Vivências de identidade em adolescentes com trissomia 21
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/732 |
Resumo: | A presente dissertação de mestrado procura estudar a problemática geral da adolescên-cia, em jovens com Trissomia 21. A escassez de estudos realizados acerca de auto-percepções de adolescentes com T21 torna pertinente a realização desta dissertação. É nossa intenção ouvir a voz, na primeira pessoa, de um grupo de quatro adolescentes, muitas vezes estigmatizados, olhá-los de uma forma singular e tentar saber como cons-troem as representações de identidade nas vivências do quotidiano. A nossa investiga-ção tem como metodologia de base o estudo de caso, focando um grupo de quatro ado-lescentes com T21. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que foram utilizados inquéritos por entrevista tratados através da análise de conteúdo descritiva. Os resulta-dos sugerem que os adolescentes com T21 em causa têm dificuldades em encontrar e desenvolver a sua identidade. Este facto deriva das fracas experiências de vida que lhes são facultadas pelo meio familiar e escolar, obstáculos à formação de uma vontade indi-vidual consistente. |
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A presente dissertação de mestrado procura estudar a problemática geral da adolescên-cia, em jovens com Trissomia 21. A escassez de estudos realizados acerca de auto-percepções de adolescentes com T21 torna pertinente a realização desta dissertação. É nossa intenção ouvir a voz, na primeira pessoa, de um grupo de quatro adolescentes, muitas vezes estigmatizados, olhá-los de uma forma singular e tentar saber como cons-troem as representações de identidade nas vivências do quotidiano. A nossa investiga-ção tem como metodologia de base o estudo de caso, focando um grupo de quatro ado-lescentes com T21. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que foram utilizados inquéritos por entrevista tratados através da análise de conteúdo descritiva. Os resulta-dos sugerem que os adolescentes com T21 em causa têm dificuldades em encontrar e desenvolver a sua identidade. Este facto deriva das fracas experiências de vida que lhes são facultadas pelo meio familiar e escolar, obstáculos à formação de uma vontade indi-vidual consistente. |
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