O suporte social na transição e inclusão dos estudantes em Erasmus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castanheira, Carlos Augusto
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Jardim, Jacinto, Oliveira, Carlos Miguel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/14235
Resumo: A literatura é escassa no que concerne ao Suporte Social na vida académica e em particular nos alunos que convivem com o programa de mobilidade ERASMUS. Colocámos como questões de investigação: (i) As dificuldades associadas aos estudantes face ao ERASMUS estão relacionadas com o Suporte Social? (ii) Quais as dimensões do Suporte Social que interferem na adaptação e inclusão do aluno em ERASMUS? Procurámos respostas numa investigação empírica quantitativa de caráter exploratório. A amostra foi constituída por 413 alunos do Ensino Superior em Portugal que responderam ao questionário socioacadémico e à Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS). Os resultados obtidos permitem-nos evidenciar que o Suporte Social demonstrou ser eficaz no processo de adaptação e inclusão em ERASMUS. A comunicação verbal entre os alunos revestiu-se de particular importância, facilitando as dimensões do Suporte Social. São referidas implicações no sentido de promover o desenvolvimento da autonomia e bem-estar dos alunos em ERASMUS, através de mecanismos potenciadores do Suporte Social.
id RCAP_0956f92fd5d9bbb360d8bae2d7dcb47c
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/14235
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O suporte social na transição e inclusão dos estudantes em ErasmusErasmusSuporte socialInclusãoEnsino superiorSocial supportInclusionHigher educationODS::04:Educação de QualidadeODS::05:Igualdade de GéneroODS::10:Reduzir as DesigualdadesA literatura é escassa no que concerne ao Suporte Social na vida académica e em particular nos alunos que convivem com o programa de mobilidade ERASMUS. Colocámos como questões de investigação: (i) As dificuldades associadas aos estudantes face ao ERASMUS estão relacionadas com o Suporte Social? (ii) Quais as dimensões do Suporte Social que interferem na adaptação e inclusão do aluno em ERASMUS? Procurámos respostas numa investigação empírica quantitativa de caráter exploratório. A amostra foi constituída por 413 alunos do Ensino Superior em Portugal que responderam ao questionário socioacadémico e à Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS). Os resultados obtidos permitem-nos evidenciar que o Suporte Social demonstrou ser eficaz no processo de adaptação e inclusão em ERASMUS. A comunicação verbal entre os alunos revestiu-se de particular importância, facilitando as dimensões do Suporte Social. São referidas implicações no sentido de promover o desenvolvimento da autonomia e bem-estar dos alunos em ERASMUS, através de mecanismos potenciadores do Suporte Social.The literature is poor regarding Social Support in academic life and forstudents who are involved in the ERASMUS mobility programme. We formulated the following research questions: (i) Are the students' difficulties with ERASMUS related to Social Support? (ii) Which dimensions of Social Support interfere in the students' adaptation and inclusion in ERASMUS? We aimed to find answers in quantitative empirical research of exploratory nature. The sample was composed of 413 Higher Education students in Portugal who answered the socio-academic questionnaire and the Social Support Satisfaction Scale (ESSS). The results obtained have shown that Social Support proved to be effective in the process of adaptation and inclusion in ERASMUS. Verbal communication between students was particularly important, facilitating the dimensions of Social Support. Furthermore, implications are mentioned in terms of promoting the development of the autonomy and well-being of the students in ERASMUS, through mechanisms that enhance Social Support.Repositório AbertoCastanheira, Carlos AugustoJardim, JacintoOliveira, Carlos Miguel2023-07-05T10:55:00Z2023-06-302023-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/14235porCastanheira, C.A., Jardim, J. & Oliveira, C.M. (2023). O suporte social na transição e inclusão dos estudantes em Erasmus. Sisyphus — Journal of Education. 11(2), 60-79. https://doi.org/10.25749/sis.28373.https://doi.org/10.25749/sis.28373info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:47:04Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/14235Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:53:11.035112Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O suporte social na transição e inclusão dos estudantes em Erasmus
title O suporte social na transição e inclusão dos estudantes em Erasmus
spellingShingle O suporte social na transição e inclusão dos estudantes em Erasmus
Castanheira, Carlos Augusto
Erasmus
Suporte social
Inclusão
Ensino superior
Social support
Inclusion
Higher education
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::05:Igualdade de Género
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
title_short O suporte social na transição e inclusão dos estudantes em Erasmus
title_full O suporte social na transição e inclusão dos estudantes em Erasmus
title_fullStr O suporte social na transição e inclusão dos estudantes em Erasmus
title_full_unstemmed O suporte social na transição e inclusão dos estudantes em Erasmus
title_sort O suporte social na transição e inclusão dos estudantes em Erasmus
author Castanheira, Carlos Augusto
author_facet Castanheira, Carlos Augusto
Jardim, Jacinto
Oliveira, Carlos Miguel
author_role author
author2 Jardim, Jacinto
Oliveira, Carlos Miguel
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Castanheira, Carlos Augusto
Jardim, Jacinto
Oliveira, Carlos Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv Erasmus
Suporte social
Inclusão
Ensino superior
Social support
Inclusion
Higher education
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::05:Igualdade de Género
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
topic Erasmus
Suporte social
Inclusão
Ensino superior
Social support
Inclusion
Higher education
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::05:Igualdade de Género
ODS::10:Reduzir as Desigualdades
description A literatura é escassa no que concerne ao Suporte Social na vida académica e em particular nos alunos que convivem com o programa de mobilidade ERASMUS. Colocámos como questões de investigação: (i) As dificuldades associadas aos estudantes face ao ERASMUS estão relacionadas com o Suporte Social? (ii) Quais as dimensões do Suporte Social que interferem na adaptação e inclusão do aluno em ERASMUS? Procurámos respostas numa investigação empírica quantitativa de caráter exploratório. A amostra foi constituída por 413 alunos do Ensino Superior em Portugal que responderam ao questionário socioacadémico e à Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS). Os resultados obtidos permitem-nos evidenciar que o Suporte Social demonstrou ser eficaz no processo de adaptação e inclusão em ERASMUS. A comunicação verbal entre os alunos revestiu-se de particular importância, facilitando as dimensões do Suporte Social. São referidas implicações no sentido de promover o desenvolvimento da autonomia e bem-estar dos alunos em ERASMUS, através de mecanismos potenciadores do Suporte Social.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-05T10:55:00Z
2023-06-30
2023-06-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/14235
url http://hdl.handle.net/10400.2/14235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Castanheira, C.A., Jardim, J. & Oliveira, C.M. (2023). O suporte social na transição e inclusão dos estudantes em Erasmus. Sisyphus — Journal of Education. 11(2), 60-79. https://doi.org/10.25749/sis.28373.
https://doi.org/10.25749/sis.28373
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135127322755072