O ensaio da filosofia: o ensaio filosófico no ensino da disciplina de filosofia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bordalo, Daniel
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1301
Resumo: O presente trabalho tem como central o Ensaio Filosófico e procura analisar o contributo deste para o exercício da docência da disciplina de filosofia, particularmente no campo da avaliação. Existe um capítulo dedicado ao ensaio filosófico e às suas características. Neste capítulo também serão abordados problemas relacionados com a cidadania. De igual modo, existe outro capítulo relacionado com a avaliação onde além de discernir quais as funções e características da avaliação também se procuram identificar e distinguir as competências filosóficas. O terceiro capítulo é dedicado a uma investigação com duas turmas do 10º. ano de escolaridade como objectivo de analisar o impacto do ensaio filosófico na melhoria das classificações dos alunos e na aprendizagem de conteúdos.
id RCAP_08cef4a902f761251e14ebba85aad1a6
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1301
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensaio da filosofia: o ensaio filosófico no ensino da disciplina de filosofiaEnsaio filosóficoEnsaio filosófico - EnsinoCompetências filosóficasEnsaio filosófico - Exercício da docênciaEnsaio filosófico - Educação para a cidadaniaFilosofia - Ensaio - AvaliaçãoO presente trabalho tem como central o Ensaio Filosófico e procura analisar o contributo deste para o exercício da docência da disciplina de filosofia, particularmente no campo da avaliação. Existe um capítulo dedicado ao ensaio filosófico e às suas características. Neste capítulo também serão abordados problemas relacionados com a cidadania. De igual modo, existe outro capítulo relacionado com a avaliação onde além de discernir quais as funções e características da avaliação também se procuram identificar e distinguir as competências filosóficas. O terceiro capítulo é dedicado a uma investigação com duas turmas do 10º. ano de escolaridade como objectivo de analisar o impacto do ensaio filosófico na melhoria das classificações dos alunos e na aprendizagem de conteúdos.The present work has as central topic the Philosophical Essay. Therefore, it has the objective of analyze the contribution of the Philosophical Essay for the discipline of Philosophy, specifically in the matter of evaluation and learning. There is a chapter dedicated to the Philosophical Essay where the subjects related with the matter in question will be analyzed and also the importance of this kind of essay for the discussion of citizenship. In the second chapter, the evaluation is the major subject and is made an effort to discern and to distinguish the philosophical competences. The third chapter is dedicated to one investigation made with the purpose of analyze the impact of the philosophical essay in the improvement on students grading and learning.Universidade da Beira InteriorNascimento, André BaratauBibliorumBordalo, Daniel2013-07-30T10:12:37Z2011-062011-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1301porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:36:51Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1301Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:10.441873Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensaio da filosofia: o ensaio filosófico no ensino da disciplina de filosofia
title O ensaio da filosofia: o ensaio filosófico no ensino da disciplina de filosofia
spellingShingle O ensaio da filosofia: o ensaio filosófico no ensino da disciplina de filosofia
Bordalo, Daniel
Ensaio filosófico
Ensaio filosófico - Ensino
Competências filosóficas
Ensaio filosófico - Exercício da docência
Ensaio filosófico - Educação para a cidadania
Filosofia - Ensaio - Avaliação
title_short O ensaio da filosofia: o ensaio filosófico no ensino da disciplina de filosofia
title_full O ensaio da filosofia: o ensaio filosófico no ensino da disciplina de filosofia
title_fullStr O ensaio da filosofia: o ensaio filosófico no ensino da disciplina de filosofia
title_full_unstemmed O ensaio da filosofia: o ensaio filosófico no ensino da disciplina de filosofia
title_sort O ensaio da filosofia: o ensaio filosófico no ensino da disciplina de filosofia
author Bordalo, Daniel
author_facet Bordalo, Daniel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, André Barata
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Bordalo, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Ensaio filosófico
Ensaio filosófico - Ensino
Competências filosóficas
Ensaio filosófico - Exercício da docência
Ensaio filosófico - Educação para a cidadania
Filosofia - Ensaio - Avaliação
topic Ensaio filosófico
Ensaio filosófico - Ensino
Competências filosóficas
Ensaio filosófico - Exercício da docência
Ensaio filosófico - Educação para a cidadania
Filosofia - Ensaio - Avaliação
description O presente trabalho tem como central o Ensaio Filosófico e procura analisar o contributo deste para o exercício da docência da disciplina de filosofia, particularmente no campo da avaliação. Existe um capítulo dedicado ao ensaio filosófico e às suas características. Neste capítulo também serão abordados problemas relacionados com a cidadania. De igual modo, existe outro capítulo relacionado com a avaliação onde além de discernir quais as funções e características da avaliação também se procuram identificar e distinguir as competências filosóficas. O terceiro capítulo é dedicado a uma investigação com duas turmas do 10º. ano de escolaridade como objectivo de analisar o impacto do ensaio filosófico na melhoria das classificações dos alunos e na aprendizagem de conteúdos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06
2011-06-01T00:00:00Z
2013-07-30T10:12:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/1301
url http://hdl.handle.net/10400.6/1301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136331673108480