A saúde mental e a regulação emocional na adolescência: um estudo no concelho do Nordeste
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/32898 |
Resumo: | A adolescência é um período de transição entre a infância e a idade adulta, marcada por um aumento do risco no desenvolvimento de perturbações mentais. O presente estudo pretende caraterizar a ansiedade, a depressão, o bem-estar, o mindfulness disposicional e a regulação emocional, a relação entre si e verificar a influência de variáveis sociodemográficas. A amostra é constituída por 170 adolescentes que frequentam o ensino regular no concelho do Nordeste, na ilha de São Miguel. A recolha foi realizada na Escola Básica e Secundária do Nordeste, onde foram aplicadas cinco escalas, o questionário sociodemográfico, a Escala da Ansiedade, Depressão e Stress, a Escala de Bem-Estar Psicológico para Adolescentes, a Medida de Mindfulness para Crianças e Adolescentes e o Índice de Regulação Emocional para Crianças e Adolescentes. Os resultados sugerem valores médios de ansiedade e depressão, médios-elevados de bem-estar, mindfulness disposicional e regulação emocional. Enquanto que as raparigas evidenciaram níveis mais elevados de ansiedade e depressão, os rapazes apresentaram maior bem-estar e regulação emocional. Os adolescentes a frequentar um nível de escolaridade mais elevado e os mais velhos obtiveram níveis mais elevados de regulação emocional. Estudos futuros são importantes para perceber um possível impacto da pandemia, a influência da regulação emocional na ansiedade, na depressão e no bem estar, assim como, para a construção e implementação de programas de intervenção. |
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A adolescência é um período de transição entre a infância e a idade adulta, marcada por um aumento do risco no desenvolvimento de perturbações mentais. O presente estudo pretende caraterizar a ansiedade, a depressão, o bem-estar, o mindfulness disposicional e a regulação emocional, a relação entre si e verificar a influência de variáveis sociodemográficas. A amostra é constituída por 170 adolescentes que frequentam o ensino regular no concelho do Nordeste, na ilha de São Miguel. A recolha foi realizada na Escola Básica e Secundária do Nordeste, onde foram aplicadas cinco escalas, o questionário sociodemográfico, a Escala da Ansiedade, Depressão e Stress, a Escala de Bem-Estar Psicológico para Adolescentes, a Medida de Mindfulness para Crianças e Adolescentes e o Índice de Regulação Emocional para Crianças e Adolescentes. Os resultados sugerem valores médios de ansiedade e depressão, médios-elevados de bem-estar, mindfulness disposicional e regulação emocional. Enquanto que as raparigas evidenciaram níveis mais elevados de ansiedade e depressão, os rapazes apresentaram maior bem-estar e regulação emocional. Os adolescentes a frequentar um nível de escolaridade mais elevado e os mais velhos obtiveram níveis mais elevados de regulação emocional. Estudos futuros são importantes para perceber um possível impacto da pandemia, a influência da regulação emocional na ansiedade, na depressão e no bem estar, assim como, para a construção e implementação de programas de intervenção. |
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