A PESC : um processo em construçao
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/1527 |
Resumo: | A política Externa e de Segurança Comum (PESC) é uma iniciativa política numa realidade nova que é a União Europeia. Esta novidade convida à revisão, adaptação ou inovação de conceitos de aplicação à PESC e que, até agora, eram de exclusiva referência ao estado soberano. O enquadramento da PESC, em particular o Tratado de Amesterdão, aponta para uma política de sistema intergovernamental e para uma defesa baseada no vínculo transatlântico. No entanto, abrem-se perspectivas para outras alternativas de maior protagonismo e independência da União, que podem ir até ao estatuto de superpotência num futuro sistema internacional multipolar. O autor opta pela escolha actual que entende ser a que melhor se ajusta aos interesses nacionais, considerando-a de prudência, senso e consenso. Lembra, ainda, que as alternativas que se oferecem e que apontam para um sistema federal e uma desvinculação euroatlântica, parcial ou total, não são indiferentes para Portugal, antes pelo contrário tocam muito de perto os seus interesses vitais. |
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A PESC : um processo em construçaoPolítica de defesaPolítica externaPolítica de segurançaPESCUE (a partir de 1993)PortugalA política Externa e de Segurança Comum (PESC) é uma iniciativa política numa realidade nova que é a União Europeia. Esta novidade convida à revisão, adaptação ou inovação de conceitos de aplicação à PESC e que, até agora, eram de exclusiva referência ao estado soberano. O enquadramento da PESC, em particular o Tratado de Amesterdão, aponta para uma política de sistema intergovernamental e para uma defesa baseada no vínculo transatlântico. No entanto, abrem-se perspectivas para outras alternativas de maior protagonismo e independência da União, que podem ir até ao estatuto de superpotência num futuro sistema internacional multipolar. O autor opta pela escolha actual que entende ser a que melhor se ajusta aos interesses nacionais, considerando-a de prudência, senso e consenso. Lembra, ainda, que as alternativas que se oferecem e que apontam para um sistema federal e uma desvinculação euroatlântica, parcial ou total, não são indiferentes para Portugal, antes pelo contrário tocam muito de perto os seus interesses vitais.Instituto da Defesa NacionalRepositório ComumPires, Mário Lemos2011-10-26T14:02:05Z19981998-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/1527por0870-757Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-07T06:58:45Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/1527Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:45.118737Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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