O ensaio da filosofia: o ensaio filosófico no ensino da disciplina de filosofia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1301 |
Resumo: | O presente trabalho tem como central o Ensaio Filosófico e procura analisar o contributo deste para o exercício da docência da disciplina de filosofia, particularmente no campo da avaliação. Existe um capítulo dedicado ao ensaio filosófico e às suas características. Neste capítulo também serão abordados problemas relacionados com a cidadania. De igual modo, existe outro capítulo relacionado com a avaliação onde além de discernir quais as funções e características da avaliação também se procuram identificar e distinguir as competências filosóficas. O terceiro capítulo é dedicado a uma investigação com duas turmas do 10º. ano de escolaridade como objectivo de analisar o impacto do ensaio filosófico na melhoria das classificações dos alunos e na aprendizagem de conteúdos. |
id |
RCAP_08cef4a902f761251e14ebba85aad1a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1301 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensaio da filosofia: o ensaio filosófico no ensino da disciplina de filosofiaEnsaio filosóficoEnsaio filosófico - EnsinoCompetências filosóficasEnsaio filosófico - Exercício da docênciaEnsaio filosófico - Educação para a cidadaniaFilosofia - Ensaio - AvaliaçãoO presente trabalho tem como central o Ensaio Filosófico e procura analisar o contributo deste para o exercício da docência da disciplina de filosofia, particularmente no campo da avaliação. Existe um capítulo dedicado ao ensaio filosófico e às suas características. Neste capítulo também serão abordados problemas relacionados com a cidadania. De igual modo, existe outro capítulo relacionado com a avaliação onde além de discernir quais as funções e características da avaliação também se procuram identificar e distinguir as competências filosóficas. O terceiro capítulo é dedicado a uma investigação com duas turmas do 10º. ano de escolaridade como objectivo de analisar o impacto do ensaio filosófico na melhoria das classificações dos alunos e na aprendizagem de conteúdos.The present work has as central topic the Philosophical Essay. Therefore, it has the objective of analyze the contribution of the Philosophical Essay for the discipline of Philosophy, specifically in the matter of evaluation and learning. There is a chapter dedicated to the Philosophical Essay where the subjects related with the matter in question will be analyzed and also the importance of this kind of essay for the discussion of citizenship. In the second chapter, the evaluation is the major subject and is made an effort to discern and to distinguish the philosophical competences. The third chapter is dedicated to one investigation made with the purpose of analyze the impact of the philosophical essay in the improvement on students grading and learning.Universidade da Beira InteriorNascimento, André BaratauBibliorumBordalo, Daniel2013-07-30T10:12:37Z2011-062011-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1301porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:36:51Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1301Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:10.441873Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensaio da filosofia: o ensaio filosófico no ensino da disciplina de filosofia |
title |
O ensaio da filosofia: o ensaio filosófico no ensino da disciplina de filosofia |
spellingShingle |
O ensaio da filosofia: o ensaio filosófico no ensino da disciplina de filosofia Bordalo, Daniel Ensaio filosófico Ensaio filosófico - Ensino Competências filosóficas Ensaio filosófico - Exercício da docência Ensaio filosófico - Educação para a cidadania Filosofia - Ensaio - Avaliação |
title_short |
O ensaio da filosofia: o ensaio filosófico no ensino da disciplina de filosofia |
title_full |
O ensaio da filosofia: o ensaio filosófico no ensino da disciplina de filosofia |
title_fullStr |
O ensaio da filosofia: o ensaio filosófico no ensino da disciplina de filosofia |
title_full_unstemmed |
O ensaio da filosofia: o ensaio filosófico no ensino da disciplina de filosofia |
title_sort |
O ensaio da filosofia: o ensaio filosófico no ensino da disciplina de filosofia |
author |
Bordalo, Daniel |
author_facet |
Bordalo, Daniel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nascimento, André Barata uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bordalo, Daniel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensaio filosófico Ensaio filosófico - Ensino Competências filosóficas Ensaio filosófico - Exercício da docência Ensaio filosófico - Educação para a cidadania Filosofia - Ensaio - Avaliação |
topic |
Ensaio filosófico Ensaio filosófico - Ensino Competências filosóficas Ensaio filosófico - Exercício da docência Ensaio filosófico - Educação para a cidadania Filosofia - Ensaio - Avaliação |
description |
O presente trabalho tem como central o Ensaio Filosófico e procura analisar o contributo deste para o exercício da docência da disciplina de filosofia, particularmente no campo da avaliação. Existe um capítulo dedicado ao ensaio filosófico e às suas características. Neste capítulo também serão abordados problemas relacionados com a cidadania. De igual modo, existe outro capítulo relacionado com a avaliação onde além de discernir quais as funções e características da avaliação também se procuram identificar e distinguir as competências filosóficas. O terceiro capítulo é dedicado a uma investigação com duas turmas do 10º. ano de escolaridade como objectivo de analisar o impacto do ensaio filosófico na melhoria das classificações dos alunos e na aprendizagem de conteúdos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06 2011-06-01T00:00:00Z 2013-07-30T10:12:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/1301 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/1301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136331673108480 |