As conceções dos professores acerca das políticas internas escolares para crianças com altas habilidades/superdotação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Maria José de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7159
Resumo: Neste estudo temos como objetivo investigar as conceções dos professores da educação de infância acerca das políticas públicas para as altas habilidades/superdotação na Rede Municipal de Ensino do Recife (RMER) e quais discursos sobre altas habilidades/superdotação estão se materializando nas políticas públicas inclusivas. Para este foco temático buscou-se informações com professores de um Centro Municipal de Educação de Infância, de uma Creche Municipal e do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação. As referidas instituições de ensino estão localizadas na região metropolitana do Recife e estão vinculadas à Secretaria de Educação do Recife. Utilizamos uma investigação qualitativa. A base teórica elencou-se em três categorias: Educação Inclusiva, Altas Habilidades/Superdotação e Políticas Educacionais Inclusivas, trabalhadas na Análise de Discurso (AD). Realizamos uma entrevista individual com os professores das unidades educacionais participantes e chegamos à conclusão que o fenômeno das altas habilidades/superdotação é pouco conhecido no meio docente e que há uma lacuna de formação tanto na graduação quanto na formação continuada, fator que dificulta tanto a identificação das altas habilidades/superdotação quanto a proposição de atividades no atendimento educacional especializado aos estudantes cuja invisibilidade estatística no Censo Escolar da Educação Básica se reflete nas políticas públicas pouco efetivas, negando o direito de uma educação de qualidade a todos conforme preconizam as leis.
id RCAP_09349f9a8e997e9da1245780a5c337ca
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7159
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As conceções dos professores acerca das políticas internas escolares para crianças com altas habilidades/superdotaçãoMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAREDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALEDUCAÇÃO INCLUSIVASOBREDOTAÇÃOPOLÍTICA PÚBLICAPOLÍTICA EDUCATIVAEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONINCLUSIVE EDUCATIONGIFTEDNESSPUBLIC POLICYEDUCATIONAL POLICYNeste estudo temos como objetivo investigar as conceções dos professores da educação de infância acerca das políticas públicas para as altas habilidades/superdotação na Rede Municipal de Ensino do Recife (RMER) e quais discursos sobre altas habilidades/superdotação estão se materializando nas políticas públicas inclusivas. Para este foco temático buscou-se informações com professores de um Centro Municipal de Educação de Infância, de uma Creche Municipal e do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação. As referidas instituições de ensino estão localizadas na região metropolitana do Recife e estão vinculadas à Secretaria de Educação do Recife. Utilizamos uma investigação qualitativa. A base teórica elencou-se em três categorias: Educação Inclusiva, Altas Habilidades/Superdotação e Políticas Educacionais Inclusivas, trabalhadas na Análise de Discurso (AD). Realizamos uma entrevista individual com os professores das unidades educacionais participantes e chegamos à conclusão que o fenômeno das altas habilidades/superdotação é pouco conhecido no meio docente e que há uma lacuna de formação tanto na graduação quanto na formação continuada, fator que dificulta tanto a identificação das altas habilidades/superdotação quanto a proposição de atividades no atendimento educacional especializado aos estudantes cuja invisibilidade estatística no Censo Escolar da Educação Básica se reflete nas políticas públicas pouco efetivas, negando o direito de uma educação de qualidade a todos conforme preconizam as leis.The objective of this study is to investigate school teacher's awareness of public politics for high abilities and intellectual giftedness of children in the Municipal Education Network from the city of Recife and wich speeches about high abilities and intellectual giftedness are materializing in inclusive public politics. Teachers from a Municipal Center of Child Education, from a Municipal Day Care and from an Activity Center of High Abilities/Intellectual Giftedness offered information on this presented subject. Those institutions of education are localized at the metropolitan area of Recife and are linked to Recife’s Office of Education. This work presents a qualitative investigation. The presented theory was listed in three different categories: Inclusive education, high abilities/intellectual giftedness and inclusive politics on education, worked in discourse analysis. We individually interviewed each teacher at their educational institutions and we concluded that the phenomenon of high abilities and intellectual giftedness are poorly known among teachers and that there is a gap in both graduation and professional formation of teachers. For this reason, it is hard to identify individuals with high abilities and intellectual giftedness. It is also hard to propose activities when addressing those invisible students under the Scholar Census of Basic Education, this difficulty is reflected in poorly effective public politics. Finally, it denies the right of a good education for everyone, as stated by the law.2016-07-29T17:42:39Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7159TID:201776030porAraújo, Maria José deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:22Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7159Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:35.847490Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As conceções dos professores acerca das políticas internas escolares para crianças com altas habilidades/superdotação
title As conceções dos professores acerca das políticas internas escolares para crianças com altas habilidades/superdotação
spellingShingle As conceções dos professores acerca das políticas internas escolares para crianças com altas habilidades/superdotação
Araújo, Maria José de
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
SOBREDOTAÇÃO
POLÍTICA PÚBLICA
POLÍTICA EDUCATIVA
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATION
GIFTEDNESS
PUBLIC POLICY
EDUCATIONAL POLICY
title_short As conceções dos professores acerca das políticas internas escolares para crianças com altas habilidades/superdotação
title_full As conceções dos professores acerca das políticas internas escolares para crianças com altas habilidades/superdotação
title_fullStr As conceções dos professores acerca das políticas internas escolares para crianças com altas habilidades/superdotação
title_full_unstemmed As conceções dos professores acerca das políticas internas escolares para crianças com altas habilidades/superdotação
title_sort As conceções dos professores acerca das políticas internas escolares para crianças com altas habilidades/superdotação
author Araújo, Maria José de
author_facet Araújo, Maria José de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Maria José de
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
SOBREDOTAÇÃO
POLÍTICA PÚBLICA
POLÍTICA EDUCATIVA
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATION
GIFTEDNESS
PUBLIC POLICY
EDUCATIONAL POLICY
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
SOBREDOTAÇÃO
POLÍTICA PÚBLICA
POLÍTICA EDUCATIVA
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
INCLUSIVE EDUCATION
GIFTEDNESS
PUBLIC POLICY
EDUCATIONAL POLICY
description Neste estudo temos como objetivo investigar as conceções dos professores da educação de infância acerca das políticas públicas para as altas habilidades/superdotação na Rede Municipal de Ensino do Recife (RMER) e quais discursos sobre altas habilidades/superdotação estão se materializando nas políticas públicas inclusivas. Para este foco temático buscou-se informações com professores de um Centro Municipal de Educação de Infância, de uma Creche Municipal e do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação. As referidas instituições de ensino estão localizadas na região metropolitana do Recife e estão vinculadas à Secretaria de Educação do Recife. Utilizamos uma investigação qualitativa. A base teórica elencou-se em três categorias: Educação Inclusiva, Altas Habilidades/Superdotação e Políticas Educacionais Inclusivas, trabalhadas na Análise de Discurso (AD). Realizamos uma entrevista individual com os professores das unidades educacionais participantes e chegamos à conclusão que o fenômeno das altas habilidades/superdotação é pouco conhecido no meio docente e que há uma lacuna de formação tanto na graduação quanto na formação continuada, fator que dificulta tanto a identificação das altas habilidades/superdotação quanto a proposição de atividades no atendimento educacional especializado aos estudantes cuja invisibilidade estatística no Censo Escolar da Educação Básica se reflete nas políticas públicas pouco efetivas, negando o direito de uma educação de qualidade a todos conforme preconizam as leis.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-29T17:42:39Z
2016-01-01T00:00:00Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/7159
TID:201776030
url http://hdl.handle.net/10437/7159
identifier_str_mv TID:201776030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131213064044544