O uso de Sistemas de Informação Geográfica Participativos como instrumento de participação de crianças e adolescentes na construção de sociedades mais sustentáveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/id.v3i1.4562 |
Resumo: | Community maps and other methods of expressing perceptions towards the surrounding environment and, particularly, their creation process can be a powerful tool for engaged inter-relations between children and adolescents and their surroundings. It is intended to investigate children’s and adolescents’ perceptions of danger and their representation using Participatory Geographic Information Systems and in this way to stimulate children and adolescents to be responsible for their surroundings. |
id |
RCAP_08c9147009056f073293bec8a405f14d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/4562 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O uso de Sistemas de Informação Geográfica Participativos como instrumento de participação de crianças e adolescentes na construção de sociedades mais sustentáveisCommunity maps and other methods of expressing perceptions towards the surrounding environment and, particularly, their creation process can be a powerful tool for engaged inter-relations between children and adolescents and their surroundings. It is intended to investigate children’s and adolescents’ perceptions of danger and their representation using Participatory Geographic Information Systems and in this way to stimulate children and adolescents to be responsible for their surroundings.Los mapas de comunidad y otros mecanismos de expresión de percepciones sobre el medio y, en particular, su proceso de creación, pueden ser una poderosa herramienta en la interrrelación comprometida entre niños y adolescentes y su entorno. Se pretende investigar las percepciones de riesgo de niños y jóvenes y su representación, utilizando Sistemas de Información Geográfica Participativos y estimular así a los niños y adolescentes a que sean responsables com su entorno.Mapas da comunidade e outros expedientes de expressão de perceções face ao meio e, particularmente, o seu processo de criação podem ser uma ferramenta poderosa na inter-relação comprometida entre as crianças e adolescentes e seu meio envolvente. Pretende-se investigar as perceções de risco de crianças e jovens e sua representação, utilizando Sistemas de Informação Geográfica participativos e, assim, estimular crianças e jovens a responsabilizar-se pelo seu meio envolvente.Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro2011-10-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/id.v3i1.4562https://doi.org/10.34624/id.v3i1.4562Indagatio Didactica; Vol 3 No 1 (2011): Número Especial ENJIE2010; 140-164Indagatio Didactica; Vol. 3 Núm. 1 (2011): Número Especial ENJIE2010; 140-164Indagatio Didactica; Vol. 3 No 1 (2011): Número Especial ENJIE2010; 140-164Indagatio Didactica; vol. 3 n.º 1 (2011): Número Especial ENJIE2010; 140-1641647-3582reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4562https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4562/3471Preto, IsabelFreitas, MárioDourado, LuísMcCall, Michaelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T10:16:58Zoai:proa.ua.pt:article/4562Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:13.398320Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de Sistemas de Informação Geográfica Participativos como instrumento de participação de crianças e adolescentes na construção de sociedades mais sustentáveis |
title |
O uso de Sistemas de Informação Geográfica Participativos como instrumento de participação de crianças e adolescentes na construção de sociedades mais sustentáveis |
spellingShingle |
O uso de Sistemas de Informação Geográfica Participativos como instrumento de participação de crianças e adolescentes na construção de sociedades mais sustentáveis Preto, Isabel |
title_short |
O uso de Sistemas de Informação Geográfica Participativos como instrumento de participação de crianças e adolescentes na construção de sociedades mais sustentáveis |
title_full |
O uso de Sistemas de Informação Geográfica Participativos como instrumento de participação de crianças e adolescentes na construção de sociedades mais sustentáveis |
title_fullStr |
O uso de Sistemas de Informação Geográfica Participativos como instrumento de participação de crianças e adolescentes na construção de sociedades mais sustentáveis |
title_full_unstemmed |
O uso de Sistemas de Informação Geográfica Participativos como instrumento de participação de crianças e adolescentes na construção de sociedades mais sustentáveis |
title_sort |
O uso de Sistemas de Informação Geográfica Participativos como instrumento de participação de crianças e adolescentes na construção de sociedades mais sustentáveis |
author |
Preto, Isabel |
author_facet |
Preto, Isabel Freitas, Mário Dourado, Luís McCall, Michael |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Mário Dourado, Luís McCall, Michael |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Preto, Isabel Freitas, Mário Dourado, Luís McCall, Michael |
description |
Community maps and other methods of expressing perceptions towards the surrounding environment and, particularly, their creation process can be a powerful tool for engaged inter-relations between children and adolescents and their surroundings. It is intended to investigate children’s and adolescents’ perceptions of danger and their representation using Participatory Geographic Information Systems and in this way to stimulate children and adolescents to be responsible for their surroundings. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/id.v3i1.4562 https://doi.org/10.34624/id.v3i1.4562 |
url |
https://doi.org/10.34624/id.v3i1.4562 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4562 https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4562/3471 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Indagatio Didactica; Vol 3 No 1 (2011): Número Especial ENJIE2010; 140-164 Indagatio Didactica; Vol. 3 Núm. 1 (2011): Número Especial ENJIE2010; 140-164 Indagatio Didactica; Vol. 3 No 1 (2011): Número Especial ENJIE2010; 140-164 Indagatio Didactica; vol. 3 n.º 1 (2011): Número Especial ENJIE2010; 140-164 1647-3582 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133570021720064 |