Inteligência emocional, autoconceito e bem-estar psicológico: estudo exploratório em alunos de 9º, 10º e 11º ano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cartaxo, Ana Patrícia Nunes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14188
Resumo: Consideramos que as variáveis cognitivas e afectivas da percepção do self e as relações interpessoais se influenciam, na medida em que a forma como o indivíduo se vê, condiciona a forma como este se coloca na interacção com o outro, assim como é na interacção com o outro que este se identifica e posteriormente se distingue, construindo a sua própria identidade. Esta consciência de si e do outro tende a promover uma sensação de bemestar e sentimentos positivos relativamente a si, às circunstâncias, aos relacionamentos e ao futuro, tarefa que pode tornar-se difícil aquando de transições desenvolvimentais ou contextuais. Centramos então o nosso estudo numa amostra de alunos do 9º, 10º e 11º anos de uma escola de Évora, do qual foi confirmada a interacção entre os constructos Inteligência Emocional, Autoconceito e Bem-estar Psicológico, para além de diferenças em função dos diferentes anos lectivos e do sexo; ABSTRACT: We consider that cognitive and affective variables from self perception and the interpersonal relationships are influenced by each other in a way which the individual sees himself, affects the way he puts himself interacting with others, as well as it affects the way the individual indentifies and distinguishes himself, constructing his own identity. This awareness between one and other individual tends to promote a well-being mood and positive feelings towards himself, the circumstances, the relationships and the future, a task that might become difficult during contextual and developmental transitions. We focus our study on a sample of students from 9th, 10th and 11th grade from an Évora’s school, from which was confirmed the interaction between Emotional Intelligence, Self-concept and Psychological Well-being concepts, as well as differences in terms of different grades and sex.
id RCAP_093faa880d0763a0d74f055f8965041c
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14188
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inteligência emocional, autoconceito e bem-estar psicológico: estudo exploratório em alunos de 9º, 10º e 11º ano.Inteligência emocionalAutoconceitoBem-estar psicológicoTransições escolares e desenvolvimentaisEmocional intelligenceSelf-conceptPsychological well-beingDevelopmental transitionsContext transitionsConsideramos que as variáveis cognitivas e afectivas da percepção do self e as relações interpessoais se influenciam, na medida em que a forma como o indivíduo se vê, condiciona a forma como este se coloca na interacção com o outro, assim como é na interacção com o outro que este se identifica e posteriormente se distingue, construindo a sua própria identidade. Esta consciência de si e do outro tende a promover uma sensação de bemestar e sentimentos positivos relativamente a si, às circunstâncias, aos relacionamentos e ao futuro, tarefa que pode tornar-se difícil aquando de transições desenvolvimentais ou contextuais. Centramos então o nosso estudo numa amostra de alunos do 9º, 10º e 11º anos de uma escola de Évora, do qual foi confirmada a interacção entre os constructos Inteligência Emocional, Autoconceito e Bem-estar Psicológico, para além de diferenças em função dos diferentes anos lectivos e do sexo; ABSTRACT: We consider that cognitive and affective variables from self perception and the interpersonal relationships are influenced by each other in a way which the individual sees himself, affects the way he puts himself interacting with others, as well as it affects the way the individual indentifies and distinguishes himself, constructing his own identity. This awareness between one and other individual tends to promote a well-being mood and positive feelings towards himself, the circumstances, the relationships and the future, a task that might become difficult during contextual and developmental transitions. We focus our study on a sample of students from 9th, 10th and 11th grade from an Évora’s school, from which was confirmed the interaction between Emotional Intelligence, Self-concept and Psychological Well-being concepts, as well as differences in terms of different grades and sex.Universidade de Évora2015-04-22T16:47:22Z2015-04-222012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14188http://hdl.handle.net/10174/14188porDepartamento de Psicologiateses@bib.uevora.pt684Cartaxo, Ana Patrícia Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:58:19Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14188Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:36.981401Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inteligência emocional, autoconceito e bem-estar psicológico: estudo exploratório em alunos de 9º, 10º e 11º ano.
title Inteligência emocional, autoconceito e bem-estar psicológico: estudo exploratório em alunos de 9º, 10º e 11º ano.
spellingShingle Inteligência emocional, autoconceito e bem-estar psicológico: estudo exploratório em alunos de 9º, 10º e 11º ano.
Cartaxo, Ana Patrícia Nunes
Inteligência emocional
Autoconceito
Bem-estar psicológico
Transições escolares e desenvolvimentais
Emocional intelligence
Self-concept
Psychological well-being
Developmental transitions
Context transitions
title_short Inteligência emocional, autoconceito e bem-estar psicológico: estudo exploratório em alunos de 9º, 10º e 11º ano.
title_full Inteligência emocional, autoconceito e bem-estar psicológico: estudo exploratório em alunos de 9º, 10º e 11º ano.
title_fullStr Inteligência emocional, autoconceito e bem-estar psicológico: estudo exploratório em alunos de 9º, 10º e 11º ano.
title_full_unstemmed Inteligência emocional, autoconceito e bem-estar psicológico: estudo exploratório em alunos de 9º, 10º e 11º ano.
title_sort Inteligência emocional, autoconceito e bem-estar psicológico: estudo exploratório em alunos de 9º, 10º e 11º ano.
author Cartaxo, Ana Patrícia Nunes
author_facet Cartaxo, Ana Patrícia Nunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cartaxo, Ana Patrícia Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência emocional
Autoconceito
Bem-estar psicológico
Transições escolares e desenvolvimentais
Emocional intelligence
Self-concept
Psychological well-being
Developmental transitions
Context transitions
topic Inteligência emocional
Autoconceito
Bem-estar psicológico
Transições escolares e desenvolvimentais
Emocional intelligence
Self-concept
Psychological well-being
Developmental transitions
Context transitions
description Consideramos que as variáveis cognitivas e afectivas da percepção do self e as relações interpessoais se influenciam, na medida em que a forma como o indivíduo se vê, condiciona a forma como este se coloca na interacção com o outro, assim como é na interacção com o outro que este se identifica e posteriormente se distingue, construindo a sua própria identidade. Esta consciência de si e do outro tende a promover uma sensação de bemestar e sentimentos positivos relativamente a si, às circunstâncias, aos relacionamentos e ao futuro, tarefa que pode tornar-se difícil aquando de transições desenvolvimentais ou contextuais. Centramos então o nosso estudo numa amostra de alunos do 9º, 10º e 11º anos de uma escola de Évora, do qual foi confirmada a interacção entre os constructos Inteligência Emocional, Autoconceito e Bem-estar Psicológico, para além de diferenças em função dos diferentes anos lectivos e do sexo; ABSTRACT: We consider that cognitive and affective variables from self perception and the interpersonal relationships are influenced by each other in a way which the individual sees himself, affects the way he puts himself interacting with others, as well as it affects the way the individual indentifies and distinguishes himself, constructing his own identity. This awareness between one and other individual tends to promote a well-being mood and positive feelings towards himself, the circumstances, the relationships and the future, a task that might become difficult during contextual and developmental transitions. We focus our study on a sample of students from 9th, 10th and 11th grade from an Évora’s school, from which was confirmed the interaction between Emotional Intelligence, Self-concept and Psychological Well-being concepts, as well as differences in terms of different grades and sex.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2015-04-22T16:47:22Z
2015-04-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14188
http://hdl.handle.net/10174/14188
url http://hdl.handle.net/10174/14188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia
teses@bib.uevora.pt
684
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136551082393600