Dar corpo à alma: representações na iconografia medieval

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roque, Maria Isabel
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34632/gaudiumsciendi.2014.2740
Resumo: What analogies and symbols are used to graphically represent the immaterial soul? What devices are used to make it visible? According to the Jewish and the biblical texts traditions, the soul is a breath that gives life to the body. The Greeks associated the immateriality with the image of a winged Psyche. The first images of the soul in Christian iconography are based on these concepts. Aquinas confirms the possibility of representing it this way, saying that soul and body form a unitary substance. Thus, throughout the Middle Ages, the soul in the picture of a human body appears in distinct iconographic themes: leaving the body on the Virgin or of the saints; in judgments after death, the first and special one, being of the Archangel Michael weighing souls, or in the final one, from which the scenes of Paradise and Hell are designed.
id RCAP_094e75f9b3d653e2b100eaaaddf90dc2
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/2740
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dar corpo à alma: representações na iconografia medievalWhat analogies and symbols are used to graphically represent the immaterial soul? What devices are used to make it visible? According to the Jewish and the biblical texts traditions, the soul is a breath that gives life to the body. The Greeks associated the immateriality with the image of a winged Psyche. The first images of the soul in Christian iconography are based on these concepts. Aquinas confirms the possibility of representing it this way, saying that soul and body form a unitary substance. Thus, throughout the Middle Ages, the soul in the picture of a human body appears in distinct iconographic themes: leaving the body on the Virgin or of the saints; in judgments after death, the first and special one, being of the Archangel Michael weighing souls, or in the final one, from which the scenes of Paradise and Hell are designed.Se a alma é imaterial, a que analogias e símbolos recorrem os artistas para a representar graficamente? A que artifícios recorrem para a tornar visível? Na tradição judaica e segundo o texto bíblico, a alma é descrita como o sopro que transmite a vida. Por sua vez, osGregos associam à imaterialidade a imagem da Psyche alada. É a partir destes dois conceitos que surgem as primeiras imagens da alma na iconografia cristã. Tomás de Aquino confirma a possibilidade de a representar de forma corpórea, ao afirmar que alma e corpo formam uma substância unitária. Assim, ao longo da Idade Média, a alma com figura humana surge em distintos temas iconográficos: a desprender-se do corpo da Virgem ou dos santos; nos juízos após a morte, seja o primeiro e particular, com São Miguel Arcanjo a pesar as almas, seja o final, a partir do qual se configuram as cenas do Paraíso e do Inferno.Universidade Católica Portuguesa2014-06-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/gaudiumsciendi.2014.2740oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/2740Gaudium Sciendi; No 6 (2014): O conceito de alma: do antigo Egipto ao mundo de 'Matrix'; 201-228Gaudium Sciendi; n. 6 (2014): O conceito de alma: do antigo Egipto ao mundo de 'Matrix'; 201-2282182-760510.34632/gaudiumsciendi.2014.n6reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/gaudiumsciendi/article/view/2740https://doi.org/10.34632/gaudiumsciendi.2014.2740https://revistas.ucp.pt/index.php/gaudiumsciendi/article/view/2740/2646Direitos de Autor (c) 2014 Maria Isabel Roquehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRoque, Maria Isabel2022-09-20T11:32:30Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/2740Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:49:29.182669Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dar corpo à alma: representações na iconografia medieval
title Dar corpo à alma: representações na iconografia medieval
spellingShingle Dar corpo à alma: representações na iconografia medieval
Roque, Maria Isabel
title_short Dar corpo à alma: representações na iconografia medieval
title_full Dar corpo à alma: representações na iconografia medieval
title_fullStr Dar corpo à alma: representações na iconografia medieval
title_full_unstemmed Dar corpo à alma: representações na iconografia medieval
title_sort Dar corpo à alma: representações na iconografia medieval
author Roque, Maria Isabel
author_facet Roque, Maria Isabel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roque, Maria Isabel
description What analogies and symbols are used to graphically represent the immaterial soul? What devices are used to make it visible? According to the Jewish and the biblical texts traditions, the soul is a breath that gives life to the body. The Greeks associated the immateriality with the image of a winged Psyche. The first images of the soul in Christian iconography are based on these concepts. Aquinas confirms the possibility of representing it this way, saying that soul and body form a unitary substance. Thus, throughout the Middle Ages, the soul in the picture of a human body appears in distinct iconographic themes: leaving the body on the Virgin or of the saints; in judgments after death, the first and special one, being of the Archangel Michael weighing souls, or in the final one, from which the scenes of Paradise and Hell are designed.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34632/gaudiumsciendi.2014.2740
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/2740
url https://doi.org/10.34632/gaudiumsciendi.2014.2740
identifier_str_mv oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/2740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ucp.pt/index.php/gaudiumsciendi/article/view/2740
https://doi.org/10.34632/gaudiumsciendi.2014.2740
https://revistas.ucp.pt/index.php/gaudiumsciendi/article/view/2740/2646
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2014 Maria Isabel Roque
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2014 Maria Isabel Roque
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv Gaudium Sciendi; No 6 (2014): O conceito de alma: do antigo Egipto ao mundo de 'Matrix'; 201-228
Gaudium Sciendi; n. 6 (2014): O conceito de alma: do antigo Egipto ao mundo de 'Matrix'; 201-228
2182-7605
10.34632/gaudiumsciendi.2014.n6
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130359445585920