O suporte social na transição e inclusão dos estudantes em Erasmus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/14235 |
Resumo: | A literatura é escassa no que concerne ao Suporte Social na vida académica e em particular nos alunos que convivem com o programa de mobilidade ERASMUS. Colocámos como questões de investigação: (i) As dificuldades associadas aos estudantes face ao ERASMUS estão relacionadas com o Suporte Social? (ii) Quais as dimensões do Suporte Social que interferem na adaptação e inclusão do aluno em ERASMUS? Procurámos respostas numa investigação empírica quantitativa de caráter exploratório. A amostra foi constituída por 413 alunos do Ensino Superior em Portugal que responderam ao questionário socioacadémico e à Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS). Os resultados obtidos permitem-nos evidenciar que o Suporte Social demonstrou ser eficaz no processo de adaptação e inclusão em ERASMUS. A comunicação verbal entre os alunos revestiu-se de particular importância, facilitando as dimensões do Suporte Social. São referidas implicações no sentido de promover o desenvolvimento da autonomia e bem-estar dos alunos em ERASMUS, através de mecanismos potenciadores do Suporte Social. |
id |
RCAP_0956f92fd5d9bbb360d8bae2d7dcb47c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/14235 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O suporte social na transição e inclusão dos estudantes em ErasmusErasmusSuporte socialInclusãoEnsino superiorSocial supportInclusionHigher educationODS::04:Educação de QualidadeODS::05:Igualdade de GéneroODS::10:Reduzir as DesigualdadesA literatura é escassa no que concerne ao Suporte Social na vida académica e em particular nos alunos que convivem com o programa de mobilidade ERASMUS. Colocámos como questões de investigação: (i) As dificuldades associadas aos estudantes face ao ERASMUS estão relacionadas com o Suporte Social? (ii) Quais as dimensões do Suporte Social que interferem na adaptação e inclusão do aluno em ERASMUS? Procurámos respostas numa investigação empírica quantitativa de caráter exploratório. A amostra foi constituída por 413 alunos do Ensino Superior em Portugal que responderam ao questionário socioacadémico e à Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS). Os resultados obtidos permitem-nos evidenciar que o Suporte Social demonstrou ser eficaz no processo de adaptação e inclusão em ERASMUS. A comunicação verbal entre os alunos revestiu-se de particular importância, facilitando as dimensões do Suporte Social. São referidas implicações no sentido de promover o desenvolvimento da autonomia e bem-estar dos alunos em ERASMUS, através de mecanismos potenciadores do Suporte Social.The literature is poor regarding Social Support in academic life and forstudents who are involved in the ERASMUS mobility programme. We formulated the following research questions: (i) Are the students' difficulties with ERASMUS related to Social Support? (ii) Which dimensions of Social Support interfere in the students' adaptation and inclusion in ERASMUS? We aimed to find answers in quantitative empirical research of exploratory nature. The sample was composed of 413 Higher Education students in Portugal who answered the socio-academic questionnaire and the Social Support Satisfaction Scale (ESSS). The results obtained have shown that Social Support proved to be effective in the process of adaptation and inclusion in ERASMUS. Verbal communication between students was particularly important, facilitating the dimensions of Social Support. Furthermore, implications are mentioned in terms of promoting the development of the autonomy and well-being of the students in ERASMUS, through mechanisms that enhance Social Support.Repositório AbertoCastanheira, Carlos AugustoJardim, JacintoOliveira, Carlos Miguel2023-07-05T10:55:00Z2023-06-302023-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/14235porCastanheira, C.A., Jardim, J. & Oliveira, C.M. (2023). O suporte social na transição e inclusão dos estudantes em Erasmus. Sisyphus — Journal of Education. 11(2), 60-79. https://doi.org/10.25749/sis.28373.https://doi.org/10.25749/sis.28373info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:47:04Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/14235Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:53:11.035112Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O suporte social na transição e inclusão dos estudantes em Erasmus |
title |
O suporte social na transição e inclusão dos estudantes em Erasmus |
spellingShingle |
O suporte social na transição e inclusão dos estudantes em Erasmus Castanheira, Carlos Augusto Erasmus Suporte social Inclusão Ensino superior Social support Inclusion Higher education ODS::04:Educação de Qualidade ODS::05:Igualdade de Género ODS::10:Reduzir as Desigualdades |
title_short |
O suporte social na transição e inclusão dos estudantes em Erasmus |
title_full |
O suporte social na transição e inclusão dos estudantes em Erasmus |
title_fullStr |
O suporte social na transição e inclusão dos estudantes em Erasmus |
title_full_unstemmed |
O suporte social na transição e inclusão dos estudantes em Erasmus |
title_sort |
O suporte social na transição e inclusão dos estudantes em Erasmus |
author |
Castanheira, Carlos Augusto |
author_facet |
Castanheira, Carlos Augusto Jardim, Jacinto Oliveira, Carlos Miguel |
author_role |
author |
author2 |
Jardim, Jacinto Oliveira, Carlos Miguel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castanheira, Carlos Augusto Jardim, Jacinto Oliveira, Carlos Miguel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Erasmus Suporte social Inclusão Ensino superior Social support Inclusion Higher education ODS::04:Educação de Qualidade ODS::05:Igualdade de Género ODS::10:Reduzir as Desigualdades |
topic |
Erasmus Suporte social Inclusão Ensino superior Social support Inclusion Higher education ODS::04:Educação de Qualidade ODS::05:Igualdade de Género ODS::10:Reduzir as Desigualdades |
description |
A literatura é escassa no que concerne ao Suporte Social na vida académica e em particular nos alunos que convivem com o programa de mobilidade ERASMUS. Colocámos como questões de investigação: (i) As dificuldades associadas aos estudantes face ao ERASMUS estão relacionadas com o Suporte Social? (ii) Quais as dimensões do Suporte Social que interferem na adaptação e inclusão do aluno em ERASMUS? Procurámos respostas numa investigação empírica quantitativa de caráter exploratório. A amostra foi constituída por 413 alunos do Ensino Superior em Portugal que responderam ao questionário socioacadémico e à Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS). Os resultados obtidos permitem-nos evidenciar que o Suporte Social demonstrou ser eficaz no processo de adaptação e inclusão em ERASMUS. A comunicação verbal entre os alunos revestiu-se de particular importância, facilitando as dimensões do Suporte Social. São referidas implicações no sentido de promover o desenvolvimento da autonomia e bem-estar dos alunos em ERASMUS, através de mecanismos potenciadores do Suporte Social. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-05T10:55:00Z 2023-06-30 2023-06-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/14235 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/14235 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Castanheira, C.A., Jardim, J. & Oliveira, C.M. (2023). O suporte social na transição e inclusão dos estudantes em Erasmus. Sisyphus — Journal of Education. 11(2), 60-79. https://doi.org/10.25749/sis.28373. https://doi.org/10.25749/sis.28373 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135127322755072 |