do estágio visam aprofundar e mobilizar competências e conhecimentos adquiridos ao longo da formação académica na resolução de problemas práticos em contexto laboral e articular interdisciplinarmente o conhecimento sociológico com outras áreas de saber. O estágio teve lugar no Centro de Formação e Integração Profissional da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Coimbra e procurou conhecer o seu modo de funcionamento e organização, bem como o trabalho que desenvolve, as áreas de atuação e o seu público-alvo. A participação e cooperação nas tarefas diárias e a observação resultante das mesmas revelaram-se essenciais para a apreensão das dinâmicas e interações no interior da instituição. A realização do estágio e o diálogo com os atores intervenientes na instituição permitiram caracterizar o modelo de intervenção institucional, identificar a heterogeneidade de públicos, revelar a complexidade da realidade experienciada pelos/as formandos/as e reconstituir os trajetos biográficos e profissionais dos/as mesmos/as. O estágio possibilitou ainda múltiplas inserções e reflexões sobre os processos de intervenção social na população com deficiência e sobre os contributos que a participação de um/a sociólogo/a pode trazer para beneficiar os modelos de ação institucional neste domínio.This report is the result of a curricular internship and is intended to provide information about the activities carried out during the course. The main purpose of the intership was to expand and apply skills and knowledge, previously acquired throughout academic training, towards solving practical problems in a work context and articulating interdisciplinary sociological knowledge with other areas of knowledge. The internship took place at the “Centro de Formação e Integração Profissional” (Center for Vocational Training and Professional Integration) of the “Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Coimbra” (Portuguese Association for Development Disorders and Autism of Coimbra, and sought to know how it was organized and operated, as well as the work habits, areas of action and the target audience. The participation and cooperation in the daily tasks and the resulting observation of them proved essential for the comprehension of the dynamics and interactions present in the instituition. The accomplishment of the internship and the communication with the intervening actors allowed to caracterize the institutional intervention model, to identify the heterogeneity of audiences and to reveal the complexity of the reality experienced by the trainees. The internship also allowed multiple insertions and reflections on the processes of social intervention in the disabled population and on the contributions that the participation of a sociologist can bring to benefit the models of institutional action in this field.2017-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/82710http://hdl.handle.net/10316/82710TID:202110168pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeodósio, Ana Lúcia Mendesreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-08-19T08:07:56Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/82710Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:04:36.171802Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv AQUI É DIFERENTE! Inclusão Social e Formação Profissional de Pessoas com Deficiência
HERE IS DIFFERENT! Social Inclusion and Vocational Training for People with Disabilities
title AQUI É DIFERENTE! Inclusão Social e Formação Profissional de Pessoas com Deficiência
spellingShingle AQUI É DIFERENTE! Inclusão Social e Formação Profissional de Pessoas com Deficiência
Teodósio, Ana Lúcia Mendes
formação profissional
deficiência
inclusão social
políticas sociais
instituições
vocational training
disability
social inclusion
social politics
institutions
title_short AQUI É DIFERENTE! Inclusão Social e Formação Profissional de Pessoas com Deficiência
title_full AQUI É DIFERENTE! Inclusão Social e Formação Profissional de Pessoas com Deficiência
title_fullStr AQUI É DIFERENTE! Inclusão Social e Formação Profissional de Pessoas com Deficiência
title_full_unstemmed AQUI É DIFERENTE! Inclusão Social e Formação Profissional de Pessoas com Deficiência
title_sort AQUI É DIFERENTE! Inclusão Social e Formação Profissional de Pessoas com Deficiência
author Teodósio, Ana Lúcia Mendes
author_facet Teodósio, Ana Lúcia Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teodósio, Ana Lúcia Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv formação profissional
deficiência
inclusão social
políticas sociais
instituições
vocational training
disability
social inclusion
social politics
institutions
topic formação profissional
deficiência
inclusão social
políticas sociais
instituições
vocational training
disability
social inclusion
social politics
institutions
description Relatório de Estágio do Mestrado em Sociologia apresentado à Faculdade de Economia
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/82710
http://hdl.handle.net/10316/82710
TID:202110168
url http://hdl.handle.net/10316/82710
identifier_str_mv TID:202110168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133937811849216