Misturas Betuminosas tipo SMA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/14360 |
Resumo: | A maioria dos pavimentos rodoviários e aeroportuários, têm como solução construtiva, pavimentos constituídos por misturas betuminosas a quente, pelo bom desempenho e pela sua elevada durabilidade, em condições normais de serviço. Dentro das misturas betuminosas pode-se encontrar uma vasta gama de soluções, sendo a mais corrente o uso de betumes tradicionais sem qualquer aditivo, com granulometria contínua, cujo comportamento é satisfatório. Verifica-se, no entanto, que com a solução tradicional, ao longo do seu tempo sua vida útil, o aparecimento de várias patologias que tornam o seu desempenho ineficiente sobretudo nas áreas onde as condições de tráfego são mais severas, logo, existe necessidade de encontrar soluções que minimizem estes problemas. Uma solução possível e atualmente usada para colmatar estes problemas é a execução de pavimentos com betumes modificados e com granulometria descontínua, designados por SMA. A presente dissertação tem como objetivo avaliar o desempenho das misturas SMA (Stone Mastic Asphalt), ensaiando em laboratório vários tipos de mistura, com diferentes betumes e estabilizadores. Pretendeu-se com este estudo, adequar os resultados com os requisitos prescritos pelo Caderno de Encargos das Infraestruturas de Portugal (CETO), respeitantes às misturas betuminosas a quente, submetendo todas as variações de composição da mistura aos ensaios constantes no documento supracitado. Neste trabalho manteve-se constante a granulometria da mistura, sendo que as temperaturas de mistura e compactação foram variadas em função do tipo de betume utilizado. O estudo dos diferentes estabilizadores apenas foi realizado numa parte dos ensaios (ensaio de escorrimento segundo a norma EN 12697-18 (1)), na elaboração das misturas e na realização de ensaios tipo Marshall, (segundo a norma EN 12697-34 (2)) e ensaio de sensibilidade à água, (segundo a norma EN 12697-12 (3)), mantevese o tipo e a percentagem em massa dos estabilizadores de drenagem. O objetivo final deste trabalho é a determinação das percentagens ótimas de diferentes betumes para uma mistura tipo SMA8. |
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Uma solução possível e atualmente usada para colmatar estes problemas é a execução de pavimentos com betumes modificados e com granulometria descontínua, designados por SMA. A presente dissertação tem como objetivo avaliar o desempenho das misturas SMA (Stone Mastic Asphalt), ensaiando em laboratório vários tipos de mistura, com diferentes betumes e estabilizadores. Pretendeu-se com este estudo, adequar os resultados com os requisitos prescritos pelo Caderno de Encargos das Infraestruturas de Portugal (CETO), respeitantes às misturas betuminosas a quente, submetendo todas as variações de composição da mistura aos ensaios constantes no documento supracitado. Neste trabalho manteve-se constante a granulometria da mistura, sendo que as temperaturas de mistura e compactação foram variadas em função do tipo de betume utilizado. O estudo dos diferentes estabilizadores apenas foi realizado numa parte dos ensaios (ensaio de escorrimento segundo a norma EN 12697-18 (1)), na elaboração das misturas e na realização de ensaios tipo Marshall, (segundo a norma EN 12697-34 (2)) e ensaio de sensibilidade à água, (segundo a norma EN 12697-12 (3)), mantevese o tipo e a percentagem em massa dos estabilizadores de drenagem. O objetivo final deste trabalho é a determinação das percentagens ótimas de diferentes betumes para uma mistura tipo SMA8.Most of the road and airport pavements have, as a constructive solution, floors composed of hot bituminous mixtures, for the good performance and for their high durability, under normal conditions of service. Within the bituminous mixtures a wide range of solutions can be found, being the most current the use of traditional bitumen without any additive, with continuous granulometry, whose behavior is satisfactory. However, with the traditional solution, over the course of its useful life, the appearance of several pathologies that render its performance inefficient, especially in areas where traffic conditions are more severe, therefore, there is a need for solutions that minimize these problems. One possible and currently used solution to overcome these problems is the execution of modified bitumen floors with discontinuous granulometry, called SMA. The aim of this dissertation is to evaluate the performance of SMA (Stone Mastic Asphalt) blends by assaying in the laboratory various types of mixtures with different bitumen and stabilizers. The purpose of this study was to adapt the results to the requirements prescribed by the specifications of the document (CETO) elaborated by “Infraestruturas de Portugal” regarding hot bituminous mixtures, subjecting all variations of the composition of the mixture to the tests described in the aforementioned document. In this work the grain size of the mixture was constant, and the mixing and compaction temperatures were varied according to the type of bitumen used. The study of the different stabilizers was only carried out in one part of the tests (drainage test according to EN 12697-18 (1), the preparation of mixtures and the conduct of Marshall type tests (according to EN 12697-34 (2), and water sensitivity test (according to EN 12697-12 (3)), the type and percentage of drainage stabilizers was maintained. The final objective of this work is the determination of the optimum percentages of different bitumen for an SMA8 type mixture.Jacob, Angelo Manuel GoncalvesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, André Alexandre Ferreira de2019-07-12T15:18:07Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14360TID:202936988porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:57:43Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14360Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:13.885937Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A maioria dos pavimentos rodoviários e aeroportuários, têm como solução construtiva, pavimentos constituídos por misturas betuminosas a quente, pelo bom desempenho e pela sua elevada durabilidade, em condições normais de serviço. Dentro das misturas betuminosas pode-se encontrar uma vasta gama de soluções, sendo a mais corrente o uso de betumes tradicionais sem qualquer aditivo, com granulometria contínua, cujo comportamento é satisfatório. Verifica-se, no entanto, que com a solução tradicional, ao longo do seu tempo sua vida útil, o aparecimento de várias patologias que tornam o seu desempenho ineficiente sobretudo nas áreas onde as condições de tráfego são mais severas, logo, existe necessidade de encontrar soluções que minimizem estes problemas. Uma solução possível e atualmente usada para colmatar estes problemas é a execução de pavimentos com betumes modificados e com granulometria descontínua, designados por SMA. A presente dissertação tem como objetivo avaliar o desempenho das misturas SMA (Stone Mastic Asphalt), ensaiando em laboratório vários tipos de mistura, com diferentes betumes e estabilizadores. Pretendeu-se com este estudo, adequar os resultados com os requisitos prescritos pelo Caderno de Encargos das Infraestruturas de Portugal (CETO), respeitantes às misturas betuminosas a quente, submetendo todas as variações de composição da mistura aos ensaios constantes no documento supracitado. Neste trabalho manteve-se constante a granulometria da mistura, sendo que as temperaturas de mistura e compactação foram variadas em função do tipo de betume utilizado. O estudo dos diferentes estabilizadores apenas foi realizado numa parte dos ensaios (ensaio de escorrimento segundo a norma EN 12697-18 (1)), na elaboração das misturas e na realização de ensaios tipo Marshall, (segundo a norma EN 12697-34 (2)) e ensaio de sensibilidade à água, (segundo a norma EN 12697-12 (3)), mantevese o tipo e a percentagem em massa dos estabilizadores de drenagem. O objetivo final deste trabalho é a determinação das percentagens ótimas de diferentes betumes para uma mistura tipo SMA8. |
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