O uso de Sistemas de Informação Geográfica Participativos como instrumento de participação de crianças e adolescentes na construção de sociedades mais sustentáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Preto, Isabel
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Freitas, Mário, Dourado, Luís, McCall, Michael
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/id.v3i1.4562
Resumo: Community maps and other methods of expressing perceptions towards the surrounding environment and, particularly, their creation process can be a powerful tool for engaged inter-relations between children and adolescents and their surroundings. It is intended to investigate children’s and adolescents’ perceptions of danger and their representation using Participatory Geographic Information Systems and in this way to stimulate children and adolescents to be responsible for their surroundings.
id RCAP_08c9147009056f073293bec8a405f14d
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/4562
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso de Sistemas de Informação Geográfica Participativos como instrumento de participação de crianças e adolescentes na construção de sociedades mais sustentáveisCommunity maps and other methods of expressing perceptions towards the surrounding environment and, particularly, their creation process can be a powerful tool for engaged inter-relations between children and adolescents and their surroundings. It is intended to investigate children’s and adolescents’ perceptions of danger and their representation using Participatory Geographic Information Systems and in this way to stimulate children and adolescents to be responsible for their surroundings.Los mapas de comunidad y otros mecanismos de expresión de percepciones sobre el medio y, en particular, su proceso de creación, pueden ser una poderosa herramienta en la interrrelación comprometida entre niños y adolescentes y su entorno. Se pretende investigar las percepciones de riesgo de niños y jóvenes y su representación, utilizando Sistemas de Información Geográfica Participativos y estimular así a los niños y adolescentes a que sean responsables com su entorno.Mapas da comunidade e outros expedientes de expressão de perceções face ao meio e, particularmente, o seu processo de criação podem ser uma ferramenta poderosa na inter-relação comprometida entre as crianças e adolescentes e seu meio envolvente. Pretende-se investigar as perceções de risco de crianças e jovens e sua representação, utilizando Sistemas de Informação Geográfica participativos e, assim, estimular crianças e jovens a responsabilizar-se pelo seu meio envolvente.Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro2011-10-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/id.v3i1.4562https://doi.org/10.34624/id.v3i1.4562Indagatio Didactica; Vol 3 No 1 (2011): Número Especial ENJIE2010; 140-164Indagatio Didactica; Vol. 3 Núm. 1 (2011): Número Especial ENJIE2010; 140-164Indagatio Didactica; Vol. 3 No 1 (2011): Número Especial ENJIE2010; 140-164Indagatio Didactica; vol. 3 n.º 1 (2011): Número Especial ENJIE2010; 140-1641647-3582reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4562https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4562/3471Preto, IsabelFreitas, MárioDourado, LuísMcCall, Michaelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T10:16:58Zoai:proa.ua.pt:article/4562Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:13.398320Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso de Sistemas de Informação Geográfica Participativos como instrumento de participação de crianças e adolescentes na construção de sociedades mais sustentáveis
title O uso de Sistemas de Informação Geográfica Participativos como instrumento de participação de crianças e adolescentes na construção de sociedades mais sustentáveis
spellingShingle O uso de Sistemas de Informação Geográfica Participativos como instrumento de participação de crianças e adolescentes na construção de sociedades mais sustentáveis
Preto, Isabel
title_short O uso de Sistemas de Informação Geográfica Participativos como instrumento de participação de crianças e adolescentes na construção de sociedades mais sustentáveis
title_full O uso de Sistemas de Informação Geográfica Participativos como instrumento de participação de crianças e adolescentes na construção de sociedades mais sustentáveis
title_fullStr O uso de Sistemas de Informação Geográfica Participativos como instrumento de participação de crianças e adolescentes na construção de sociedades mais sustentáveis
title_full_unstemmed O uso de Sistemas de Informação Geográfica Participativos como instrumento de participação de crianças e adolescentes na construção de sociedades mais sustentáveis
title_sort O uso de Sistemas de Informação Geográfica Participativos como instrumento de participação de crianças e adolescentes na construção de sociedades mais sustentáveis
author Preto, Isabel
author_facet Preto, Isabel
Freitas, Mário
Dourado, Luís
McCall, Michael
author_role author
author2 Freitas, Mário
Dourado, Luís
McCall, Michael
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Preto, Isabel
Freitas, Mário
Dourado, Luís
McCall, Michael
description Community maps and other methods of expressing perceptions towards the surrounding environment and, particularly, their creation process can be a powerful tool for engaged inter-relations between children and adolescents and their surroundings. It is intended to investigate children’s and adolescents’ perceptions of danger and their representation using Participatory Geographic Information Systems and in this way to stimulate children and adolescents to be responsible for their surroundings.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/id.v3i1.4562
https://doi.org/10.34624/id.v3i1.4562
url https://doi.org/10.34624/id.v3i1.4562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4562
https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4562/3471
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Indagatio Didactica; Vol 3 No 1 (2011): Número Especial ENJIE2010; 140-164
Indagatio Didactica; Vol. 3 Núm. 1 (2011): Número Especial ENJIE2010; 140-164
Indagatio Didactica; Vol. 3 No 1 (2011): Número Especial ENJIE2010; 140-164
Indagatio Didactica; vol. 3 n.º 1 (2011): Número Especial ENJIE2010; 140-164
1647-3582
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133570021720064