A rotação de pessoal e a gestão de recursos humanos na hotelaria: o caso da região do Porto e norte de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Catarina Antónia
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Machado, Carolina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/2246
Resumo: A gestão das empresas do sector turístico, nomeadamente a hotelaria, enfrenta o problema de assegurar uma performance superior por parte dos seus Recursos Humanos, muitas vezes recrutados por uma época, tradicionalmente mal pagos e sujeitos a uma elevada taxa de rotação de pessoal. Face a esta problemática, o presente trabalho pretende abordar a dimensão que a rotação de pessoal tem para as organizações do sector hoteleiro da região do Porto e Norte de Portugal, e ainda, avaliar até que ponto esta se relaciona ou não com a existência de efectivas práticas de gestão de recursos humanos. São colocadas duas hipóteses que permitem concluir acerca da forma como práticas efectivas de recursos humanos estão correlacionadas com a rotatividade, bem como, de que forma a dimensão da unidade hoteleira explica a existência /inexistência de práticas de Gestão de Recursos Humanos.
id RCAP_09af09d2f0bac779d630cc130bf1e237
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/2246
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A rotação de pessoal e a gestão de recursos humanos na hotelaria: o caso da região do Porto e norte de PortugalGestão de recursos humanosRotação de pessoalSector hoteleiroPorto e Norte de PortugalA gestão das empresas do sector turístico, nomeadamente a hotelaria, enfrenta o problema de assegurar uma performance superior por parte dos seus Recursos Humanos, muitas vezes recrutados por uma época, tradicionalmente mal pagos e sujeitos a uma elevada taxa de rotação de pessoal. Face a esta problemática, o presente trabalho pretende abordar a dimensão que a rotação de pessoal tem para as organizações do sector hoteleiro da região do Porto e Norte de Portugal, e ainda, avaliar até que ponto esta se relaciona ou não com a existência de efectivas práticas de gestão de recursos humanos. São colocadas duas hipóteses que permitem concluir acerca da forma como práticas efectivas de recursos humanos estão correlacionadas com a rotatividade, bem como, de que forma a dimensão da unidade hoteleira explica a existência /inexistência de práticas de Gestão de Recursos Humanos.Universidade de AveiroBiblioteca Digital do IPBMartins, Catarina AntóniaMachado, Carolina2010-03-15T12:30:26Z20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/2246porRevista Turismo & Desenvolvimento. ISSN 1645-9261. 2:2 (2005) p. 105-1151645-9261info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:06:54Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/2246Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:55:36.845894Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A rotação de pessoal e a gestão de recursos humanos na hotelaria: o caso da região do Porto e norte de Portugal
title A rotação de pessoal e a gestão de recursos humanos na hotelaria: o caso da região do Porto e norte de Portugal
spellingShingle A rotação de pessoal e a gestão de recursos humanos na hotelaria: o caso da região do Porto e norte de Portugal
Martins, Catarina Antónia
Gestão de recursos humanos
Rotação de pessoal
Sector hoteleiro
Porto e Norte de Portugal
title_short A rotação de pessoal e a gestão de recursos humanos na hotelaria: o caso da região do Porto e norte de Portugal
title_full A rotação de pessoal e a gestão de recursos humanos na hotelaria: o caso da região do Porto e norte de Portugal
title_fullStr A rotação de pessoal e a gestão de recursos humanos na hotelaria: o caso da região do Porto e norte de Portugal
title_full_unstemmed A rotação de pessoal e a gestão de recursos humanos na hotelaria: o caso da região do Porto e norte de Portugal
title_sort A rotação de pessoal e a gestão de recursos humanos na hotelaria: o caso da região do Porto e norte de Portugal
author Martins, Catarina Antónia
author_facet Martins, Catarina Antónia
Machado, Carolina
author_role author
author2 Machado, Carolina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Catarina Antónia
Machado, Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de recursos humanos
Rotação de pessoal
Sector hoteleiro
Porto e Norte de Portugal
topic Gestão de recursos humanos
Rotação de pessoal
Sector hoteleiro
Porto e Norte de Portugal
description A gestão das empresas do sector turístico, nomeadamente a hotelaria, enfrenta o problema de assegurar uma performance superior por parte dos seus Recursos Humanos, muitas vezes recrutados por uma época, tradicionalmente mal pagos e sujeitos a uma elevada taxa de rotação de pessoal. Face a esta problemática, o presente trabalho pretende abordar a dimensão que a rotação de pessoal tem para as organizações do sector hoteleiro da região do Porto e Norte de Portugal, e ainda, avaliar até que ponto esta se relaciona ou não com a existência de efectivas práticas de gestão de recursos humanos. São colocadas duas hipóteses que permitem concluir acerca da forma como práticas efectivas de recursos humanos estão correlacionadas com a rotatividade, bem como, de que forma a dimensão da unidade hoteleira explica a existência /inexistência de práticas de Gestão de Recursos Humanos.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-01-01T00:00:00Z
2010-03-15T12:30:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/2246
url http://hdl.handle.net/10198/2246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Turismo & Desenvolvimento. ISSN 1645-9261. 2:2 (2005) p. 105-115
1645-9261
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135160525914112