Kixikila e o desenvolvimento local em Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Paulo César Pereira da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/7879
Resumo: A kixikila é conhecida em Angola por grande parte da população. É uma associação de poupança e crédito rotativo, em inglês Rotating Saving and Credit Association, ROSCA é o acrónimo pelo qual é referida na literatura económica. É utilizada num contexto informal em diversos países e continentes. É feita pelas pessoas, através da livre associação, pela criação de grupos de auto-ajuda financeira. Contribui para processos de combate à pobreza, de entreajuda e de desenvolvimento local, numa lógica “de baixo para cima”, centrados nas pessoas, reforçando a comunidade e promovendo o empowerment das pessoas. Este trabalho, baseado num contexto angolano, tem como relação-chave a kixikila e o desenvolvimento. Iniciamos o trabalho por um enquadramento teórico, relacionando os três conceitos principais: desenvolvimento, ROSCA e empowerment, além de outros conceitos acessórios. Posteriormente realizamos um estudo de caso na cidade do Uíge, capital da província do Uíge, no norte de Angola. Metodologicamente integramos duas abordagens, uma análise quantitativa e uma mais qualitativa, procurando aprofundar e tornar visíveis especificidades dos actores sociais. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas a actores de kixikila, como informadores privilegiados, e a outros informadores especializados. O estudo realizado permitiu-nos concluir que a kixikila poderá impulsionar alterações significativas na vida das pessoas, mudanças para consumo de bens mais duradouros, aumento do rendimento, do emprego e do investimento, ou seja, o desenvolvimento. Isto, num contexto informal, com base na dimensão comunitária e associativa, reforçando formas de solidariedade, a partir de respostas criativas, aumentando a rede social e o capital social das pessoas.
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