O cérebro analfabeto : A questão da demência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerreiro, Manuela
Data de Publicação: 1996
Outros Autores: Castro-Caldas, Alexandre, Reis, Alexandra Isabel Dias, Garcia, Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/3856
Resumo: O baixo nível cultural e educacional tem sido refe - rido na literatura, como um factor de risco para a doença de Alzheimer. Em Portugal, a prevalência de analfabetismo é muito alta, especialmente na faixa etária em que esta demência surge. O nosso estudo tem como objectivo estabelecer a relação entre estes dois factores, segundo a hipótese de que, se a cognição nos sujeitos de escolaridade baixa dificulta, associações semânticas (quando comparadas com as simbólicas, de nível superior) e se a doença de Alzheimer afecta, principalmente, os mecanismos semânticos e da memória, o padrão da alteração cognitiva deverá ser diferente, se compararmos duas populações de diferentes níveis educacionais. Os resultados obtidos por 64 sujeitos (46 com doença de Alzheimer e 18 controlos) e por 59 analfabetos (26 com doença de Alzheimer e 33 controlos), numa bateria de testes para demência confirma esta hipótese. Pode ser concluído que a cultura contribui para o desenvolvimento de mecanismos de associação, que estão baseados em diferentes estruturas e que podem ser considerados mais «primitivos». A doença produz efeitos, principalmente, em áreas responsáveis pelos mecanismos «primitivos» e poupa os mais sofisticados, pelo menos no inicio da evolução da doença. Palavras
id RCAP_095e11d1ee5503f919c28d11024b4a1b
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3856
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O cérebro analfabeto : A questão da demênciaEscolaridadeanalfabetismoDoença de AlzheimerScholar levelIlliteracyAlzheimer’s diseaseO baixo nível cultural e educacional tem sido refe - rido na literatura, como um factor de risco para a doença de Alzheimer. Em Portugal, a prevalência de analfabetismo é muito alta, especialmente na faixa etária em que esta demência surge. O nosso estudo tem como objectivo estabelecer a relação entre estes dois factores, segundo a hipótese de que, se a cognição nos sujeitos de escolaridade baixa dificulta, associações semânticas (quando comparadas com as simbólicas, de nível superior) e se a doença de Alzheimer afecta, principalmente, os mecanismos semânticos e da memória, o padrão da alteração cognitiva deverá ser diferente, se compararmos duas populações de diferentes níveis educacionais. Os resultados obtidos por 64 sujeitos (46 com doença de Alzheimer e 18 controlos) e por 59 analfabetos (26 com doença de Alzheimer e 33 controlos), numa bateria de testes para demência confirma esta hipótese. Pode ser concluído que a cultura contribui para o desenvolvimento de mecanismos de associação, que estão baseados em diferentes estruturas e que podem ser considerados mais «primitivos». A doença produz efeitos, principalmente, em áreas responsáveis pelos mecanismos «primitivos» e poupa os mais sofisticados, pelo menos no inicio da evolução da doença. PalavrasABSTRACT: Illiteracy and low cultural level have been considered in the litterature as risk factor for Alzheimer’s disease. In Portugal the prevalence of illiteracy is very high in particular in the age brackets proper for deve - loping dementia. This study adresses the question of the relationship between the two facts, based on the following hypothesis: if cognition in low education subjects stems mainiy on semantic association (as compared to high level symbolic ones) and if Alzheimer’s disease disturbs mainly memory and semantic mechanisms, the pattern of cognitive dysfunction would be different if we compare populations of different educational levels. Results obtained by 64 literate (46 demented and 18 non-demented) and 59 illiterate (26 demented and 33 non-demented) subjects in a test battery for dementia confm the hypothesis. It can be conclude that cuiture contributes for the generation of mechanisms of association that are based on different structures that can be considered more ((primitive)). The disease process affects mainly the areas responsable for the «primitive» mechanisms and spares the more sophisticate one, at least at the begining of the evolution of the disease.ISPA - Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAGuerreiro, ManuelaCastro-Caldas, AlexandreReis, Alexandra Isabel DiasGarcia, Carlos2015-07-22T13:08:44Z1996-01-01T00:00:00Z1996-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3856porAnálise Psicológica, 14(2-3), 341-351info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:39Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3856Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:42.883794Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O cérebro analfabeto : A questão da demência
title O cérebro analfabeto : A questão da demência
spellingShingle O cérebro analfabeto : A questão da demência
Guerreiro, Manuela
Escolaridade
analfabetismo
Doença de Alzheimer
Scholar level
Illiteracy
Alzheimer’s disease
title_short O cérebro analfabeto : A questão da demência
title_full O cérebro analfabeto : A questão da demência
title_fullStr O cérebro analfabeto : A questão da demência
title_full_unstemmed O cérebro analfabeto : A questão da demência
title_sort O cérebro analfabeto : A questão da demência
author Guerreiro, Manuela
author_facet Guerreiro, Manuela
Castro-Caldas, Alexandre
Reis, Alexandra Isabel Dias
Garcia, Carlos
author_role author
author2 Castro-Caldas, Alexandre
Reis, Alexandra Isabel Dias
Garcia, Carlos
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerreiro, Manuela
Castro-Caldas, Alexandre
Reis, Alexandra Isabel Dias
Garcia, Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Escolaridade
analfabetismo
Doença de Alzheimer
Scholar level
Illiteracy
Alzheimer’s disease
topic Escolaridade
analfabetismo
Doença de Alzheimer
Scholar level
Illiteracy
Alzheimer’s disease
description O baixo nível cultural e educacional tem sido refe - rido na literatura, como um factor de risco para a doença de Alzheimer. Em Portugal, a prevalência de analfabetismo é muito alta, especialmente na faixa etária em que esta demência surge. O nosso estudo tem como objectivo estabelecer a relação entre estes dois factores, segundo a hipótese de que, se a cognição nos sujeitos de escolaridade baixa dificulta, associações semânticas (quando comparadas com as simbólicas, de nível superior) e se a doença de Alzheimer afecta, principalmente, os mecanismos semânticos e da memória, o padrão da alteração cognitiva deverá ser diferente, se compararmos duas populações de diferentes níveis educacionais. Os resultados obtidos por 64 sujeitos (46 com doença de Alzheimer e 18 controlos) e por 59 analfabetos (26 com doença de Alzheimer e 33 controlos), numa bateria de testes para demência confirma esta hipótese. Pode ser concluído que a cultura contribui para o desenvolvimento de mecanismos de associação, que estão baseados em diferentes estruturas e que podem ser considerados mais «primitivos». A doença produz efeitos, principalmente, em áreas responsáveis pelos mecanismos «primitivos» e poupa os mais sofisticados, pelo menos no inicio da evolução da doença. Palavras
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-01-01T00:00:00Z
1996-01-01T00:00:00Z
2015-07-22T13:08:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/3856
url http://hdl.handle.net/10400.12/3856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Análise Psicológica, 14(2-3), 341-351
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130078306631680