A linguagem oral e a aprendizagem significativa : um estudo realizado no contexto da sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Natacha Maria Godinho
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/562
Resumo: Dissertação de Mestrado em Ensino das Ciências apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_08da6e528bcd3d834e05fc3638b9283e
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/562
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A linguagem oral e a aprendizagem significativa : um estudo realizado no contexto da sala de aulaAprendizagemComunicação na aulaLinguagem não-verbalOralidadeEnsino das matemáticasDissertação de Mestrado em Ensino das Ciências apresentada à Universidade AbertaO principal objectivo deste estudo é a importância da influência da linguagem oral usada na sala de aula sobre a aprendizagem significativa no âmbito do ensino da Matemática. Para tal, definiram-se como principais questões desta investigação: Qual é o papel atribuído pelos professores de Matemática à linguagem oral na aprendizagem? Quais são as perspectivas dos professores de Matemática sobre a influência das suas práticas discursivas orais na aprendizagem significativa? A fim de fundamentar solidamente este estudo, realizou-se uma revisão de literatura da qual resultou a escolha da teoria construtivista trivial e humana de Novak para a base do estudo. De acordo com a teoria referida considerou-se o conceito de aprendizagem significativa. Do ponto de vista da metodologia, o estudo realizado insere-se numa perspectiva qualitativa de investigação, na vertente de estudo de caso. Os dados foram recolhidos através da observação de um conjunto de aulas e, também, através da realização de um questionário. Deste estudo resultaram as seguintes conclusões: A linguagem oral é um forte aliado do professor para a facilitação/gestão da aprendizagem dos alunos; A linguagem oral pode potenciar as condições para a aprendizagem significativa das MatemáticaLe grand but de cette enquête est l’importance de l'influence du langage oral utilisée dans la classe sur l'érudition significative dans la compétence d'enseignement des Mathématiques. Pour atteindre ceci, là a été défini comme questions du principal de cette enquête: Lequel est-ce que le rôle est accordé par les professeurs de Mathématique au langage oral dans l'apprentissage? Lesquelles sont les perspectives des professeurs de Mathématiques au sujet de l'influence de leurs entraînements du discours oraux dans l'apprentissage significative? Pour le but de fermement support cette étude, là a été porté dehors une révision de la littérature de qui a résulté l'option pour considérer la théorie du construtivism trivial et humaine de Novak à la base de cette étude. Il a aussi été considéré, en accord avec la théorie se reportée, le concept d'apprentissage significative. De point de vue de la méthodologie, l'étude exécutée met dans une perspective qualitative d'enquête, l'inclinaison d'étude du cas. Les données étaient rassemblez d'un questionnaire et, aussi, à travers de l'observation d'un ensemble de classes, conversations non officielles et analyse des documents. De cette étude les conclusions suivantes ont été prises: Le langage oral est un allié fort du professeur dans le facilitation/gestion d'élève apprend. Le langage oral est capable de propulser la Mathématique conditions de l'érudition significativesThe main goal of this study is the importance of the influence of the oral language used at the classroom on the meaningful learning in the ambit of Mathematics teaching. In order to attain this, there were defined as main questions of this investigation: Which is the role granted by the teachers of Mathematics to the oral language in the learning? Which are the teachers’ of Mathematics perspectives on the influence of their oral discourse practices in the meaningful learning? For the purpose of firmly support this study, there was carried out a literature revision of which resulted the choice to consider the trivial and human construtivism theory’s of Novak to the basis of this study. It was also considered, in agreement with the referred theory, the concept of meaningful learning. From methodological point of view, the performed study lays in a qualitative perspective of investigation, case study’s slope. The data were collected through the observation of a group of classes and, also, through the accomplishment of a questionnaire. From this study were taken the following conclusions: The oral language is a strong ally of the teacher in the facilitation/management of pupil’s learning. The oral language is able to power the Mathematics meaningful learning conditionsValadares, JorgeRepositório AbertoSoares, Natacha Maria Godinho2009-01-26T16:15:30Z200720072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis71045120 bytesapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/562porSoares, Natacha Maria Godinho - A linguagem oral e a aprendizagem significativa [Em linha] : um estudo realizado no contexto da sala de aula. Lisboa : [s.n.], 2007. 202 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:13:10Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/562Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:55.466924Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A linguagem oral e a aprendizagem significativa : um estudo realizado no contexto da sala de aula
title A linguagem oral e a aprendizagem significativa : um estudo realizado no contexto da sala de aula
spellingShingle A linguagem oral e a aprendizagem significativa : um estudo realizado no contexto da sala de aula
Soares, Natacha Maria Godinho
Aprendizagem
Comunicação na aula
Linguagem não-verbal
Oralidade
Ensino das matemáticas
title_short A linguagem oral e a aprendizagem significativa : um estudo realizado no contexto da sala de aula
title_full A linguagem oral e a aprendizagem significativa : um estudo realizado no contexto da sala de aula
title_fullStr A linguagem oral e a aprendizagem significativa : um estudo realizado no contexto da sala de aula
title_full_unstemmed A linguagem oral e a aprendizagem significativa : um estudo realizado no contexto da sala de aula
title_sort A linguagem oral e a aprendizagem significativa : um estudo realizado no contexto da sala de aula
author Soares, Natacha Maria Godinho
author_facet Soares, Natacha Maria Godinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valadares, Jorge
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Natacha Maria Godinho
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Comunicação na aula
Linguagem não-verbal
Oralidade
Ensino das matemáticas
topic Aprendizagem
Comunicação na aula
Linguagem não-verbal
Oralidade
Ensino das matemáticas
description Dissertação de Mestrado em Ensino das Ciências apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007
2007-01-01T00:00:00Z
2009-01-26T16:15:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/562
url http://hdl.handle.net/10400.2/562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Soares, Natacha Maria Godinho - A linguagem oral e a aprendizagem significativa [Em linha] : um estudo realizado no contexto da sala de aula. Lisboa : [s.n.], 2007. 202 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 71045120 bytes
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134995827130368