Condição feminina, consagração e (in)visibilidade artística: mulheres de exceção na cultura visual portuguesa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/22358 |
Resumo: | A disparidade de tratamento de género tem perpassado os diversos campos sociais, o que se espelha igualmente no mundo da arte. Assim pretendemos saber, através de um enquadramento teórico, sobre a condição feminina e sua reconfiguração. Foi nosso intuito saber como a subalternização das mulheres ultrapassou barreiras que as catapultaram para uma sobre alternidade e visibilidade social e cultural operando alterações de fundo sobre a condição feminina na atualidade, combatendo o paradoxo da desigualdade de género (Roseta, 1998) na sociedade ocidental e, em particular, em Portugal. Para tal, recorremos à análise de períodos históricos marcantes e influenciadores nessa reconfiguração: décadas de 60, 70 e 80 em Portugal, Europa e Estados Unidos da América. Posteriormente analisámos o impacto que essas alterações sociais, jurídicas e políticas operaram no mundo da cultura e da arte contemporânea em Portugal, com maior especificidade, no que respeita à alteração da situação das mulheres artistas portuguesas. Refletimos sobre, como foi possível, às artistas nacionais, passar da invisibilidade à visibilidade, da repressão ao crescimento de uma reputação e uma consagração artísticas globalmente e, finalmente, uma tomada de consciência sobre quais os principais fatores, e agentes culturais (curadores e curadoria, galeristas, críticos de arte, "marchands", equipamentos e políticas culturais), que dificultam e/ou favorecem o percurso das mulheres artistas naqueles planos. Selecionámos o estudo de caso das mulheres artistas portuguesas na Bienal de Veneza - espaço cultural internacional de consagração da arte - desde a primeira presença de Portugal (1950) até à atualidade (2019). |
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Condição feminina, consagração e (in)visibilidade artística: mulheres de exceção na cultura visual portuguesaGénero e arteCondição femininaMulheres artistas portuguesas na Bienal de VenezaStatus of women(In)visibilityVisual cultureFemale Portuguese women artists in Bienalle di VeneziaA disparidade de tratamento de género tem perpassado os diversos campos sociais, o que se espelha igualmente no mundo da arte. Assim pretendemos saber, através de um enquadramento teórico, sobre a condição feminina e sua reconfiguração. Foi nosso intuito saber como a subalternização das mulheres ultrapassou barreiras que as catapultaram para uma sobre alternidade e visibilidade social e cultural operando alterações de fundo sobre a condição feminina na atualidade, combatendo o paradoxo da desigualdade de género (Roseta, 1998) na sociedade ocidental e, em particular, em Portugal. Para tal, recorremos à análise de períodos históricos marcantes e influenciadores nessa reconfiguração: décadas de 60, 70 e 80 em Portugal, Europa e Estados Unidos da América. Posteriormente analisámos o impacto que essas alterações sociais, jurídicas e políticas operaram no mundo da cultura e da arte contemporânea em Portugal, com maior especificidade, no que respeita à alteração da situação das mulheres artistas portuguesas. Refletimos sobre, como foi possível, às artistas nacionais, passar da invisibilidade à visibilidade, da repressão ao crescimento de uma reputação e uma consagração artísticas globalmente e, finalmente, uma tomada de consciência sobre quais os principais fatores, e agentes culturais (curadores e curadoria, galeristas, críticos de arte, "marchands", equipamentos e políticas culturais), que dificultam e/ou favorecem o percurso das mulheres artistas naqueles planos. Selecionámos o estudo de caso das mulheres artistas portuguesas na Bienal de Veneza - espaço cultural internacional de consagração da arte - desde a primeira presença de Portugal (1950) até à atualidade (2019).Gender inequality has been a feature of the various social fields and has been mirrored in the art world. The first aim of this study is to use a theoretical framework to examine the female condition and how it has been reconfigured. The intention is to understand how women have broken down the barriers of subjugation and been catapulted into a state of extreme alterity and social and cultural visibility that has brought about deep-seated changes in the female condition today, where gender inequality is being fought in western society and Portugal in particular. To that end, historical periods that have defined and influenced this reconfiguration are analysed: 1960s, 70s and 80s in Portugal, Europe and the United States of América. Secondly, the paper looks at the impact of these social, legal and political changes have had on the world of contemporary art and culture in Portugal, more specifically with regarding to the changing situation of Portugal’s female artists. The author will also examine how Portuguese artists were able to emerge from a state of invisibility, moving from repression to the achievement of global artistic recognition. Finally, the growing perception of the main factors and cultural agents (curators and curatorship, gallery owners, art critics, marchands, directors of cultural facilities and cultural policies) that complicate and/or favour the careers of female artists is studied. As a case study, the paper will analyse the role of Portuguese female artists at the Venice Biennale - the world’s leading international cultural and art event.2021-03-15T11:44:15Z2021-02-25T00:00:00Z2021-02-252020-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/22358TID:202671810porCosta, Maria Isabel Risques Mendes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:48:30Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/22358Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:23:41.028213Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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