Conceção e implementação de uma sequência didática no âmbito da educação para a sexualidade: partilha de um percurso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/33403 |
Resumo: | Este documento relata o trabalho realizado no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada no ano letivo 2019/2020, nomeadamente o desenvolvimento de um projeto de intervenção-investigação. O projeto implicou a conceção e implementação de uma sequência didática (quatro sessões) no âmbito da Educação para a Sexualidade. A sequência foi designada “ À descoberta do nosso Eu”. O projeto foi implementado numa turma do 6º ano do 2º ciclo do ensino básico com 23 alunos em fase de pré-adolescenência (11 a 13 anos), sendo 10 do sexo feminino e 13 do sexo masculino. No sentido de avaliar os efeitos da implementação da sequência didática, foi desenvolvido uma estratégia investigativa com características de estudo de caso cuja recolha de dados implicou a aplicação de um questionário específico (caracterização pessoal, caracterização da família e representações mentais de conceitos-chave associados à sexualidade). Os resultados indicam que na turma estão presentes três tipos de família, a família nuclear, a família extensa e a família monoparental.Verificou-se ainda que existem alunos que comunicam pouco ou com nenhum familiar e que a mãe desempenha um papel fundamental na comunicação sobre a sexualidade. Verificou-se ainda que os alunos inquiridos associam a sexualidade mais a alterações físicas, do que a emoções, e que os alunos integram nas suas representações mentais incorreções científicas. A reflexão sobre o percurso e os resultados alcançados, sustentam de forma global, a possibilidade e importância de investir na Educação para a Sexualidade ao nível do 6º ano da escolaridade do ensino básico, em particular com estratégias que potenciem o diálogo dos alunos com a família. |
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Conceção e implementação de uma sequência didática no âmbito da educação para a sexualidade: partilha de um percursoAdolescênciaFamíliaPuberdadeEducação para a sexualidadeCiências naturais2º ciclo do ensino básico (CEB).Este documento relata o trabalho realizado no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada no ano letivo 2019/2020, nomeadamente o desenvolvimento de um projeto de intervenção-investigação. O projeto implicou a conceção e implementação de uma sequência didática (quatro sessões) no âmbito da Educação para a Sexualidade. A sequência foi designada “ À descoberta do nosso Eu”. O projeto foi implementado numa turma do 6º ano do 2º ciclo do ensino básico com 23 alunos em fase de pré-adolescenência (11 a 13 anos), sendo 10 do sexo feminino e 13 do sexo masculino. No sentido de avaliar os efeitos da implementação da sequência didática, foi desenvolvido uma estratégia investigativa com características de estudo de caso cuja recolha de dados implicou a aplicação de um questionário específico (caracterização pessoal, caracterização da família e representações mentais de conceitos-chave associados à sexualidade). Os resultados indicam que na turma estão presentes três tipos de família, a família nuclear, a família extensa e a família monoparental.Verificou-se ainda que existem alunos que comunicam pouco ou com nenhum familiar e que a mãe desempenha um papel fundamental na comunicação sobre a sexualidade. Verificou-se ainda que os alunos inquiridos associam a sexualidade mais a alterações físicas, do que a emoções, e que os alunos integram nas suas representações mentais incorreções científicas. A reflexão sobre o percurso e os resultados alcançados, sustentam de forma global, a possibilidade e importância de investir na Educação para a Sexualidade ao nível do 6º ano da escolaridade do ensino básico, em particular com estratégias que potenciem o diálogo dos alunos com a família.This document reports the work carried out within the scope of Supervised Pedagogical Practice in the academic year 2019/2020, namely the development of an intervention-research. The project involved the design and implementation of a didactic sequence (four sessions) within the scope of Education for Sexuality. The sequence was called “Discovering OurSelf”. The project was implemented in a class of the 6th year of the 2nd cycle of basic education with 23 students in pre-adolescence phase (11 to 13 years old), 10 female and 13 male. In order to assess the effects of implementing the didactical sequence, a case study methodology was defined implying the application of a specific questionnaire (personal characterization, family characterization and mental representations of key concepts associated with sexuality). The results indicate that in the class under study there are three types of family, the nuclear family, the extended family and the single-parent family. It was also found that there are students who communicate little or with no family members and that the mother plays a fundamental role in communicating about sexuality. It was also concluded that the students involved in the project associate sexuality more with physical changes than with emotions, and that students integrate scientific inaccuracies in their mental representations. The reflection on the learning path and the results achieved, globally support, the possibility and importance of investing in Education for sexuality at the level of the 6th year of basic education, in particular with strategies that enhance the dialogue between students and their family.2022-03-07T11:55:49Z2020-12-15T00:00:00Z2020-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33403porFerreira, Catarina Alexandra da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:36:12Zoai:ria.ua.pt:10773/33403Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:36:12Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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