Sistemas de produção de bovinos de carne

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, A.M.
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/1310
Resumo: Com este trabalho de revisão, pretendeu-se desenvolver a temática dos sistemas de produção de bovinos de carne em Portugal, referindo aspectos com eles intimamente relacionados como sejam a curva de crescimento, a curva do ganho de peso diário e o crescimento compensatório. Destacámos a fase mãe e a fase filho na produção de carne, a manutenção dos efectivos adultos e a produção de fêmeas e machos para o abate. Em termos gerais, concluímos que são de fomentar os sistemas de produção extensivos privilegiando baixos custos de produção para manutenção da linha mãe que deve ser mantida à custa de fêmeas de raças autóctones e de alimentos forrageiros obtidos no próprio local. Estas vacas, rústicas e bem adaptadas às condições agro-climáticas do seu solar, produzirão filhos, puros ou cruzados, que darão carne de qualidade obtida em sistemas de produção de novilhos de 18 a 24 meses onde o crescimento compensatório será uma arma a saber utilizar. A utilização de touros de raças exóticas nos cruzamentos industriais deverá ser criteriosa, sendo necessária a existência de núcleos de selecção e de multiplicação para manter a pureza das raças Nacionais. Analisámos a curva de crescimento típica, distinguimos as fases que a compõem e relacionámos a curva de crescimento com a curva de ganho de peso diário.
id RCAP_096c9ece35f138cba74402c5c4909389
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1310
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sistemas de produção de bovinos de carneBovinos de carneAutóctoneExtensivoSistemas de produçãoCom este trabalho de revisão, pretendeu-se desenvolver a temática dos sistemas de produção de bovinos de carne em Portugal, referindo aspectos com eles intimamente relacionados como sejam a curva de crescimento, a curva do ganho de peso diário e o crescimento compensatório. Destacámos a fase mãe e a fase filho na produção de carne, a manutenção dos efectivos adultos e a produção de fêmeas e machos para o abate. Em termos gerais, concluímos que são de fomentar os sistemas de produção extensivos privilegiando baixos custos de produção para manutenção da linha mãe que deve ser mantida à custa de fêmeas de raças autóctones e de alimentos forrageiros obtidos no próprio local. Estas vacas, rústicas e bem adaptadas às condições agro-climáticas do seu solar, produzirão filhos, puros ou cruzados, que darão carne de qualidade obtida em sistemas de produção de novilhos de 18 a 24 meses onde o crescimento compensatório será uma arma a saber utilizar. A utilização de touros de raças exóticas nos cruzamentos industriais deverá ser criteriosa, sendo necessária a existência de núcleos de selecção e de multiplicação para manter a pureza das raças Nacionais. Analisámos a curva de crescimento típica, distinguimos as fases que a compõem e relacionámos a curva de crescimento com a curva de ganho de peso diário.Revista Técnica do ExtensivoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoRodrigues, A.M.2012-06-14T16:21:06Z19981998-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1310porRODRIGUES, A.M. (1998) - Sistemas de produção de bovinos de carne. Revista Técnica do Extensivo, n.º 0: 13-21.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:34Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1310Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:47.213310Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sistemas de produção de bovinos de carne
title Sistemas de produção de bovinos de carne
spellingShingle Sistemas de produção de bovinos de carne
Rodrigues, A.M.
Bovinos de carne
Autóctone
Extensivo
Sistemas de produção
title_short Sistemas de produção de bovinos de carne
title_full Sistemas de produção de bovinos de carne
title_fullStr Sistemas de produção de bovinos de carne
title_full_unstemmed Sistemas de produção de bovinos de carne
title_sort Sistemas de produção de bovinos de carne
author Rodrigues, A.M.
author_facet Rodrigues, A.M.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, A.M.
dc.subject.por.fl_str_mv Bovinos de carne
Autóctone
Extensivo
Sistemas de produção
topic Bovinos de carne
Autóctone
Extensivo
Sistemas de produção
description Com este trabalho de revisão, pretendeu-se desenvolver a temática dos sistemas de produção de bovinos de carne em Portugal, referindo aspectos com eles intimamente relacionados como sejam a curva de crescimento, a curva do ganho de peso diário e o crescimento compensatório. Destacámos a fase mãe e a fase filho na produção de carne, a manutenção dos efectivos adultos e a produção de fêmeas e machos para o abate. Em termos gerais, concluímos que são de fomentar os sistemas de produção extensivos privilegiando baixos custos de produção para manutenção da linha mãe que deve ser mantida à custa de fêmeas de raças autóctones e de alimentos forrageiros obtidos no próprio local. Estas vacas, rústicas e bem adaptadas às condições agro-climáticas do seu solar, produzirão filhos, puros ou cruzados, que darão carne de qualidade obtida em sistemas de produção de novilhos de 18 a 24 meses onde o crescimento compensatório será uma arma a saber utilizar. A utilização de touros de raças exóticas nos cruzamentos industriais deverá ser criteriosa, sendo necessária a existência de núcleos de selecção e de multiplicação para manter a pureza das raças Nacionais. Analisámos a curva de crescimento típica, distinguimos as fases que a compõem e relacionámos a curva de crescimento com a curva de ganho de peso diário.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998-01-01T00:00:00Z
2012-06-14T16:21:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/1310
url http://hdl.handle.net/10400.11/1310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv RODRIGUES, A.M. (1998) - Sistemas de produção de bovinos de carne. Revista Técnica do Extensivo, n.º 0: 13-21.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Técnica do Extensivo
publisher.none.fl_str_mv Revista Técnica do Extensivo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130785768275968