Armazenamento e processamento de imgens vectoriais em duas dimensões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quinaz, Filipe Nuno Mateus Dias
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3750
Resumo: Este documento representa um estudo acerca do armazenamento e processamento de imagens vectoriais de duas dimensões. Em relação ao armazenamento, pretendia-se o estudo dos formatos de imagem existentes e a sua estrutura, percebendo quais os mais adequados com vista ao armazenamento a longo prazo. Para tal, efectuou-se uma pesquisa extensa de documentos actuais. Conclui-se deste estudo que todos os formatos possuem algum tipo de vantagem, que justifica a sua existência. Para o armazenamento a longo prazo, verifica-se que este deverá ser efectuado em formatos de codificação em modo de texto e com métodos de compressão nãoproprietários. Desta forma foi estudada a estrutura mais detalhada dos formatos SVG, CGM e PDF/A. No âmbito do processamento de imagem, pretendia-se explorar e testar o processamento do ponto de vista do programador e do utilizador. Para testar o processamento do ponto de vista do utilizador, foi frequentado um curso pós-laboral de design em programas de edição vectorial. O objectivo consistia em verificar em primeira mão as necessidades dos utilizadores. Conclui-se que a simplicidade dos métodos e transparência das funções são factores importantes. Em relação ao ponto de vista do programador, foi criado um software de edição gráfica de nome DrawIt. O objectivo consistia em testar ferramentas relacionadas com as imagens vectoriais e verificar as dificuldades do processamento do ponto de vista do programador. O software atingiu os objectivos a que se propunha, possuindo no final as capacidades projectadas. Conclui-se que a escolha das ferramentas é um processo importante na construção de um editor gráfico, e que existe uma falta de informação sobre este tipo de sistemas. O DrawIt permitiu o estudo a fundo da norma SVG 1.1, sendo que a sua capacidade de descrever funções através de variados métodos multiplica o esforço do programador. O processamento de imagens vectoriais é exigente, e factores como a criação de threads para procedimentos mais complexos revelam ganhos elevados no tempo de processamento. Na construção do DrawIt foram estudadas as preferências dos utilizadores face às características dos formatos de imagem, de modo a definir que formato utilizar. Para isso realizou-se um estudo que se mostrou insuficiente. Deste modo, aplicou-se um inquérito de opinião a profissionais da área. Este inquérito reflecte apenas uma necessidade de um estudo mais aprofundado e abrangente, pois os parâmetros pelos quais muitos programadores se guiam, na escolha do formato vectorial a utilizar, podem, na realidade, estar errados. Detectou-se ao longo do estudo, uma falta de um standard forte na indústria das imagens vectoriais. A ausência deste standard levou as empresas a criar muitos formatos similares, dispersando com eles os utilizadores. Finalmente, foi possível concluir que a escolha do formato de imagem vectorial possui uma enorme relevância no que toca às capacidades descritivas, custo de armazenamento, velocidade de processamento e fidelidade em renderizações futuras. Existem formatos cuja preservação foi descrita como desejável por outros estudos. Entre os formatos seleccionados encontramos o SVG, o WebCGM e o PDF/A. Estes formatos são também os aconselhados para preservação a longo prazo de imagens.
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No âmbito do processamento de imagem, pretendia-se explorar e testar o processamento do ponto de vista do programador e do utilizador. Para testar o processamento do ponto de vista do utilizador, foi frequentado um curso pós-laboral de design em programas de edição vectorial. O objectivo consistia em verificar em primeira mão as necessidades dos utilizadores. Conclui-se que a simplicidade dos métodos e transparência das funções são factores importantes. Em relação ao ponto de vista do programador, foi criado um software de edição gráfica de nome DrawIt. O objectivo consistia em testar ferramentas relacionadas com as imagens vectoriais e verificar as dificuldades do processamento do ponto de vista do programador. O software atingiu os objectivos a que se propunha, possuindo no final as capacidades projectadas. Conclui-se que a escolha das ferramentas é um processo importante na construção de um editor gráfico, e que existe uma falta de informação sobre este tipo de sistemas. O DrawIt permitiu o estudo a fundo da norma SVG 1.1, sendo que a sua capacidade de descrever funções através de variados métodos multiplica o esforço do programador. O processamento de imagens vectoriais é exigente, e factores como a criação de threads para procedimentos mais complexos revelam ganhos elevados no tempo de processamento. Na construção do DrawIt foram estudadas as preferências dos utilizadores face às características dos formatos de imagem, de modo a definir que formato utilizar. Para isso realizou-se um estudo que se mostrou insuficiente. Deste modo, aplicou-se um inquérito de opinião a profissionais da área. Este inquérito reflecte apenas uma necessidade de um estudo mais aprofundado e abrangente, pois os parâmetros pelos quais muitos programadores se guiam, na escolha do formato vectorial a utilizar, podem, na realidade, estar errados. Detectou-se ao longo do estudo, uma falta de um standard forte na indústria das imagens vectoriais. A ausência deste standard levou as empresas a criar muitos formatos similares, dispersando com eles os utilizadores. Finalmente, foi possível concluir que a escolha do formato de imagem vectorial possui uma enorme relevância no que toca às capacidades descritivas, custo de armazenamento, velocidade de processamento e fidelidade em renderizações futuras. Existem formatos cuja preservação foi descrita como desejável por outros estudos. Entre os formatos seleccionados encontramos o SVG, o WebCGM e o PDF/A. Estes formatos são também os aconselhados para preservação a longo prazo de imagens.This document represents a study regarding the processing and archiving of 2D vector images. Concerning the archiving, the objective was to make a study of the existing vector image formats and their structure, understanding those more adequate for a long term archiving. For that purpose, an extensive research of actual documents was