O conhecimento profissional do professor de informática em formação inicial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/8029 |
Resumo: | Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 |
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O conhecimento profissional do professor de informática em formação inicialEnsino da informáticaConhecimento profissionalFormação inicial de professoresTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012A investigação sobre o conhecimento dos professores de Informática pode contribuir para a qualidade da sua formação e para a construção do seu conhecimento profissional (Hazzan, Lapidot, & Ragonis, 2011). Este trabalho pretende caracterizar o conhecimento profissional do professor de Informática em formação inicial. Procura-se conhecer a especificidade do conhecimento profissional destes docentes caracterizando a sua natureza, fontes e dimensões, com destaque para o conhecimento didático do conteúdo. O enquadramento teórico centra-se em duas problemáticas: por um lado, a Informática enquanto área de conhecimento, de docência e disciplinar; por outro, o conhecimento profissional dos professores de Informática em formação inicial e no início de carreira. Realiza-se um estudo interpretativo seguindo a metodologia de estudo de caso. A recolha de dados foi feita com um questionário de caracterização dos participantes, seguido de uma entrevista em grupo focado, com um grupo de cinco professores de Informática com experiência de ensino e que frequentam formação inicial. O guião da entrevista e as categorias de análise são elaborados, na sua maior parte, a partir dos referenciais propostos por Grossman (1989; 1990) e Shulman (1986; 1987). Os resultados obtidos a partir da análise de conteúdo da entrevista indicam as principais características do seu conhecimento: a natureza prática; a elevada complexidade; a permanente mudança; a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade; o enfoque em aprendizagens úteis para os alunos e afetada pela sobrecarga de trabalho. As principais fontes de conhecimento a que os professores recorrem são o conhecimento do conteúdo disciplinar e a experiência profissional prévia em funções não docentes. Os resultados sugerem que as características epistemológicas e históricas da sua área de conhecimento condicionam a construção do conhecimento profissional destes professores. Estas características dificultam ainda o reconhecimento da importância da Informática enquanto disciplina e área de docência.Research on Computing teachers’ knowledge may improve the quality of their training and help construct their knowledge. (Hazzan, Lapidot, & Ragonis, 2011). This purpose of this study is to characterize the Computing teachers’ professional knowledge who attend Initial Teacher Training (ITT). It seeks to describe specific features of their knowledge by characterizing its nature, sources and extent, with an emphasis on pedagogic content knowledge. The theoretical framework focuses on two issues: Computing as a knowledge domain, school subject and a teaching field; and on the other hand the Computing teachers' professional knowledge attending ITT and in an early career phase. A case study is conducted according to an interpretative methodology. Data collection was done with a participants’ characterization questionnaire, followed by a focus group interview to five Computing teachers, experienced and attending ITT. The questioning route and the analysis categories were mostly drawn from the frameworks proposed by Grossman (1989, 1990) and Shulman (1986, 1987). Content analysis of the interviews transcript points the following main features of their knowledge: of a practical nature; highly complex; in constant change, interdisciplinary and transdisciplinary; focused on useful learning experiences for the students; and affected by heavy workload. The main sources of knowledge, these teachers draw from, are subject knowledge and previous work experience in non-teaching roles. The results suggest that the distinctive reflexive and historical characteristics of their Computing knowledge field precondition the construction of these teachers' professional knowledge. Those characteristics also hinder the acknowledgment of Computing as a school subject and teaching field.Salema, Maria Helena, 1943-Repositório da Universidade de LisboaProença, Nuno Manuel Garcia Tavares, 1974-2013-03-22T10:11:36Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8029TID:201248239porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:39Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8029Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:40.758815Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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