Orientação de estudantes de enfermagem: desafios e estratégias das tecnologias de informação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/19783 |
Resumo: | Os ensinos clínicos no ensino de enfermagem e na intervenção comunitária têm cada vez mais a necessidade de se adaptar às novas exigências e oportunidades das tecnologias de informação. Através deste estudo de caso pretende-se dar a conhecer as potencialidades e experiência resul- tante da utilização continuada de uma plataforma de e-learning (BlackBoard ®) e de um sistema de sala de aula virtual (Adobe Connect™). Os resultados demonstram uma clara associação entre o maior desen-volvimento/interação com os sistemas e a liderança e excelência nos grupos de estudantes de enfermagem inseridos no ensino clínico em estudo. |
id |
RCAP_08dc6af087e7e6670c4fb31b8ff9e752 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/19783 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Orientação de estudantes de enfermagem: desafios e estratégias das tecnologias de informaçãoNursing student orientation: information techology challenges and strategiesEnfermagemElearningSaúde ComunitáriaSaúde escolarNursingCommunity healthSchool healthOs ensinos clínicos no ensino de enfermagem e na intervenção comunitária têm cada vez mais a necessidade de se adaptar às novas exigências e oportunidades das tecnologias de informação. Através deste estudo de caso pretende-se dar a conhecer as potencialidades e experiência resul- tante da utilização continuada de uma plataforma de e-learning (BlackBoard ®) e de um sistema de sala de aula virtual (Adobe Connect™). Os resultados demonstram uma clara associação entre o maior desen-volvimento/interação com os sistemas e a liderança e excelência nos grupos de estudantes de enfermagem inseridos no ensino clínico em estudo.Clinical Internships in nursing education and community intervention are increasingly the need to adapt to new demands and opportunities of information technology. This case study intends to make known the potential and experience from the continued use of a platform of e-learning (Blackboard ®) and a virtual classroom system (Adobe Connect™). The results show a clear association between greater development / interaction with the systems and leadership and excellence in groups of nursing students in clinical internship inserted in this study.Universidad del ZuliaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaNeves-Amado, João2016-04-20T09:11:32Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/19783porNEVES- AMADO, João - Orientação de estudantes de enfermagem: Desafios e estratégias das tecnologias de informação. Opción. ISSN 1012-1587. (2015) Ano 31, Nº especial 6, p.670 - 6771012-15872477-938584994574839info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-15T01:41:08Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/19783Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:15:46.564209Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Orientação de estudantes de enfermagem: desafios e estratégias das tecnologias de informação Nursing student orientation: information techology challenges and strategies |
title |
Orientação de estudantes de enfermagem: desafios e estratégias das tecnologias de informação |
spellingShingle |
Orientação de estudantes de enfermagem: desafios e estratégias das tecnologias de informação Neves-Amado, João Enfermagem Elearning Saúde Comunitária Saúde escolar Nursing Community health School health |
title_short |
Orientação de estudantes de enfermagem: desafios e estratégias das tecnologias de informação |
title_full |
Orientação de estudantes de enfermagem: desafios e estratégias das tecnologias de informação |
title_fullStr |
Orientação de estudantes de enfermagem: desafios e estratégias das tecnologias de informação |
title_full_unstemmed |
Orientação de estudantes de enfermagem: desafios e estratégias das tecnologias de informação |
title_sort |
Orientação de estudantes de enfermagem: desafios e estratégias das tecnologias de informação |
author |
Neves-Amado, João |
author_facet |
Neves-Amado, João |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves-Amado, João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Elearning Saúde Comunitária Saúde escolar Nursing Community health School health |
topic |
Enfermagem Elearning Saúde Comunitária Saúde escolar Nursing Community health School health |
description |
Os ensinos clínicos no ensino de enfermagem e na intervenção comunitária têm cada vez mais a necessidade de se adaptar às novas exigências e oportunidades das tecnologias de informação. Através deste estudo de caso pretende-se dar a conhecer as potencialidades e experiência resul- tante da utilização continuada de uma plataforma de e-learning (BlackBoard ®) e de um sistema de sala de aula virtual (Adobe Connect™). Os resultados demonstram uma clara associação entre o maior desen-volvimento/interação com os sistemas e a liderança e excelência nos grupos de estudantes de enfermagem inseridos no ensino clínico em estudo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2016-04-20T09:11:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/19783 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/19783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
NEVES- AMADO, João - Orientação de estudantes de enfermagem: Desafios e estratégias das tecnologias de informação. Opción. ISSN 1012-1587. (2015) Ano 31, Nº especial 6, p.670 - 677 1012-1587 2477-9385 84994574839 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad del Zulia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad del Zulia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131838784995328 |