made. The conclusion drawn from this study is that every vector image format existing has some kind of advantage, making its existence justifiable. The long term archiving should be done using text codification formats associated with non-proprietary compression methods. Taking this into regard, a more detailed study was made about the SVG,CGM and PDF/A formats. About image processing, the objectives were to explore and test it in two points of view: the programmer’s and the user’s. To test image processing in the users point of view, a course of design and vectorial editing programs was taken in a post-employment schedule. The objectives were to verify firsthand the user’s necessities. The conclusion is that simplicity of methods and function transparency are major factors. Regarding the programmers point of view, a graphic editing software named DrawIt was created. The objective was to test tools related to vector images and to verify the difficulties of image processing in the programmers point of view. The software meets the initial objectives. The conclusions are that the tools choice is a very important process in the graphic editing software construction, and that exists a lack of information about these systems. DrawIT allowed a deep understanding of the SVG 1.1 format, being that the SVG’s ability to execute the same function using different methods multiplies the programmer’s effort. The image processing is demanding, and factors like the creation of threads in more complex procedures result in high gains in processing times. In DrawIT’s construction the user’s preferences about image properties were studied, to decide which format to use. To try to achieve that goal, a study of recent documents was made, but revealed to be insufficient. Due to this insufficiency an inquiry of opinion was presented to vector image processing professionals. This inquiry reflects a necessity of a more profound study, as the parameters that guide many programmer’s choice of the vector format, may actually be wrong. While making the study, a lack of a strong industry standard was detected. The absence of this standard took companies to create many similar formats, causing the dispersion of the final users. Finally, it was possible to conclude that the choice of the vector image format has a enormous relevance on the description capabilities, storage cost, processing speed and future renderization fidelity. There are formats which preservation was described as desirable by other studies. Some of the selected formats are SVG, WebCGM and PDF/A. These formats are also adequate for the long term preservation of images.Araújo, Pedro José GuerrauBibliorumQuinaz, Filipe Nuno Mateus Dias2015-07-21T11:49:49Z200820082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3750porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:40:15Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3750Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:45:06.821277Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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description Este documento representa um estudo acerca do armazenamento e processamento de imagens vectoriais de duas dimensões. Em relação ao armazenamento, pretendia-se o estudo dos formatos de imagem existentes e a sua estrutura, percebendo quais os mais adequados com vista ao armazenamento a longo prazo. Para tal, efectuou-se uma pesquisa extensa de documentos actuais. Conclui-se deste estudo que todos os formatos possuem algum tipo de vantagem, que justifica a sua existência. Para o armazenamento a longo prazo, verifica-se que este deverá ser efectuado em formatos de codificação em modo de texto e com métodos de compressão nãoproprietários. Desta forma foi estudada a estrutura mais detalhada dos formatos SVG, CGM e PDF/A. No âmbito do processamento de imagem, pretendia-se explorar e testar o processamento do ponto de vista do programador e do utilizador. Para testar o processamento do ponto de vista do utilizador, foi frequentado um curso pós-laboral de design em programas de edição vectorial. O objectivo consistia em verificar em primeira mão as necessidades dos utilizadores. Conclui-se que a simplicidade dos métodos e transparência das funções são factores importantes. Em relação ao ponto de vista do programador, foi criado um software de edição gráfica de nome DrawIt. O objectivo consistia em testar ferramentas relacionadas com as imagens vectoriais e verificar as dificuldades do processamento do ponto de vista do programador. O software atingiu os objectivos a que se propunha, possuindo no final as capacidades projectadas. Conclui-se que a escolha das ferramentas é um processo importante na construção de um editor gráfico, e que existe uma falta de informação sobre este tipo de sistemas. O DrawIt permitiu o estudo a fundo da norma SVG 1.1, sendo que a sua capacidade de descrever funções através de variados métodos multiplica o esforço do programador. O processamento de imagens vectoriais é exigente, e factores como a criação de threads para procedimentos mais complexos revelam ganhos elevados no tempo de processamento. Na construção do DrawIt foram estudadas as preferências dos utilizadores face às características dos formatos de imagem, de modo a definir que formato utilizar. Para isso realizou-se um estudo que se mostrou insuficiente. Deste modo, aplicou-se um inquérito de opinião a profissionais da área. Este inquérito reflecte apenas uma necessidade de um estudo mais aprofundado e abrangente, pois os parâmetros pelos quais muitos programadores se guiam, na escolha do formato vectorial a utilizar, podem, na realidade, estar errados. Detectou-se ao longo do estudo, uma falta de um standard forte na indústria das imagens vectoriais. A ausência deste standard levou as empresas a criar muitos formatos similares, dispersando com eles os utilizadores. Finalmente, foi possível concluir que a escolha do formato de imagem vectorial possui uma enorme relevância no que toca às capacidades descritivas, custo de armazenamento, velocidade de processamento e fidelidade em renderizações futuras. Existem formatos cuja preservação foi descrita como desejável por outros estudos. Entre os formatos seleccionados encontramos o SVG, o WebCGM e o PDF/A. Estes formatos são também os aconselhados para preservação a longo prazo de imagens.
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