Simulador de mensagens AFTN e OLDI - Recepção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/8946 |
Resumo: | Tese de mestrado em Engenharia Informática (Sistemas de Informação), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2011 |
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Simulador de mensagens AFTN e OLDI - RecepçãoGestão de tráfego aéreo (ATM)TestarSimularMensagens AFTNMensagens OLDIInterface Homem Maquina (HMI)Tese de mestrado em Engenharia Informática (Sistemas de Informação), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2011Um sistema de gestão de tráfego aéreo (ATM) responde às necessidades decontrolo e navegação em segurança. Baseia-se em várias tecnologias e procedimentos que se sobrepõem e se correlacionam de modo a criar um sistema dinâmico e optimizado com várias safety nets, que lhe conferem maior segurança chamando a atenção dos controladores de tráfego aéreo (ATCO) e dos restantes técnicos envolvidos para situações anómalas e potencialmente perigosas. A empresa NAV Portugal E.P.E. desenvolve e mantém constantemente vários destes sistemas em uso na região de informação de voo (FIR) de Lisboa: o LISATM1 no centro de controlo de Lisboa e os TWRATM2 nas Torres dos aeroportos do continente. Cada um destes sistemas junta a informação proveniente de várias fontes (Radares, FIR’s adjacentes, CFMU3 e outros) apresentando-a, depois de trabalhada, de forma consistente, fidedigna e de simples interpretação, aos ATCO’s, de modo a que estes possam tomar decisões de gestão de tráfego com total conhecimento sobre as condições existentes em tempo real. O LISATM, bem como os TWRATM, é regularmente alvo de melhorias e acréscimo de funcionalidades necessitando, por isso, de ser testado e validado antes de ser colocado em uso operacional. Para esta fase de testes e validação são usados simuladores que injectam e recolhem dados do software a testar numa plataforma de testes, sem colocar em risco recursos humanos e materiais. Um dos principais métodos de gestão de tráfego, para além do controlo baseado na informação fornecida pelos radares, envolve o conhecimento antecipado de planos de voo, que fornecem informação sobre a aeronave e trajectória a efectuar. Quando um voo envolve mais do que uma FIR, tem de existir informação sobre esse voo em todas elas e é necessário efectuar a coordenação entre as FIR’s envolvidas quando se aproxima o momento da transferência do voo duma FIR para a outra. Para testar estas situações não existe actualmente um mecanismo automático para gerar e validar a informação de plano de voo e de coordenação trocada com o sistema ATM. Com o presente trabalho pretende-se criar/implementar uma funcionalidade adicional ao simulador já existente (SIMATM): a simulação de recepção de mensagens de planos de voo (AFTN4) e de coordenação (OLDI5) originárias do LISATM, com envio das respectivas mensagens de resposta, através de uma Interface Pessoa Máquina (HMI) prática e funcional. Os objectivos deste trabalho passam por observar, testar e guardar dados das mensagens AFTN e OLDI enviadas, pelo LISATM, respectivamente para o CFMU e sistemas ATM das FIR’s adjacentes, e ainda, forçar e testar comportamentos anómalos nas respostas dadas ao LISATM quando das suas tentativas de coordenação com as FIR’s adjacentes (OLDI). Pretende-se ainda entrar no domínio dos testes automáticos (das interfaces externas acima referidas). Com este projecto contribui-se com uma ferramenta de trabalho para outros futuros projectos, que permitam elevar o nível de segurança que a NAV Portugal promove continuamente nos serviços que presta.An Air Traffic Management (ATM) system has the purpose of answering the needs for safety control and navigation. It is based on some technologies and procedures that are overlapped and correlated in order to create a dynamic and optimized system with several safety nets which increase its security by calling the attention of the Air Traffic Controller Operator (ATCO) and of other involved technicians for anomalous and potentially dangerous situations. NAV develops and constantly keeps in use one of these systems in the Flight Information Region (FIR) of Lisbon: the LISATM6 at control centre of Lisbon and TWRATM7 in the towers of mainland airports. Each one of these systems collects the data provided by several sources (Radars, adjacent FIR' s, CFMU8 among others) presenting it, after being processed, in a consistent and trustworthy way in order to be easily interpreted by ATCO’s, so that they can make traffic management decisions with total knowledge of the existing conditions in real time. LISATM and TWRATM are regularly subject to improvements and functionality additions which need to be tested and validated before being placed to operational use. For this test and validation phase, simulators are used to inject and collect data from the software to be tested in a test platform, without risking human and material resources. Beyond control based on information supplied by the radars, one of the main traffic management methods involves the anticipated knowledge of flight plans that supply information about the aircraft and its planned trajectory. When a flight involves more than one FIR there must exist information about that flight in all of them. It is also necessary that coordination between FIR takes place, as the time of the flight transfer from one FIR to another approaches. Nowadays, in order to test these situations there is no automatic mechanism capable of generating and validating flight plan information (AFTN9) and coordination (OLDI10) data exchange with ATM system. The present work aims at creating/implementing an additional functionality to the already existing simulator (SIMATM): to simulate the reception of Aeronautical Fixed Telecommunications Network (AFTN) and On-Line Data Interchange (OLDI) messages sent by LISATM, and the transmission of the respective response through a practical and functional Human Machine Interface (HMI). The main goal of this work is to observe, test and log AFTN and OLDI data sent by LISATM respectively to CFMU and ATM systems from adjacent FIR's. Additionally, it is also the intention to test and force anomalous behaviour in the responses given to the LISATM in its attempts of coordination with adjacent FIR’s (OLDI). Furthermore, this work aims to enter the domain of automated testing (of external interfaces mentioned above). This project will contribute with a new work tool for future projects, which will improve the level of security that NAV Portugal continuously promotes within the provided services.Nunes, Maria Isabel Batalha Reis da Gama, 1961-Serrano, Maria José PalmeirimRepositório da Universidade de LisboaReis, Joaquim Tiago Valério Pacheco Veríssimo dos2013-08-02T10:52:21Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8946pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:53:02Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8946Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:17.968497Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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