A intervenção comunitária: um novo campo educativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/50715 |
Resumo: | Nos nossos dias, à educação é pedida uma actuação, dentro e fora do sistema educativo formal, capaz de dotar os indivíduos de conhecimentos, competências e técnicas que lhes permitam responder positivamente aos desafi os de uma sociedade em transformação. Neste contexto, a intervenção comunitária surge como um novo campo educativo, uma proposta de trabalho em educação que se caracteriza por partir dos problemas e contar com a participação das populações tornandose elas próprias as protagonistas da mudança social. O nosso breve ensaio tem como objectivo apresentar um projecto de intervenção comunitária que desenvolvemos no contexto das dinâmicas educativas realizadas no âmbito da sociedade civil alargada. |
id |
RCAP_08e7d011b49f29bfa3409e0331671871 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50715 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A intervenção comunitária: um novo campo educativoThe communitary intervention: a new educative fieldEducaçãoIntervenção comunitáriaInserção socialEducationCommunitary InterventionSocial insertionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoNos nossos dias, à educação é pedida uma actuação, dentro e fora do sistema educativo formal, capaz de dotar os indivíduos de conhecimentos, competências e técnicas que lhes permitam responder positivamente aos desafi os de uma sociedade em transformação. Neste contexto, a intervenção comunitária surge como um novo campo educativo, uma proposta de trabalho em educação que se caracteriza por partir dos problemas e contar com a participação das populações tornandose elas próprias as protagonistas da mudança social. O nosso breve ensaio tem como objectivo apresentar um projecto de intervenção comunitária que desenvolvemos no contexto das dinâmicas educativas realizadas no âmbito da sociedade civil alargada.Nowadays, it is asked to education an action, in and out of de formal educational system, capable of endowing the individuals of knowledges, skills and technics that allow them to answer positively to the challanges of a society in transformation. In this context, the communitary intervention emerges as a new educative fi eld, a work proposal in education that characterizes itself by starting from problems and relies on the participation of populations, becoming themselves the main characters of the social change. Our brief essay has the purpose of presenting a communitary intervention project that we developed in the context of the educative dynamics accomplished in the enlarged civil society.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidad de A CoruñaUniversidade do MinhoAntunes, Maria da Conceição Pinto20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/50715por1138-1663info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:32:34Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50715Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:27:56.317202Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A intervenção comunitária: um novo campo educativo The communitary intervention: a new educative field |
title |
A intervenção comunitária: um novo campo educativo |
spellingShingle |
A intervenção comunitária: um novo campo educativo Antunes, Maria da Conceição Pinto Educação Intervenção comunitária Inserção social Education Communitary Intervention Social insertion Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A intervenção comunitária: um novo campo educativo |
title_full |
A intervenção comunitária: um novo campo educativo |
title_fullStr |
A intervenção comunitária: um novo campo educativo |
title_full_unstemmed |
A intervenção comunitária: um novo campo educativo |
title_sort |
A intervenção comunitária: um novo campo educativo |
author |
Antunes, Maria da Conceição Pinto |
author_facet |
Antunes, Maria da Conceição Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Maria da Conceição Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Intervenção comunitária Inserção social Education Communitary Intervention Social insertion Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Intervenção comunitária Inserção social Education Communitary Intervention Social insertion Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Nos nossos dias, à educação é pedida uma actuação, dentro e fora do sistema educativo formal, capaz de dotar os indivíduos de conhecimentos, competências e técnicas que lhes permitam responder positivamente aos desafi os de uma sociedade em transformação. Neste contexto, a intervenção comunitária surge como um novo campo educativo, uma proposta de trabalho em educação que se caracteriza por partir dos problemas e contar com a participação das populações tornandose elas próprias as protagonistas da mudança social. O nosso breve ensaio tem como objectivo apresentar um projecto de intervenção comunitária que desenvolvemos no contexto das dinâmicas educativas realizadas no âmbito da sociedade civil alargada. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/50715 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/50715 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1138-1663 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de A Coruña |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132772982325248 |