Gestão do conhecimento em saúde: praticas em contexto de cuidados intensivos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/14855 |
Resumo: | A presente dissertação pretende mostrar a forma como a equipa de saúde de uma Unidade de Cuidados Intensivos, inserida numa organização hospitalar pública, actua na prestação de cuidados de saúde, ao doente em estado crítico. Ao abordar o comportamento organizacional destas unidades, procurou-se avaliar a importância do conhecimento humano, o envolvimento dos dois grupos profissionais dominantes (médicos e enfermeiros), nas suas actividades e procedimentos, na tomada de decisão, na partilha de conhecimento e experiências. A gestão do conhecimento foi analisada em três unidades de cuidados intensivos. As unidades analisadas embora não tenham uma cultura própria de gestão do conhecimento, evidenciam-se pela partilha de conhecimento e Know-how, pela actuação eficaz, eficiente e emergente, onde a vida não tem preço, e cujo objectivo final, é a prestação de cuidados de saúde ao doente, na recuperação das suas funções vitais. A partilha de conhecimento, a competência e a motivação foram relevantes neste estudo exploratório. É importante realçar que a organização sabe o caminho que trilha e como pode alcançar os seus objectivos. Neste contexto define-se, inova-se, forma-se e constrói-se por si própria. /*** Abstract - The present dissertation pretends to show the way staff of an Intensive Care Unit — inserted in the facilities of a public hospital — act in rendering health care to patients in a critical state. When approaching the organizational behaviors of these units, we tried to evaluate the importance of the human knowledge, the involvement of the two dominant professional groups (doctors and nurses), in their tasks and procedures, in reaching a decision, in sharing knowledge and experience. The management of knowledge was analyzed in three Intensive Care Units. Although the analyzed units don't have their own method of managing this knowledge, they have their plain evident in sharing their knowledge and 'Know-how, through an effective, efficient and emergent performance where life has no price, and whose final goal is the rendering of health care to patients recovering their vital functions- Sharing knowledge, the competence and the motivation were relevant in this exploratory study. lt is important to enhance that the organization knows the road it is treading and how it can reach their objectives. In this context it defines, innovates, forms and builds itself and on its own. |
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