O Jornalismo Cultural do PÚBLICO na Era Digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/51213 |
Resumo: | Este relatório surge no seguimento de um estágio de três meses realizado na secção do Online do jornal PÚBLICO. O presente trabalho tem como objetivo analisar a forma como a secção de Cultura do PÚBLICO tem utilizado as ferramentas digitais disponíveis, em particular na cobertura de grandes eventos culturais. Para isso, analisouse a cobertura de um evento mediático internacional como os Óscares, entre 2014 e 2018, para caracterizar a evolução dessa cobertura e identificar formatos inovadores. Utilizouse como metodologia uma análise de conteúdo complementada com uma entrevista. Este estudo permite concluir que embora tenha havido um aumento do uso das ferramentas disponíveis no mundo digital entre 2014 e 2018, a cobertura fica ainda aquém do que a tecnologia atual permite. |
id |
RCAP_093aaad2e08df7b9b36ed1adf3c37060 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/51213 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Jornalismo Cultural do PÚBLICO na Era DigitalPÚBLICOJornalismo culturalJornalismo digitalCulturaJornalismo de cinemaInovação no jornalismoCultural journalismdigital journalismCinema journalismJournalism innovationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoEste relatório surge no seguimento de um estágio de três meses realizado na secção do Online do jornal PÚBLICO. O presente trabalho tem como objetivo analisar a forma como a secção de Cultura do PÚBLICO tem utilizado as ferramentas digitais disponíveis, em particular na cobertura de grandes eventos culturais. Para isso, analisouse a cobertura de um evento mediático internacional como os Óscares, entre 2014 e 2018, para caracterizar a evolução dessa cobertura e identificar formatos inovadores. Utilizouse como metodologia uma análise de conteúdo complementada com uma entrevista. Este estudo permite concluir que embora tenha havido um aumento do uso das ferramentas disponíveis no mundo digital entre 2014 e 2018, a cobertura fica ainda aquém do que a tecnologia atual permite.This report follows a three-month internship at the Online section of PÚBLICO newspaper. The main purpose of this study is to analyze how the Culture section of PÚBLICO has been using the digital tools available, particularly on covering big cultural events. To achieve that, we analyzed the report of a well-known international event like the Oscars, between 2014 and 2018, to portray the evolution of that coverage and identify innovative forms. As a methodology, we used a content analysis complemented with an interview. We concluded that despite the increase in the use of the tools available in the digital world between 2014 and 2018, the coverage is insufficient according to what the actual technology allows.Silva, Dora SantosRUNRobert, Sofia Mestre2018-11-09T15:41:50Z2018-09-052018-05-302018-09-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/51213TID:201977451porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:25:40Zoai:run.unl.pt:10362/51213Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:32:25.966632Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Jornalismo Cultural do PÚBLICO na Era Digital |
title |
O Jornalismo Cultural do PÚBLICO na Era Digital |
spellingShingle |
O Jornalismo Cultural do PÚBLICO na Era Digital Robert, Sofia Mestre PÚBLICO Jornalismo cultural Jornalismo digital Cultura Jornalismo de cinema Inovação no jornalismo Cultural journalism digital journalism Cinema journalism Journalism innovation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
O Jornalismo Cultural do PÚBLICO na Era Digital |
title_full |
O Jornalismo Cultural do PÚBLICO na Era Digital |
title_fullStr |
O Jornalismo Cultural do PÚBLICO na Era Digital |
title_full_unstemmed |
O Jornalismo Cultural do PÚBLICO na Era Digital |
title_sort |
O Jornalismo Cultural do PÚBLICO na Era Digital |
author |
Robert, Sofia Mestre |
author_facet |
Robert, Sofia Mestre |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Dora Santos RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Robert, Sofia Mestre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PÚBLICO Jornalismo cultural Jornalismo digital Cultura Jornalismo de cinema Inovação no jornalismo Cultural journalism digital journalism Cinema journalism Journalism innovation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
PÚBLICO Jornalismo cultural Jornalismo digital Cultura Jornalismo de cinema Inovação no jornalismo Cultural journalism digital journalism Cinema journalism Journalism innovation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
Este relatório surge no seguimento de um estágio de três meses realizado na secção do Online do jornal PÚBLICO. O presente trabalho tem como objetivo analisar a forma como a secção de Cultura do PÚBLICO tem utilizado as ferramentas digitais disponíveis, em particular na cobertura de grandes eventos culturais. Para isso, analisouse a cobertura de um evento mediático internacional como os Óscares, entre 2014 e 2018, para caracterizar a evolução dessa cobertura e identificar formatos inovadores. Utilizouse como metodologia uma análise de conteúdo complementada com uma entrevista. Este estudo permite concluir que embora tenha havido um aumento do uso das ferramentas disponíveis no mundo digital entre 2014 e 2018, a cobertura fica ainda aquém do que a tecnologia atual permite. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-09T15:41:50Z 2018-09-05 2018-05-30 2018-09-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/51213 TID:201977451 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/51213 |
identifier_str_mv |
TID:201977451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137946402553856 |