Conceção e implementação de uma sequência didática no âmbito da educação para a sexualidade: partilha de um percurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Catarina Alexandra da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/33403
Resumo: Este documento relata o trabalho realizado no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada no ano letivo 2019/2020, nomeadamente o desenvolvimento de um projeto de intervenção-investigação. O projeto implicou a conceção e implementação de uma sequência didática (quatro sessões) no âmbito da Educação para a Sexualidade. A sequência foi designada “ À descoberta do nosso Eu”. O projeto foi implementado numa turma do 6º ano do 2º ciclo do ensino básico com 23 alunos em fase de pré-adolescenência (11 a 13 anos), sendo 10 do sexo feminino e 13 do sexo masculino. No sentido de avaliar os efeitos da implementação da sequência didática, foi desenvolvido uma estratégia investigativa com características de estudo de caso cuja recolha de dados implicou a aplicação de um questionário específico (caracterização pessoal, caracterização da família e representações mentais de conceitos-chave associados à sexualidade). Os resultados indicam que na turma estão presentes três tipos de família, a família nuclear, a família extensa e a família monoparental.Verificou-se ainda que existem alunos que comunicam pouco ou com nenhum familiar e que a mãe desempenha um papel fundamental na comunicação sobre a sexualidade. Verificou-se ainda que os alunos inquiridos associam a sexualidade mais a alterações físicas, do que a emoções, e que os alunos integram nas suas representações mentais incorreções científicas. A reflexão sobre o percurso e os resultados alcançados, sustentam de forma global, a possibilidade e importância de investir na Educação para a Sexualidade ao nível do 6º ano da escolaridade do ensino básico, em particular com estratégias que potenciem o diálogo dos alunos com a família.
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