Orientação de estudantes de enfermagem: desafios e estratégias das tecnologias de informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves-Amado, João
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/19783
Resumo: Os ensinos clínicos no ensino de enfermagem e na intervenção comunitária têm cada vez mais a necessidade de se adaptar às novas exigências e oportunidades das tecnologias de informação. Através deste estudo de caso pretende-se dar a conhecer as potencialidades e experiência resul- tante da utilização continuada de uma plataforma de e-learning (BlackBoard ®) e de um sistema de sala de aula virtual (Adobe Connect™). Os resultados demonstram uma clara associação entre o maior desen-volvimento/interação com os sistemas e a liderança e excelência nos grupos de estudantes de enfermagem inseridos no ensino clínico em estudo.
id RCAP_08dc6af087e7e6670c4fb31b8ff9e752
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/19783
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Orientação de estudantes de enfermagem: desafios e estratégias das tecnologias de informaçãoNursing student orientation: information techology challenges and strategiesEnfermagemElearningSaúde ComunitáriaSaúde escolarNursingCommunity healthSchool healthOs ensinos clínicos no ensino de enfermagem e na intervenção comunitária têm cada vez mais a necessidade de se adaptar às novas exigências e oportunidades das tecnologias de informação. Através deste estudo de caso pretende-se dar a conhecer as potencialidades e experiência resul- tante da utilização continuada de uma plataforma de e-learning (BlackBoard ®) e de um sistema de sala de aula virtual (Adobe Connect™). Os resultados demonstram uma clara associação entre o maior desen-volvimento/interação com os sistemas e a liderança e excelência nos grupos de estudantes de enfermagem inseridos no ensino clínico em estudo.Clinical Internships in nursing education and community intervention are increasingly the need to adapt to new demands and opportunities of information technology. This case study intends to make known the potential and experience from the continued use of a platform of e-learning (Blackboard ®) and a virtual classroom system (Adobe Connect™). The results show a clear association between greater development / interaction with the systems and leadership and excellence in groups of nursing students in clinical internship inserted in this study.Universidad del ZuliaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaNeves-Amado, João2016-04-20T09:11:32Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/19783porNEVES- AMADO, João - Orientação de estudantes de enfermagem: Desafios e estratégias das tecnologias de informação. Opción. ISSN 1012-1587. (2015) Ano 31, Nº especial 6, p.670 - 6771012-15872477-938584994574839info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-15T01:41:08Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/19783Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:15:46.564209Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Orientação de estudantes de enfermagem: desafios e estratégias das tecnologias de informação
Nursing student orientation: information techology challenges and strategies
title Orientação de estudantes de enfermagem: desafios e estratégias das tecnologias de informação
spellingShingle Orientação de estudantes de enfermagem: desafios e estratégias das tecnologias de informação
Neves-Amado, João
Enfermagem
Elearning
Saúde Comunitária
Saúde escolar
Nursing
Community health
School health
title_short Orientação de estudantes de enfermagem: desafios e estratégias das tecnologias de informação
title_full Orientação de estudantes de enfermagem: desafios e estratégias das tecnologias de informação
title_fullStr Orientação de estudantes de enfermagem: desafios e estratégias das tecnologias de informação
title_full_unstemmed Orientação de estudantes de enfermagem: desafios e estratégias das tecnologias de informação
title_sort Orientação de estudantes de enfermagem: desafios e estratégias das tecnologias de informação
author Neves-Amado, João
author_facet Neves-Amado, João
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves-Amado, João
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Elearning
Saúde Comunitária
Saúde escolar
Nursing
Community health
School health
topic Enfermagem
Elearning
Saúde Comunitária
Saúde escolar
Nursing
Community health
School health
description Os ensinos clínicos no ensino de enfermagem e na intervenção comunitária têm cada vez mais a necessidade de se adaptar às novas exigências e oportunidades das tecnologias de informação. Através deste estudo de caso pretende-se dar a conhecer as potencialidades e experiência resul- tante da utilização continuada de uma plataforma de e-learning (BlackBoard ®) e de um sistema de sala de aula virtual (Adobe Connect™). Os resultados demonstram uma clara associação entre o maior desen-volvimento/interação com os sistemas e a liderança e excelência nos grupos de estudantes de enfermagem inseridos no ensino clínico em estudo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-04-20T09:11:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/19783
url http://hdl.handle.net/10400.14/19783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv NEVES- AMADO, João - Orientação de estudantes de enfermagem: Desafios e estratégias das tecnologias de informação. Opción. ISSN 1012-1587. (2015) Ano 31, Nº especial 6, p.670 - 677
1012-1587
2477-9385
84994574839
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad del Zulia
publisher.none.fl_str_mv Universidad del Zulia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131838784995328