O papel do telemóvel na evolução dos cupões de desconto: o caso português no consumo de mobile coupons

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amad, Mussa Rafic
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/6005
Resumo: Num contexto em que é crescente a utilização do telemóvel nas estratégias de marketing, esta dissertação procura avaliar o impacto e grau de aceitação dos mobile coupons (m-coupons) em Portugal. O trabalho incide sobre uma amostra de 506 consumidores que foram inquiridos através de um questionário próprio administrado via internet e de resposta voluntária. Com esta investigação, percebe-se que os m-coupons já fazem parte das estratégias de marketing e dos hábitos de consumo em Portugal, no entanto existe a indicação que as empresas não exploraram por completo as potencialidades deste meio. Com efeito, 77% dos inquiridos consideram este meio interessante e estão recetivos à sua utilização. Tem preferência por ofertas de “Entretenimento” (71%), “Vestuário” (69%) e “Hipermercados” (66%), recebendo um resumo semanal (53%) através de “SMS” (80%) ou “Aplicações” (42%). Observações que estão alinhadas com as tendências verificadas internacionalmente. Os resultados empíricos também apontam para uma segmentação do mercado de consumo de m-coupons, sendo que o segmento de consumidores interessados divide-se em dois perfis, que se discriminam pela forma de receção: “SMS” (54%) e “Apps”(26%). Todavia, os perfis não se diferenciam quanto à forma de subscrição, frequência de receção e categorias de interesse. Apesar dos constrangimentos de uma amostra não aleatória, em que o perfil jovem com formação superior e detentor de smartphone é dominante, este estudo oferece um espaço de reflexão para o desenho ou redefinição de estratégias de marketing.
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