Avaliação e gestão do capital intelectual como inovação empresarial: dois estudos de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/4489 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Contabilidade e Finanças |
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Avaliação e gestão do capital intelectual como inovação empresarial: dois estudos de casoActivos intangiveisCapital intelectualGestae do conhecimentolnovacao empresarialIntellectual capitalIntangible assetsKnowledge managementBusiness innovationDissertação de Mestrado em Contabilidade e Finançaso objectivo deste estudo e desenvolver uma analise interpretativa dos procedimentos adoptados por dois Grupos empresariais a actuar no cenario dos neg6cios em Portugal, relativamente a avaliacao e gestao do capital intelectual. A metodologia utilizada foi 0 estudo de caso, tendo sido utilizado como mstodo de recolha de dados a entrevista semi - estruturada directa, no caso do Grupo Semapa e da entrevista semi estruturada realizada via internet no caso do Grupo Media Capital. Os resultados obtidos foram alvo de uma analise comparativa entre os dois Grupos com 0 objectivo de identificar sernelhancas e ditersncas relativamente ao tema central em estudo e a possibilidade de poderem ser correlacionados com os modelos te6ricos de avallacao e qestao do capital intelectual referidos ao longo deste estudo. Com efeito, a analise dos resultados deixa perceber que os Grupos em analise nao utilizam nenhum referencial te6rico conhecido na avallacao do capital intelectual. No entanto, no que se refere a sua gestao, verifica-se que os Grupos tern definido uma estrateqia de neg6cio que visa essencialmente 0 desenvolvimento dos recursos intangiveis atraves da irnplementacao de uma culture organizacional forte e da gestao do talento dos seus empregados com recurso a pianos de formacao que Ihes permite a actualizacao constante dos seus conhecimentos. Relativamente a gestao do capital relacional, os resultados demonstram que ambos os Grupos apoiam um tipo de relacionamento muito peculiar com todos os Stackeholders de forma a garantir a exlstencia de um clima de conflanca mutua que transmita sequranca a continuidade da sua actividade. Quanto a polltica de inovacao, existe de facto, uma rnotivacao muito particular para desenvolver produtos elou services inovadores sustentados pela existencia das mais modernas tecnologias, do apolo constante a criatividade dos seus recursos humanos e, no caso do Grupo Semapa de accoes de Investiqacao & Desenvolvimento com 0 objectivo de garantir uma maior produtividade dos recursos florestais. No caso do Grupo Media Capital, e de salientar a cooperacao com parceiros estrateqicos que Ihes permite partilhar experiencias, reduzir custos e consequentemente ampliar 0 seu nivel de conhecimentos. Em sintese, podemos afirmar que os activos do conhecimento desempenham um papel fulcra! na actual conjuntura econ6mica e que 0 alinhamento estrateqlco dos dois Grupos esta orientado no sentido de aproveitar os beneficios gerados por estes activos de forma a garantir vantagens competitivas e consequentemente a sustentabilidade do neg6cio.The purpose of this Dissertation is to develop an interpretive analysis of the procedures adopted by two company groups performing in the Portuguese business scenario, relatively about evaluating and management of the intellectual capital. The methodology of research used focused on the observation of two cases assisted by the method of direct semi-structured interview, in the Sempa Group case and the semi-structured interview conducted via internet for the Media Capital Group corroborated with data extracted from their Annual Report of 2009. The results obtained were subjected to a comparative analysis between both cases with the purpose of identifying differences and similarities regarding the central theme and the possibility of being correlated with the theoretic evaluation models of business performance mentioned thru out this study. The analysis of the results shows that the groups under study do not use any known theoretical reference to evaluate intellectual capital. However regarding their management it has been verified that the two groups have a business strategy essentially based on developing the intangible assets by implementing a strong organizational culture and a talent management of the employees aided by a training plan to allow constant updating of their knowledge. Regarding the relational capital management, the results demonstrate that both groups support a very peculiar kind of relationship with all the Stackeholders in a way to guaranty the existence of an atmosphere of mutual trust which transmits security for continuity. Concerning their innovation policy, there is indeed a very particular motivation to develop products and/or innovating services backed up by the existence of the most modern technologies, the constant support for the creativity of their human recourses and, in the '" Group Semapa case the actions of research and development with the goal of assuring a greater productivity of the forest resources. In the Media Capital Group I must point out the cooperation with strategic partners who allow sharing experience, cut down costs and consequently expand their level of knowledge. In summery we can state the knowledge assets playa central role in the current economic situation and both Groups strategic alignment is orientated in such a way to use the benefits created by these assets to assure competitive advantages and consequently business sustainability.Escola Superior de Ciencias EmpresariaisSilva, Susana Maria Teixeira daRepositório ComumFialho, Hélder Fernando Mendes2013-07-12T09:28:25Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/4489porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:49:43Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/4489Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:05:55.024101Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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